METODOLOGIAS INOVADORAS: QUAIS APLICAR NA SUA ESCOLA DE IDIOMAS?

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

18

JAN

Atualmente, para uma escola de idiomas ter sucesso no mercado, é preciso investir em metodologias inovadoras. Afinal, elas são capazes de transformar a dinâmica de ensino e tornar o processo de aprendizagem mais atrativo para os estudantes.

Mas quais seriam essas metodologias? Neste artigo, apresentaremos algumas que você poderá aplicar na sua escola de idiomas. Com elas, será possível conquistar um mercado cada vez mais competitivo e fazer do seu negócio uma referência em sua cidade.

Portanto, se você ficou interessado, continue a leitura do conteúdo e confira as principais metodologias inovadoras!

Ensino contextualizado com a realidade dos alunos

A primeira das metodologias inovadoras é o ensino contextualizado com a realidade dos alunos. Um exemplo é propor atividades que tenham a ver com disciplinas da escola regular, como Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Matemática, Língua Portuguesa e Artes.

Outro ponto é conhecer bem o lugar onde as crianças e os adolescentes vivem. Quer um exemplo? Vamos imaginar que você mora em uma cidade que é conhecida pelas belezas naturais e pela história interessante, ou seja, que tem uma enorme vocação para o turismo.

Que tal promover um dia de aprendizado ao ar livre e ensinar as crianças e os adolescentes a serem guias? Crie um grupo com os alunos das turmas mais avançados, leve-os para os pontos turísticos locais e simule que vocês estão em uma excursão.

Assim, eles poderão praticar o que aprenderam em sala de aula. Tenha em mente que quando você ensina uma língua estrangeira com base em um mundo que a criança e o adolescente já conhecem, o aprendizado se torna mais atrativo e intuitivo.

Com poucos meses de estudo, os alunos poderão interagir de forma natural com professores e colegas. Afinal, como dizia Paulo Freire, a aprendizagem só acontece quando o estudante percebe, naquilo que vê em sala de aula, a sua própria realidade.

Aprendizagem colaborativa

Certamente você já ouviu falar da aprendizagem colaborativa. E essa é mais uma das metodologias inovadoras para aplicar na sua escola de idiomas. Com ela, os alunos têm papel atuante em sala de aula, ou seja, o conhecimento é construído junto ao professor.

De maneira semelhante ao que é feito na metodologia do ensino contextualizado, na aprendizagem colaborativa o docente pode desenvolver projetos interdisciplinares.

Aqui, alunos e professores de diferentes turmas podem trabalhar em conjunto para construir um aprendizado inovador, que promove a interação e inclui a todos.

Você ainda pode desenvolver o aprendizado em equipes. Trata-se de uma metodologia criada em 1970 por Larry Michaelsen que cria oportunidades e avalia os benefícios do trabalho em grupo. Ela pode ser aplicada em turmas de todos os tamanhos.

Uso da tecnologia também permite metodologias inovadoras

A tecnologia deve ser empregada de várias maneiras em sala de aula. Uma ideia é desenvolver uma metodologia híbrida, com encontros presenciais e conteúdos online. O professor pode usar uma plataforma para que os alunos pratiquem leitura, escrita, audição e fala.

Com algumas ferramentas tecnológicas, você pode propor ao aluno exercícios de interpretação e redação que sejam enviadas para avaliação. Também é possível disponibilizar áudios, gravar a voz do estudante e fazer a correção automática dos exercícios. 

Uma maneira de aumentar a interação entre colegas e criar uma situação real de comunicação é incentivar a troca de cartas. No entanto, como a internet está aí para agilizar a correspondência, as mensagens podem ser enviadas online.

Outra ideia é usar a internet para ampliar os conhecimentos dos estudantes. Utilize computadores, smartphones, tablets e plataformas para distribuir conteúdos em diversos formatos. Aproveite para capacitar os alunos, de modo que aprendam a fazer pesquisas online e encontrar fontes confiáveis.

Por um fim, duas metodologias inovadoras que envolvem a tecnologia são a Realidade Virtual (RV) e a Inteligência Artificial (IA).

Com a RV as aulas se tornam infinitamente mais atrativas, pois você traz o mundo exterior para dentro da sala de aula.

Uma das possibilidades dessa metodologia é levar o aluno para "visitar" outro país, conhecendo a cultura e até épocas passadas, mas sem sair do lugar. É um mundo pronto para ser descoberto pelos estudantes!

Já no caso da aplicação da IA, é interessante contar com uma plataforma adaptativa, que permita a criação de trilhas de aprendizagem personalizadas.

A cada uso do estudante, a IA é capaz de se aperfeiçoar, pois ela analisa os dados da experiência dele e propõe um percurso específico que esteja de acordo com os conhecimentos prévios do indivíduo.

After School Bilíngue

Essa é mais uma das metodologias inovadoras. Inclusive, ela é a base do programa Yázigi Explore, focado na aprendizagem criativa e no desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos.

Basicamente, você integra atividades como artes, corpo e tecnologia na sua escola de idiomas, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e significativo.

A metodologia atende crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos no contraturno escolar. Ao mesmo tempo que aprendem inglês, eles têm aulas de:

  • Art: desenho, pintura, escultura, culinária, fotografia, vídeo e música;
  • Body: dança, Mindfulness, ioga e teatro;
  • Tech: programação, prototipagem, robótica, internet das coisas e Maker.

É importante ressaltar que essa metodologia auxilia a criança e o adolescente no desenvolvimento de habilidades que serão necessárias em suas vidas profissionais e pessoais.

Com ela, os alunos aumentam o domínio sobre uma língua estrangeira e, ao mesmo tempo, aprendem a importância de buscar o conhecimento.

Outro detalhe importante é que o ambiente integra jovens e crianças de várias faixas etárias, que trabalham juntos as suas competências e, assim, aprendem a viver em comunidade.

Viagens e intercâmbios

Que tal promover viagens com os alunos ou oferecer programas de intercâmbio que permitem contatos enriquecedores com outras culturas in loco?

Por exemplo, os franqueados do Yázigi podem montar unidades do Yázigi Travel, agência de turismo exclusiva da marca. Todos os anos, ela envia mais de 1500 estudantes para viagens e intercâmbios.

Atualmente, o Yázigi Travel conta com programas como Au Pair, estágio no exterior, estudo voluntário e viagens de turismo, de modo a satisfazer diferentes necessidades e momentos dos alunos.

Outra dica é estimular a prática de idiomas com alunos de outros países por meio de recursos tecnológicos. Você pode entrar em contato com escolas estrangeiras e propor essa troca tão interessante, que é capaz de derrubar barreiras culturais e estimular a empatia.

Viu como há várias metodologias inovadoras que você pode aplicar na sua escola de idiomas? Basicamente, é essencial inserir elementos do mundo que o aluno já conhece e do universo que ele ainda tem a descobrir nas aulas de línguas estrangeiras. 

Quer saber um pouco mais sobre o Yázigi? Acesse o nosso site e conheça a nossa metodologia!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning