O QUE NUNCA TE CONTARAM SOBRE SER UM FRANQUEADO YÁZIGI

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

23

MAR

Ter uma franquia de curso de inglês com o Yázigi, é uma jornada cheia de recompensas. Você estará investindo em uma marca que é reconhecida em todo o país e com altas chances de sucesso. 

Porém, todo tipo de empreendimento traz desafios. Com uma franquia de curso de inglês não é diferente. 

As dificuldades não superam as recompensas. No entanto, se você não estiver pronto, elas serão bem mais desafiadoras do que precisam ser. 

Quer saber mais? Confira abaixo o que nunca te contaram sobre ser um franqueado Yázigi: 

Planejamento e organização são fundamentais 

Para muitas pessoas, planejamento e organização tem a ver com um tipo específico de personalidade. Algumas pessoas são organizadas e outras, não. 

Porém, isso não pode ser aplicado quando se trata de quem tem uma franquia de curso de inglês. Quando você tem uma franquia, precisa ser organizado. 

Adquirir esse hábito pode ser mais difícil do que parece se o planejamento não for natural para você. Mas quanto mais cedo você começar a praticar, mais fácil será. 

Isso porque ser um empreendedor exige muita organização. Planejamentos estratégicos, de negócios, de projetos e diários serão suas responsabilidades. 

Então, se você não é uma pessoa naturalmente organizada, precisa se tornar uma. 

Você é o empresário dessa franquia de curso de inglês 

Quando alguém adquire uma franquia, o sentimento pode ser diferente de quem cria uma empresa do zero. Para muitos, o “verdadeiro” empresário é o dono da franqueadora. 

Isso não é verdade. O franqueado tem regras e padrões a seguir e precisa conviver com a franqueadora, mas ele é o empresário da franquia. 

Todas as decisões diárias são tomadas por ele. Ele precisa criar uma equipe e liderá-la. Ele também pode criar eventos, serviços e produtos que vão mudar a história da franqueadora. 

Por isso, o dono de uma franquia não é menos empresário do que quem cria uma empresa. Os dois devem estar igualmente preparados para os desafios de um empreendimento. 

Franqueadora e franqueado têm direitos e deveres 

Problemas entre franqueadora e franqueado sempre podem acontecer. Porém, quando não são lidados de maneira apropriada, podem gerar um grande desgaste para ambas as partes. 

Esse desgaste pode resultar em mais problemas e, consequentemente, no fim da franquia. O importante, no entanto, é saber que isso pode ser evitado de forma simples. 

Isso porque muitos desses problemas surgem da falta de compreensão e comunicação. Sem entender quais são as obrigações de ambas as partes, todos criam expectativas e se frustram. 

Por isso, a solução é compreender os papéis da franqueadora e do franqueado desde o início. Saber o que se deve esperar e o que se deve fazer vai evitar muitos percalços. 

A gestão de pessoas é uma parte fundamental do empreendedorismo 

Ainda que, em uma franquia, muitos fatores sejam padronizados e programados, um deles vai depender exclusivamente da sua escola: a equipe. 

As equipes de cada franquia de curso de inglês serão diferentes, e cada franqueado terá que saber gerir sua equipe. 

Isso nem sempre é fácil e, muitas vezes, é um trabalho mais extenso do que se imagina. Afinal, a gestão de pessoas começa no recrutamento e continua durante todos os dias de trabalho. 

Alguns dos desafios comuns da gestão de pessoas são: 

  • Criar vagas que atraiam os candidatos ideais;
  • Fazer um processo de recrutamento eficiente;
  • Organizar os documentos de contratação de acordo com as leis trabalhistas;
  • Treinar os profissionais escolhidos para suas respectivas vagas;
  • Estar sempre pronto para tirar dúvidas e resolver questões;
  • Resolver problemas que surjam entre colaboradores;
  • Dar feedback de maneira eficiente, para melhorar o desempenho dos colaboradores;
  • Atribuir tarefas de acordo com os pontos fortes e fracos de cada um; etc.

Como você pode ver, essa lista já mostra tarefas de gestão de pessoas que podem ocupar muito tempo. 

Levando em consideração que não é uma lista completa, é preciso aprender a otimizar a gestão de pessoas. E isso, em si, já é outro desafio para o empresário franqueado Yázigi. 

A gestão financeira nunca pode ficar de lado 

Nenhuma empresa consegue ter sucesso sem um bom número de vendas. Na franquia de curso de inglês, não é diferente. 

Por isso, saber atrair e reter alunos é uma parte importante do negócio. Porém, mais do que isso, é fundamental estar sempre atento ao financeiro. 

Muitos empreendedores pecam ao acreditar que a gestão financeira não precisa de análises constantes. Ou que, enquanto as contas estão pagas, está tudo bem. 

É preciso aprender sobre gestão financeira e ficar muito atento a como os números se comportam. Além disso, também é necessário saber o que fazer para não ficar no vermelho. 

A saúde financeira de uma franquia de curso de inglês pode ditar os caminhos do empreendimento. Quem não sabe o suficiente sobre o assunto, precisa estudar. 

  

Leia também: 6 dicas de gestão financeira para escolas

Marketing é importante para franquias 

O marketing para estabelecer a marca e atrair clientes costuma ser padronizado pela franqueadora. Por isso, a publicidade inicial não é de responsabilidade do franqueado. 

Isso não quer dizer, no entanto, que você nunca deve pensar no marketing. Principalmente quando se trata do marketing local. 

Muitas campanhas podem ser direcionadas para a sua cidade e região. Além disso, o marketing também é uma ferramenta para se comunicar com seus clientes. 

Sendo assim, faz toda a diferença aprender sobre marketing e buscar as melhores maneiras de aplicá-lo na sua franquia. 

Você pode propor melhorias 

O franqueado não precisa fazer apenas o que a franqueadora sugere. Ele pode apresentar as próprias sugestões, ideias e opiniões. 

É assim que empresas crescem e se tornam memoráveis para o público: reunindo as melhores ideias de seus colaboradores. 

Logo, sempre que você tiver uma sugestão, converse com a franqueadora. Sua ideia pode mudar não apenas os rumos da sua franquia, mas de toda a rede. 

O Yázigi está sempre aberto para ouvir opiniões, ideias e sugestões dos franqueados. Também oferecemos suporte, treinamentos e cursos para quem quer saber mais sobre empreendedorismo. 

Não perca a chance de estudar, se atualizar e aprender sobre assunto que ainda não conhece. Na jornada da sua franquia de curso de inglês, isso vai fazer diferença. 

Quer saber mais sobre as franquias Yázigi? Entre em contato! 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning