PLANEJAMENTO ESCOLAR: COMO TER SUCESSO NESSA MISSÃO?

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

30

JUL

Todo projeto escolar precisa partir de um planejamento. Afinal, é por meio dele que os responsáveis pelas atividades se organizam em função daquilo que deve ser feito, ainda que seja possível rever ações eventualmente.

Em resumo, o planejamento escolar é o primeiro passo que uma instituição de qualidade deve dar para atingir seus objetivos. Portanto, é importante saber como estruturar esse processo de maneira qualificada, considerando as demandas da escola e, evidentemente, do aluno. 

Confira algumas informações e dicas neste artigo!

O que é o planejamento escolar?

De maneira geral, o planejamento escolar pode ser entendido como a forma como atividades, tarefas e procedimentos referentes a um ciclo começam a ser estruturados em uma escola. A ideia é criar uma base para aquilo que será o processo educativo a ser conduzido na sequência. 

Quando cria o seu planejamento, a escola estabelece a formação a ser oferecida e organiza o trabalho em etapas, para que os participantes tenham um norte a seguir. É assim que os professores sabem qual é a estratégia pretendida e podem alinhar suas propostas de ensino.

Quais são os tipos de planejamento escolar?

Existem tipos de planejamento que são úteis para diferentes necessidades. O profissional de educação que pretende sofisticar sua abordagem no dia a dia deve conhecê-los e aplicá-los, pois assim é possível ter maior controle sobre as ações de todos os envolvidos com o processo educacional. 

O planejamento pedagógico, por exemplo, serve para colocar tudo aquilo que diz respeito ao ambiente escolar em consonância com as determinações do MEC, considerando a infraestrutura da escola, a ação de cada professor e o relacionamento com a comunidade.

Nessa abordagem, é preciso avaliar questões como:  

  • a infraestrutura que a escola disponibiliza para as ações pedagógicas; 
  • sua adaptação às demandas tecnológicas; 
  • como os projetos podem ser desenvolvidos de maneira qualificada. 

Existe também o planejamento curricular, um processo que começa com a proposta dos conteúdos que os alunos devem aprender durante o ano letivo. Ele considera aquilo que deve ser assimilado e os métodos que garantirão o alcance desse objetivo, sempre de acordo com os parâmetros do MEC e as características da escola, do professor e da turma. 

Esse plano precisa ser mais objetivo em relação às ações concretas, como os conteúdos que serão abordados em sala de aula e as experiências que precisarão ser proporcionadas para que os estudantes sejam impactados segundo as exigências. 

O que um planejamento escolar adequado deve apresentar?

É importante que o planejamento escolar esteja de acordo com a missão e os valores da escola. Assim, há uma garantia maior de que se as metas estabelecidas forem alcançadas, o sucesso do projeto atenderá às necessidades da instituição. 

Além disso, é preciso ter cuidado para criar um planejamento atualizado, em função das novas demandas tecnológicas e metodológicas

Isso sem falar na necessidade de inserir a comunidade escolar no projeto. Para que exista um alinhamento com o plano, o espaço de fala deve ir além de diretores e professores e se estender para todos os envolvidos no universo. 

Em resumo, essas são as principais características de um planejamento adequado. 

Como fazer um planejamento escolar eficiente?

Comece confrontando as ações escolares do período anterior com a proposta da instituição. Elas são compatíveis? 

Faça essa reflexão e, então, crie um documento para propor novas ações, indo sempre de cima para baixo, envolvendo desde aquilo que compreende a gestão até as ações de cada professor dentro de disciplinas e turmas.

É importante pensar nas questões burocráticas, como o calendário geral e as regras de uso dos espaços, além dos projetos interdisciplinares. Isso tem tanto valor quanto as determinações a respeito das práticas em sala de aula. 

Na sequência, faça a divisão de alunos por turmas, defina o calendário de avaliações para o ano e monte a grade de horários

Por fim, reúna os professores para discutir o cumprimento do currículo criado e defina formas de avaliação e demais diretrizes em conjunto. É importante ouvir esses profissionais antes de fechar o planejamento escolar para ter como adaptá-lo de acordo com eventualidades. 

Agora que você sabe como fazer o seu planejamento escolar, não deixe de conferir também como trabalhar competências socioemocionais com os alunos!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning