JÁ CONHECE AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM?

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

04

AGO

O advento da internet mudou a forma como o indivíduo lida com a informação. Ele não é apenas um ouvinte, mas sim agente. Quando recebe um dado, interage — seja para compartilhar, como ocorre com a Wikipédia, seja para negociar, como acontece com as empresas. 

A lógica é a mesma na hora de aprender. Por isso, as metodologias ativas de aprendizagem nasceram e ganharam força. Tirar o aluno da passividade aumenta sua capacidade de entendimento. Confira agora o que são e como funcionam os principais métodos da atualidade!  

O que são metodologias ativas de aprendizagem?  

Antes de entendermos o que são metodologias ativas, vamos saber mais sobre os métodos convencionais de aprendizagem.  

Quem é um pouco mais velho conhece a metodologia passiva, em que o aluno era somente o receptor das informações passadas pelo professor. É também um método expositivo, em que o docente apresenta os dados e o estudante os recebe.

O problema é que, em um momento em que as pessoas andam cada vez mais desatentas, esse modelo não consegue prender como acontecia antigamente. Para você ter uma ideia, hoje a atenção humana é de apenas oito segundos — um a menos que a de um peixinho dourado.  

Embora a tecnologia seja a suposta responsável por isso, ela não é a vilã. De fato, permite que o aluno interaja, questione e se aprofunde em um determinado assunto com mais facilidade. E é esse envolvimento com o conhecimento que os novos métodos querem levar para a sala de aula.  

Nas metodologias ativas de aprendizagem, o professor cede o papel de protagonista ao estudante, sem que isso diminua sua importância no processo de ensino.  

Ensino híbrido e metodologias ativas de aprendizagem  

O ensino híbrido é a mistura de atividades presenciais e a distância. Resumidamente, o aluno estuda nos ambientes físico e virtual, com e sem o professor. 

Nesse caso, as tarefas devem ser complementares, reforçando aquilo que o estudante aprendeu durante a aula. Por isso, o conteúdo remoto precisa estar alinhado ao que se aprende presencialmente.  

O ensino híbrido não é uma das metodologias ativas de aprendizagem, mas uma abordagem pedagógica que facilita a implementação delas por meio da tecnologia.  

Quais são as principais metodologias ativas de aprendizagem? 

Agora, conheça alguns métodos de ensino que colocam o aluno como protagonista de sua aprendizagem.

Aprendizagem baseada em problemas  

Também chamada de Problem Based Learning ou PBL, a aprendizagem baseada em problemas é um tipo de metodologia ativa em que os alunos são chamados a resolver conflitos ou questões interdisciplinares. Aqui, a intenção é que o aprendizado ocorra em teoria e prática, de maneira simultânea. 

Por exemplo, o professor expõe um caso aos estudantes. Eles, divididos em grupos, investigam e discutem. Então, propõem soluções e dão justificativas. Ou seja, o problema é utilizado como um meio para a aquisição de conhecimento, já que os educandos se aprofundam na questão e, de certa forma, utilizam o método científico para resolvê-la.

Aprendizagem baseada em projetos 

Da mesma forma que a metodologia baseada em problemas, essa se utiliza de questões reais para engajar os estudantes e fomentar a pesquisa aprofundada e o pensamento crítico. No entanto, nesse caso, os alunos usam ferramentas tecnológicas, textos e até entrevistas.

A partir de uma pergunta-problema, os grupos partem para a elaboração de projetos. Eles devem empregar diferentes recursos para alcançar suas respostas e, principalmente, saber discernir informações reais de falsas. Para tal, precisam usar fontes seguras, como o SciELO e o Google Acadêmico. 

Por fim, os estudantes apresentam seus trabalhos, mostrando ao público as soluções que desenvolveram.

Sala de aula invertida 

Também conhecida como Flipped Classroom, é uma metodologia que inverte o processo tradicional de aprendizagem.

Aqui, em vez de o aluno aprender em sala de aula e, depois, se aprofundar com exercícios em casa, ele já vai para a escola com um bom domínio do assunto. 

A ideia é que o estudante aprenda o conteúdo por meio de recursos virtuais. Assim, quando chega em sala de aula, parte para a troca de ideias com intermédio do professor. 

Gamificação 

Também chamada de aprendizagem baseada em jogos, a gamificação une interação e entretenimento para ensinar o aluno. Durante a experiência, o estudante vai acumulando pontos, ganhando insígnias ou subindo em um ranking. Assim, pode acompanhar seu progresso.

A gamificação é uma das metodologias ativas de aprendizagem mais interessantes da atualidade, porque consegue prender a atenção e usar recursos tecnológicos de maneira inteligente e intuitiva. E o melhor: tudo isso incentivando o conhecimento

Entendeu o que são metodologias ativas de aprendizagem? Para saber mais sobre educação e linguagem, acompanhe as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube, Spotify, Twitter e Pinterest!

E conheça mais sobre o Yázigi Learning Experience e as vantagens para a sua escola.

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning