PAIS NA ESCOLA: COMO GARANTIR UMA PARTICIPAÇÃO SAUDÁVEL?

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

14

MAI

Nos últimos tempos, a participação dos pais na escola se tornou uma faca de dois gumes. Enquanto é importante que eles acompanhem a vida escolar dos filhos, muitos passam dos limites.

Alguns pais não se importam de comparecer em reuniões. Outros exigem respostas dos professores nas redes sociais às dez da noite. Nenhum dos dois extremos é positivo ou incentiva um bom desempenho acadêmico.

A presença dos pais na escola pode ser real e ativa. Isso acontece quando eles participam de reuniões e eventos com frequência.

Ela também pode ter mais a ver com o envolvimento acadêmico, quando os pais ajudam os filhos a aprender. Mas não pode ser intrusiva. Afinal, a escola e a casa do aluno são espaços distintos.

Então, como estimular essa participação sem que os pais passem dos limites? Com algumas dicas, a sua escola pode fazer isso. Continue a leitura e saiba mais!

Conheça os pais

Saber apenas que o pai de um aluno vem buscá-lo, e não a mãe, não é o suficiente. Lembrar os nomes de ambos também não.

Com o que eles trabalham? A que horas estão disponíveis? Qual é a melhor maneira de entrar em contato?

O primeiro passo para aproximar os pais da escola de maneira saudável é garantir que eles não sejam estranhos. O que nos leva à segunda etapa.

Apresente a escola aos pais

Muitos pais estão acostumados a entrar na escola apenas para deixar ou buscar os filhos. Eles não conhecem as salas de aula, nunca conversaram com os professores e nem sabem qual é o método utilizado. Por isso, garantir a presença deles deve começar por uma apresentação.

Marque um horário para apresentar a estrutura física e explicar a metodologia de ensino utilizada. Se for possível, peça aos pais que conheçam os professores dos filhos. Mostre onde os alunos costumam ficar, como são as aulas etc. Essa familiarização vai deixar todos mais próximos.

Otimize a comunicação

A comunicação entre pais e escola precisa ser um assunto discutido antes do início das aulas.

Será criado um grupo no WhatsApp? Os pais terão acesso ao número pessoal dos professores? Quando pode haver essa comunicação?

Entretanto, ainda que seja importante manter uma comunicação sempre aberta, também é preciso estabelecer limites.

Determinar horários em que os professores respondem às mensagens dos pais é um bom começo. Isso evita problemas de comunicação.

Faça reuniões com os pais na escola

As reuniões de pais e professores são vistas como tarefas difíceis, que precisam terminar logo.

Muitos pais as ignoram por completo. Outros vão às reuniões apenas para marcar presença, mas não as aproveitam de fato. Todos associam esses momentos com críticas e reclamações.

Mas reuniões na escola não precisam ser apenas para falar de coisas ruins. Elas podem trazer elogios e relatos sobre o desenvolvimento dos alunos.

Também são oportunidades para pais e professores se conhecerem melhor. Ainda podem ser um espaço para tirar dúvidas e dar sugestões.

Organize eventos na escola

A melhor forma de ter a presença dos pais na escola é convidá-los em toda oportunidade.

Comemorações, feiras e outros eventos criam situações excelentes para isso. Nessas oportunidades, eles podem saber mais da escola, conhecer outros pais e passar tempo com os filhos.

Também é uma boa ideia aproveitar os talentos dos pais nessas ocasiões. Fazer um dia de profissões, por exemplo, sempre os chama para a escola. Mas explore essa possibilidade em reuniões primeiro.

Incentive atividades coletivas em casa

Nesse momento, eventos que reúnem muitas pessoas não são possíveis. No entanto, ainda há a possibilidade de estimular o envolvimento dos pais na escola a distância.

Entrevistas, vídeos e projetos são exemplos de atividades das quais a família pode participar. Tarefas coletivas, que envolvam a todos, tendem a ser divertidas. Além disso, estimulam os pais a participarem ativamente da vida escolar dos filhos.

Com essas dicas, é possível estimular a participação saudável dos pais na escola. E isso traz muitas vantagens para os alunos, que passam a entender melhor a importância dos estudos e se sentem mais motivados, conquistando resultados melhores.

Certamente, o envolvimento dos pais na escola é um dos fatores que estimulam as crianças a aprenderem inglês. Quer saber mais a respeito? Confira o nosso artigo sobre o assunto!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning