24
ABR
Empreender é um grande desafio no Brasil. Mais da metade das empresas fecham as portas antes de completarem 5 anos. Diante desse cenário, a busca por negócios rentáveis deve ser ainda mais meticulosa. Começar do zero e criar o próprio modelo de negócios é um risco para os iniciantes. Por isso, muitos pensam em franquias, empreendimento também adotado por muitos empresários experientes.
Mas quais são as franquias rentáveis? Franquias de idiomas? Alimentação? O que caracteriza as franquias como boas alternativas? Acompanhe nosso artigo para descobrir!
Em 2019, o faturamento das franquias brasileiras no primeiro trimestre cresceu 7%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) são um bom indicativo de que as franquias são negócios rentáveis. Enquanto outros setores econômicos sofrem com uma crise econômica que se arrasta há alguns anos, o franchising continua mostrando força no Brasil.
No entanto, esse não é o único fator que demonstra a rentabilidade desse tipo de negócio. Na verdade, existem muitas variáveis que cooperam para que haja um retorno financeiro. Franquias rentáveis existem, mas o empreendedor deve fazer uma análise detalhada antes de optar por alguma delas. Além de conhecer profundamente as possibilidades, deve levar em conta seu perfil gerencial.
Por exemplo, se você possui um perfil de investidor que busca proporcionar experiências através da inovação, deve considerar bem o cenário ao seu redor. Possivelmente, as franquias mais conservadoras não se adequam ao seu gosto.
No entanto, há franquias alinhadas com esse pensamento. Exemplos não faltam: algumas franquias de idiomas se destacam por seu uso de recursos tecnológicos, como o Net Learning.
Considerar o perfil gerencial e analisar os fatores que influenciam em negócios rentáveis é a chave para se tornar dono de uma franquia de sucesso.
A seguir, pontuamos algumas questões que tornam as franquias rentáveis.
Para tornar os negócios rentáveis, definir um bom fluxo de operações é essencial. E essa é uma das grandes dificuldades que o empreendedor possui no início de sua empreitada. Felizmente, quando se opta por franquias rentáveis, esse problema é evitado.
Uma das ideias deste modelo de negócios é oferecer uma proposta que minimize os riscos do empresário. Para tanto, o franqueado segue um planejamento já predefinido, que passou por extensa análise antes de ter seus procedimentos padronizados.
Tome como exemplo as franquias de idiomas com programas tecnológicos que citamos anteriormente.
Elas possuem pilares, como inovação, qualidade e modernidade, que guiam todas as operações do empreendimento. Existe uma metodologia de ensino própria, que pode incluir materiais didáticos e acompanhamento pedagógico. O plano de marketing alcança também os franqueados. Percebe como as operações já se apresentam prontas? É uma grande vantagem!
Outro fator que coloca as franquias como boas alternativas de negócios rentáveis é a reputação da marca.
O público-alvo de um novo negócio o enxerga com desconfiança, e isso é natural. Afinal, é um empreendimento desconhecido. Construir autoridade no mercado demanda tempo e trabalho.
Mas as franquias já trazem essa confiança consigo, pois a reputação já foi trabalhada. Por isso, optar por este tipo de negócio aumenta suas possibilidades de consolidação no mercado logo de cara. Os riscos, sem dúvidas, são bem menores.
Inclusive, iniciar um empreendimento que já possui reputação consolidada facilita o trabalho de marketing. A prospecção de clientes é mais rápida e fácil, pois o público-alvo já conhece os produtos ou serviços oferecidos.
Modelo de negócios é o que determina as ideias-chave de um empreendimento. Nele, estão incluídos o que será produzido ou fornecido, o método de produção, o público-alvo e a fontes de receita. É, em outras palavras, a ferramenta de início de um negócio. Ao falar de franquias rentáveis, esse modelo já vem testado e aprovado como sendo algo de sucesso.
E essa é uma grande vantagem para o empresário que opta por este tipo de negócio. Não é preciso começar do zero, pois o planejamento estratégico e o plano de ações está determinado. O empreendedor terá muito mais facilidade para começar sua empresa, minimizando as chances de erros. A gestão do negócio também será otimizada.
Continuando nosso exemplo das franquias de idiomas inovadoras, listamos alguns pontos do modelo de negócios que são observados:
Em suma, nas franquias de idiomas, o franqueador oferece um modelo formatado, alinhado e testado. Neste modelo, é apontado desde o mapeamento da estrutura física necessária até a metodologia de ensino.
Seja você um iniciante ou mesmo um veterano no mundo dos negócios, é possível estar à frente de uma franquia de sucesso, mesmo sem experiência.
As escolas de inglês são boas opções para empreendedores de todos os perfis, que buscam pelo sucesso profissional estando à frente de franquias rentáveis. Por apresentar um modelo de negócios predefinido, novatos e experientes só precisam aprender como o empreendimento escolhido funciona. Não é preciso ter experiência naquele negócio específico.
Há, claro, a necessidade de saber gerir uma empresa, pois o empresário assume a responsabilidade pelas operações.
Mas, com o suporte e apoio do franqueador, tudo se torna mais fácil. A construção do negócio é feita de forma conjunta, pois há instrução estratégica ao franqueado para alcançar o sucesso. Com participação ativa e qualificada, o empresário certamente consegue colocar seu empreendimento na posição de negócios rentáveis.
Negócios rentáveis, como as franquias de idioma, contam com um suporte próximo da franqueadora. O trabalho, quando feito em parceria, confere dinamismo, versatilidade e facilidade para o empresário. Mas como se dá esse suporte? A franqueadora atua em diversos âmbitos, tais como:
Em uma crise econômica como a atual, é difícil encontrar negócios rentáveis. No entanto, com dedicação e pesquisa, o empresário consegue encontrar boas opções no mercado. É o caso das franquias de idiomas, exemplos de franquias rentáveis que se adequam a diversos perfis de empreendedores.
Quer conhecer um pouco mais sobre o tema? Confira nosso panorama sobre o mercado de franquias no Brasil? Confira nosso blogpost sobre o assunto!