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Mesmo contando com todo o apoio da franqueadora, é importante elaborar uma boa estratégia de marketing para franquias. Isso porque cada unidade atua em um contexto regional. Por isso, precisa adaptar suas promoções e ações de marketing para sua localidade. Com isso, é possível conhecer e alcançar bem o público da região e fortalecer o negócio.
Neste post, confira como o marketing para franquia é uma das bases para seu sucesso. Veja também algumas das melhores estratégias que você pode aplicar na sua unidade. Boa leitura!
As franquias são um formato rentável de negócio. No setor de educação, por exemplo, elas cresceram cerca de 17,8%, nos três primeiros meses de 2023, em comparação ao mesmo período em 2022. Os dados são da pesquisa Diagnóstico Setorial de Educação 2023, realizada pela ABF — Associação Brasileira de Franchising.
Outro destaque apontado na pesquisa é o grau de maturidade. 50% dos franqueados gerenciam suas franquias há mais de 5 anos, e a mesma média vale para as franqueadoras, que atuam há mais de 8 anos. Isso proporciona um setor fortalecido e até a possibilidade de atuação com multiunidades.
Aliás, para as franquias de idiomas, a média é que 40% dos franqueados têm, pelo menos, duas unidades. Nesse mesmo segmento, o tempo de permanência dos estudantes — média de 13 a 24 meses para 60% de seus estudantes —, também é um fator de segurança para a franquia.
Diante disso, não surpreende que haja tantas opções no mercado. Sendo assim, é essencial investir em um bom marketing para franquias. Com isso, você pode inovar na forma de abordagem e se destacar diante da concorrência.
Você viu como o setor de franquias é forte e tem um mercado em crescimento. Logo, para que sua franquia seja notada pelo público consumidor, realizar boas estratégias de marketing deve ser o foco. A seguir, conheça algumas das melhores que você pode aplicar!
O branding é um conjunto de estratégias que criam e sustentam a sua marca, e é essencial no marketing para franquias. Afinal, é por meio dele que as pessoas percebem seus valores e cultura.
No caso da franquia de idiomas, a própria franqueadora já tem identidade e está ligada a seu próprio branding, mas as franquias, além de reforçá-la, devem dar seu toque individual em cada detalhe.
Nesse caso, um dos aspectos mais notáveis que suportam o branding é a identidade visual. Por meio dela, a franquia consegue transmitir sua essência, se conectando ao público esperado. Por exemplo, marcas de educação que querem se conectar com jovens, trabalham com cores e até formas específicas, para criar uma identidade que transmita modernidade e seriedade.
Assim como no branding, a franquia pode contar com o apoio da franqueadora para ter um norte de como se posicionar estrategicamente no marketing. Porém, também pode desenvolver suas próprias ações para criar um toque pessoal.
Assim, uma boa estratégia para você investir é no marketing de conteúdo. Nesse caso, ele envolve toda a produção de conteúdos que atraiam consumidores, mas que também possam instruir e conectar cada pessoa com a marca. Exemplos são:
Falando em marketing de conteúdo como uma estratégia de produzir materiais relevantes, a sua atuação nas mídias sociais também é importante.
Mais do que conteúdo postado, é essencial fornecer as informações que as pessoas buscam e criar uma vitrine, na qual você possa mostrar de forma organizada, clara e confiável a atuação da sua franquia.
Para isso, você pode contar com o material disponibilizado pela própria franqueadora, mas também vale ir além, por exemplo:
A franqueadora consegue dar um amplo apoio para a sua unidade. Porém, se tem algo que só você pode fazer, é procurar e construir parcerias com a comunidade. Afinal, essa é uma estratégia local. Aliás, ela é uma ótima maneira de enfrentar a concorrência na sua região.
Para colocá-la em prática, vale procurar apoiadores interessantes, que tenham a ver com a sua marca. Assim, as duas empresas podem criar ações em que uma marca fortaleça a outra.
Por exemplo, ao ter uma franquia de idiomas, que tal fazer parceria com agências de câmbio e seguro para viagem? Afinal, viajar e se comunicar em língua estrangeira é um dos principais motivos que levam alguém a estudar outro idioma.
Em meio a tantas estratégias de marketing para franquias, o foco é sempre nas pessoas. Por isso, você não pode esquecer dos seus próprios alunos.
Nesse caso, algumas ações que ajudam a atrair mais estudantes e a manter o que você já tem na franquia de idiomas são as promoções de incentivo.
Por exemplo, algumas das mais comuns é oferecer descontos extras para quem indica um amigo ou pessoa da família.
Uma boa maneira de criar conexão com as pessoas e convidá-las a conhecer a sua escola de idiomas é por meio de eventos e workshops. Nesse caso, além das propostas da franqueadora, você também pode criar iniciativas.
Aliás, é importante dizer que isso deve acontecer não só no dia da inauguração. Ao longo do ano, vale a pena planejar eventos que envolvam os alunos e suas famílias e amigos, bem como outros que sejam abertos à comunidade. Assim, sempre que alguém pensar em escola de idiomas, pode lembrar de você.
Nesse caso, algumas opções que podem ser usadas são:
Por ser um segmento de franquia com ótimo crescimento, o setor de educação é forte e conta com várias franqueadoras por todo o país, inclusive, na área de escolas de idiomas. Logo, a concorrência também é alta.
Por isso, vale a pena seguir as nossas indicações para fazer uma estratégia de marketing para franquias sólida e personalizada, que complemente o que a sua franqueadora já oferece. Assim, você pode ter um apoio completo e usar sua criatividade para se destacar de forma local, seguindo o seu perfil e interesses.
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