ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA FRANQUIAS DE ESCOLA DE INGLÊS

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

03

NOV

Mesmo contando com todo o apoio da franqueadora, é importante elaborar uma boa estratégia de marketing para franquias. Isso porque cada unidade atua em um contexto regional. Por isso, precisa adaptar suas promoções e ações de marketing para sua localidade. Com isso, é possível conhecer e alcançar bem o público da região e fortalecer o negócio. 

Neste post, confira como o marketing para franquia é uma das bases para seu sucesso. Veja também algumas das melhores estratégias que você pode aplicar na sua unidade. Boa leitura! 

Como é o setor de educação e por que o marketing para franquias faz diferença? 

As franquias são um formato rentável de negócio. No setor de educação, por exemplo, elas cresceram cerca de 17,8%, nos três primeiros meses de 2023, em comparação ao mesmo período em 2022. Os dados são da pesquisa Diagnóstico Setorial de Educação 2023, realizada pela ABF — Associação Brasileira de Franchising. 

Outro destaque apontado na pesquisa é o grau de maturidade. 50% dos franqueados gerenciam suas franquias há mais de 5 anos, e a mesma média vale para as franqueadoras, que atuam há mais de 8 anos. Isso proporciona um setor fortalecido e até a possibilidade de atuação com multiunidades. 

Aliás, para as franquias de idiomas, a média é que 40% dos franqueados têm, pelo menos, duas unidades. Nesse mesmo segmento, o tempo de permanência dos estudantes — média de 13 a 24 meses para 60% de seus estudantes —, também é um fator de segurança para a franquia. 

Diante disso, não surpreende que haja tantas opções no mercado. Sendo assim, é essencial investir em um bom marketing para franquias. Com isso, você pode inovar na forma de abordagem e se destacar diante da concorrência. 

Quais as melhores estratégias para o marketing da sua franquia? 

Você viu como o setor de franquias é forte e tem um mercado em crescimento. Logo, para que sua franquia seja notada pelo público consumidor, realizar boas estratégias de marketing deve ser o foco. A seguir, conheça algumas das melhores que você pode aplicar! 

Foco em branding e identidade visual  

O branding é um conjunto de estratégias que criam e sustentam a sua marca, e é essencial no marketing para franquias. Afinal, é por meio dele que as pessoas percebem seus valores e cultura. 

No caso da franquia de idiomas, a própria franqueadora já tem identidade e está ligada a seu próprio branding, mas as franquias, além de reforçá-la, devem dar seu toque individual em cada detalhe. 

Nesse caso, um dos aspectos mais notáveis que suportam o branding é a identidade visual. Por meio dela, a franquia consegue transmitir sua essência, se conectando ao público esperado. Por exemplo, marcas de educação que querem se conectar com jovens, trabalham com cores e até formas específicas, para criar uma identidade que transmita modernidade e seriedade. 

Marketing de conteúdo 

Assim como no branding, a franquia pode contar com o apoio da franqueadora para ter um norte de como se posicionar estrategicamente no marketing. Porém, também pode desenvolver suas próprias ações para criar um toque pessoal. 

Assim, uma boa estratégia para você investir é no marketing de conteúdo. Nesse caso, ele envolve toda a produção de conteúdos que atraiam consumidores, mas que também possam instruir e conectar cada pessoa com a marca. Exemplos são:

Blogposts
  • Posts informativos: Crie postagens sobre as vantagens de aprender um novo idioma, dicas de como melhorar as habilidades linguísticas, ou como a aprendizagem de idiomas pode beneficiar a carreira profissional.
  • SEO: Otimize suas postagens de blog para palavras-chave relevantes para ajudar a melhorar o ranking do seu site nos motores de busca.
Materiais ricos
  • E-books: Ofereça e-books gratuitos com dicas para aprender um novo idioma, listas de vocabulário útil, ou exercícios práticos.
  • Infográficos: Crie infográficos visualmente atraentes sobre tópicos relacionados a idiomas, como os idiomas mais falados do mundo, ou a evolução das línguas.
Email marketing:
  • Newsletters: Envie newsletters regulares para sua lista de emails com novidades, dicas e ofertas especiais.
  • Campanhas segmentadas: Crie campanhas de email segmentadas para diferentes grupos de clientes, como novos alunos, alunos avançados, ou aqueles interessados em idiomas específicos.

Estratégias de mídias sociais  

Falando em marketing de conteúdo como uma estratégia de produzir materiais relevantes, a sua atuação nas mídias sociais também é importante. 

Mais do que conteúdo postado, é essencial fornecer as informações que as pessoas buscam e criar uma vitrine, na qual você possa mostrar de forma organizada, clara e confiável a atuação da sua franquia

Para isso, você pode contar com o material disponibilizado pela própria franqueadora, mas também vale ir além, por exemplo:

Dicas dos Professores
  • Miniaulas: Os professores podem compartilhar vídeos curtos ensinando algumas palavras e frases úteis no idioma que eles ensinam.
  • Sugestões de leitura: Os professores podem recomendar livros, artigos e outros materiais no idioma-alvo para ajudar os alunos a melhorarem suas habilidades de leitura e compreensão.
  • Dicas de aprendizado: Os professores podem compartilhar dicas sobre como melhorar a pronúncia, expandir o vocabulário ou aprimorar as habilidades de conversação.
Destinos de Viagem:
  • Lugares a serem visitados: Compartilhe sugestões de lugares incríveis para visitar onde o idioma ensinado é falado.
  • Dicas de viagem: Ofereça conselhos sobre viagens a países de língua estrangeira, como etiqueta local, frases úteis e costumes culturais.
  • Histórias de viagens: Publique depoimentos de alunos e ex-alunos que viajaram para países onde o idioma é falado e como a aprendizagem do idioma os ajudou durante a viagem.
Apresentação da Equipe:
  • Bastidores: Mostre os bastidores da escola de idiomas, como a secretaria se preparando para o início das aulas ou eventos especiais.
  • Dia a dia: Compartilhe o cotidiano da escola, mostrando a equipe trabalhando, interagindo com os alunos e fazendo a franquia funcionar.
Testemunhos e Histórias de Sucesso:
  • Alunos atuais: Publique depoimentos de alunos atuais sobre suas experiências na escola e como estão progredindo na aprendizagem do idioma.
  • Ex-alunos: Apresente histórias de sucesso de ex-alunos que usaram suas habilidades linguísticas para avançar em suas carreiras, viajar ou enriquecer suas vidas pessoais.
  • Professores: Compartilhe as histórias dos professores sobre como se apaixonaram pelos idiomas e o que os motivou a ensinar;
  • Campanhas sazonais: Realize campanhas promocionais em épocas específicas do ano, como volta às aulas, férias ou datas comemorativas, oferecendo ofertas especiais e descontos.

Parcerias com a comunidade  

A franqueadora consegue dar um amplo apoio para a sua unidade. Porém, se tem algo que só você pode fazer, é procurar e construir parcerias com a comunidade. Afinal, essa é uma estratégia local. Aliás, ela é uma ótima maneira de enfrentar a concorrência na sua região. 

Para colocá-la em prática, vale procurar apoiadores interessantes, que tenham a ver com a sua marca. Assim, as duas empresas podem criar ações em que uma marca fortaleça a outra. 

Por exemplo, ao ter uma franquia de idiomas, que tal fazer parceria com agências de câmbio e seguro para viagem? Afinal, viajar e se comunicar em língua estrangeira é um dos principais motivos que levam alguém a estudar outro idioma.

Campanhas de incentivo e indicações 

Em meio a tantas estratégias de marketing para franquias, o foco é sempre nas pessoas. Por isso, você não pode esquecer dos seus próprios alunos. 

Nesse caso, algumas ações que ajudam a atrair mais estudantes e a manter o que você já tem na franquia de idiomas são as promoções de incentivo. 

Por exemplo, algumas das mais comuns é oferecer descontos extras para quem indica um amigo ou pessoa da família.

Eventos e workshops 

Uma boa maneira de criar conexão com as pessoas e convidá-las a conhecer a sua escola de idiomas é por meio de eventos e workshops. Nesse caso, além das propostas da franqueadora, você também pode criar iniciativas. 

Aliás, é importante dizer que isso deve acontecer não só no dia da inauguração. Ao longo do ano, vale a pena planejar eventos que envolvam os alunos e suas famílias e amigos, bem como outros que sejam abertos à comunidade. Assim, sempre que alguém pensar em escola de idiomas, pode lembrar de você. 

Nesse caso, algumas opções que podem ser usadas são: 

  • workshops com profissionais de várias áreas; 
  • palestras com cidadãos do mundo e pessoas que trabalham como nômade; 
  • painéis com ex-alunos e intercambistas; 
  • reuniões de boas-vindas aos alunos com professores estrangeiros e locais; 
  • feiras de profissões para estudantes; 
  • concursos culturais e provas de bolsas e descontos para a comunidade. 

Por ser um segmento de franquia com ótimo crescimento, o setor de educação é forte e conta com várias franqueadoras por todo o país, inclusive, na área de escolas de idiomas. Logo, a concorrência também é alta.

Por isso, vale a pena seguir as nossas indicações para fazer uma estratégia de marketing para franquias sólida e personalizada, que complemente o que a sua franqueadora já oferece. Assim, você pode ter um apoio completo e usar sua criatividade para se destacar de forma local, seguindo o seu perfil e interesses. 

Quer saber como é ser franqueado da maior empresa de educação do mundo? Acesse nosso site

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