MERCADO DE FRANQUIAS NO BRASIL EM 2020: UM PANORAMA GERAL

YZG | Franquias

12

FEV

O mercado de franquias no Brasil cresce continuamente, mesmo com as crises financeiras. Isso é o que revelam os censos realizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nos últimos 20 anos no país.

Esses números de crescimento do franchising nacional impressionam. Enquanto o mercado independente ainda se recupera da crise, apresentando retração por quatro anos seguidos, o setor de franquias segue com as taxas positivas.

No segundo trimestre do ano passado, por exemplo, franquias da área de serviços e outros negócios apresentaram crescimento de 8,9%, seguida das franquias de Educação, que alcançaram 8,7% — maiores taxas de crescimento do franchising brasileiro, comparadas aos resultados de 2018.

Neste post, você vai encontrar um panorama geral do mercado de franquias no Brasil em 2020: onde estão as oportunidades, quais são as expectativas de crescimento para este ano e, claro, o que observar antes de se tornar o franqueado de uma marca.

Então, se está em busca de um negócio para investir seu dinheiro no mercado de franquias no Brasil, este post é para você. Leia-o até o final!

Por que o mercado de franquias no Brasil é atrativo?

A gestão de uma marca já consolidada no mercado é um fator que atrai investidores. Mas não só a força de um nome confirmam o setor como uma ótima escolha. Segundo o presidente da ABF, André Friedheim, as pessoas também buscam as franquias pelas características do modelo de negócio: trabalho em rede, compartilhamento de expertise, escala e colaboração.

E esses aspectos precisam ser levados em conta antes de assinar o contrato com uma franqueadora, pois contribuem para o negócio dar certo. Quanto maior o apoio e participação da marca no cotidiano na gestão da unidade franqueada, maiores as chances de sucesso.

Oportunidades promissoras

Embora com resultados positivos ao longo dos últimos 20 anos, o mercado de franquias no Brasil não passou imune à crise econômica. O desafio exigiu mudanças para a permanência das marcas na economia, como a ampliação de formatos mais flexíveis, com a redução da exposição dos produtos — em quiosques e stands ao invés de lojas físicas extensas — e com o uso da tecnologia — com os espaços virtuais, ensino a distância, entre outros.

E, assim, após reinventar-se, os resultados seguiram com os números em constante crescimento no setor. Conheça agora algumas das oportunidades que tendem a prosperar no mercado de franquias no Brasil em 2020.

Educação

A tecnologia e a inovação ampliaram os horizontes da área de Educação. O setor e as escolas de idiomas vêm investindo em novos modelos de negócio para se adaptar aos tempos marcados pela interação virtual, informação e velocidade.

Então, o que se vê é a reinvenção dos ambientes físicos, com a adoção do ensino híbrido, que mescla a aprendizagem presencial com a virtual; a digitalização das informações; e o uso de novas tecnologias para ganhar o engajamento do educando, com a gamificação e o ensino por meio dos dispositivos móveis.

Além da necessidade de inovação, o setor de Educação também se mostra aquecido por conta da busca do brasileiro pela qualificação. Em meio à crise, as pessoas perseguem a profissionalização para se manter no mercado de trabalho. Querem aprender um segundo idioma ou se tornar especialistas em determinada técnica ou assunto.

As franquias de idioma, inclusive, têm se mostrado bastante rentáveis no Brasil. Geralmente, elas possuem um tempo de retorno de investimento que vai de 18 a 24 meses e o modelo de negócio inclui ainda o suporte da franqueadora para a consolidação da unidade franqueada.

A consequência da postura do brasileiro também é positiva para o mercado: o número de empresas que prestam serviços educacionais foi o que mais cresceu no país, segundo o IBGE. No setor de franquias, o segmento de Educação ficou em segundo lugar no ranking de crescimento do segundo trimestre de 2019, acumulando mais de 43 bilhões de reais de faturamento. 

Outra característica atrativa para quem deseja empreender nessa área é que, dentro do mercado de franquias no Brasil, não é necessário experiência no negócio. As empresas franqueadoras oferecem todo o suporte, conhecimento e experiência para sustentar o crescimento da unidade franqueada, tornando a oportunidade ainda mais segura.

Comunicação, Informática e Eletrônicos

Negócios que têm a ver com comunicação, tecnologia e velocidade estarão em alta em 2020 e nos próximos anos. No Brasil, o mercado de Tecnologia da Informação cresceu acima da média global. Enquanto em países afora o índice de crescimento chegou a 6,7%, o Brasil atingiu a marca de 9,8%, superando até a estimativa para o período, que era de 4,1%.

Dentro do mercado de franquias brasileiro, o setor de Comunicação, Informática e Eletrônicos também apareceu entre os que mais se destacaram no segundo trimestre de 2019. Serviços de Tecnologia da Informação, reparo de eletrônicos e acessórios figuraram como parte propulsora para o segmento.

Saúde, beleza e bem-estar

O setor de saúde, beleza e bem-estar deve crescer 14% em 2020. Quando se olha para trás, os números também traduzem rentabilidade e segurança. No mercado de franquias no Brasil, em 2019, a área esteve entre os 4 segmentos que mais se destacaram, alcançando crescimento de 6,6% no segundo trimestre, segundo pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Além disso, nos últimos cinco anos, o setor de estética cresceu 567% no Brasil, de acordo com dados Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). 

Expectativas e tendências para 2020

A economia brasileira deve consolidar a fase de retomada do crescimento em 2020, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Um dos sinais para a previsão positiva para o cenário brasileiro foi a aceleração da economia já no segundo semestre de 2019, o que deve impulsionar o crescimento do Produto Interno Bruto no ano.

A digitalização das informações e do uso da tecnologia para uso eficiente do tempo aparecem como tendências para o mercado de franquias no Brasil neste ano. Os reflexos dessa modernização já podem, inclusive, ser vistos. O Decreto Federal 9.235 do Ministério da Educação, por exemplo, exige que todas as instituições de ensino superior direcionem o acervo acadêmico para o meio digital até abril de 2020.

No mercado da beleza, a tecnologia também desponta como aliada para a criação de produtos mais personalizados e eficientes para o consumidor, de acordo com estudo realizado pela consultoria CB Insights.

Manter o olhar direcionado à inovação e à aplicação da tecnologia para otimização de resultados nos negócios também aparecem como tendência no radar do colunista da revista Forbes, John Hall. O empreendedor afirma que o aumento da eficiência nas empresas sob essa perspectiva deve contribuir para o crescimento dos negócios nos próximos anos.

Como já dissemos logo no início deste artigo, o mercado de franquia no Brasil registra índices de crescimento há 20 anos. E para este ano, com a expectativa de consolidação da retomada da economia, o cenário tende a ser ainda mais promissor.

Se você se interessa pelo assunto e deseja aprofundar seu conhecimento sobre esse mercado de franchising brasileiro, confira agora esse post sobre por que o modelo de franquias é o melhor para se investir!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning