INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O APRENDIZADO DO ALUNO E SUCESSO DA ESCOLA?

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

09

MAR

A maior parte das pessoas já entende a importância de saber falar inglês na vida adulta. Porém, o que muitos não sabem é o papel do inglês na educação infantil. 

Afinal, podemos aprender a falar um idioma em qualquer fase da vida. Não teríamos porque começar esse aprendizado logo na infância. 

Na verdade, ter aulas de inglês na educação infantil pode ser muito vantajoso. E pode influenciar não apenas o futuro, mas todo o processo de aprendizagem dos pequenos. 

Abaixo, saiba mais sobre a importância do inglês nessa fase e como aplicá-lo! 

A importância do inglês na educação infantil 

Aprender inglês é um critério importante para o mercado de trabalho. Hoje em dia, entendemos que saber o idioma pode não ser mais um diferencial, mas sim um requisito obrigatório. 

Por isso, todos que chegam à vida adulta sabendo falar inglês já tem uma vantagem. Logo, aprender inglês na educação infantil é um pontapé inicial que faz diferença. 

Porém, esse não é o único motivo para estudar o idioma desde a infância. Confira, abaixo, mais alguns benefícios do inglês na educação infantil: 

Facilidade no aprendizado 

É possível aprender inglês em todas as fases da vida. Porém, estudos mostram que quanto mais cedo começamos a aprender, mais fácil pode ser. 

Ou seja, quem começa a estudar o idioma ainda na educação infantil pode ter mais facilidade. Principalmente em questões que envolvem vocabulário e pronúncia. 

Na teoria, isso acontece porque nosso cérebro é mais maleável antes da língua materna se estabelecer. 

Esse aprendizado, logo na primeira infância, não precisa ser formal. Afinal, ninguém espera que crianças aprendam regras gramaticais. 

Porém, ele pode acontecer com a introdução do idioma no cotidiano. De maneira lúdica e divertida, o inglês pode fazer parte da infância. 

Benefícios cognitivos 

Aprender outro idioma, em termos simples, faz bem para o nosso cérebro. Muitas das nossas capacidades cognitivas melhoram a partir desse aprendizado. 

Ao introduzir o inglês na educação infantil, incentivamos um desenvolvimento positivo dessas capacidades. 

Pense no cérebro como um músculo. Ele precisa ser estimulado diariamente para se desenvolver e manter forte. 

Quando se depara com algo desafiador, como aprender um novo idioma, ele encontra novas formas de se fortalecer. 

Alguns dos benefícios são a melhora da memória, do foco e do raciocínio lógico. Por isso, quando uma criança aprende inglês, ela ganha as ferramentas para melhorar em todas as outras matérias. 

Melhora na socialização 

Aulas de idiomas são, invariavelmente, aulas de comunicação. É preciso se comunicar, de forma escrita ou falada, para aprender uma nova língua. 

Sendo assim, essas aulas estimulam a socialização. Os alunos se sentem mais à vontade com colegas da mesma faixa etária e deixam a timidez de lado. 

Também é muito comum que as aulas de inglês na educação infantil sejam motivo de alegria. Inglês é algo novo e diferente das outras aulas. Ela acaba sendo a favorita de muitas crianças. 

Assim, os alunos se sentem mais motivados a demonstrar o que aprenderam. Com o tempo, isso afeta as crianças positivamente e traz mais confiança. 

Aprendizado cultural 

Quando aprendemos um idioma, aprendemos toda a bagagem cultural que vem com ele. Ao estudar inglês na educação infantil, as crianças descobrem novas culturas. 

Elas crescem com uma perspectiva maior sobre o mundo. Conseguem enxergar outros países e pessoas com a mente mais aberta e receptiva. 

No futuro, esse conhecimento vai possibilitar viagens e conexões internacionais. Assim, as crianças se tornam cidadãs do mundo, com um pensamento mais globalizado. 

A partir dessas vantagens, vemos como aulas de inglês na educação infantil podem fazer a diferença. 

Porém, se essas aulas não serão voltadas para gramática e ensino formal, como elas podem ser feitas? 

Como o inglês pode ser aplicado à educação infantil? 

A abordagem do ensino de inglês na educação infantil precisa ser diferente do ensino para adolescentes e adultos. 

Isso porque crianças têm um ritmo diferente, e aprendem de maneiras diferentes. Quem ensina um idioma para crianças precisa ter essa percepção. 

Abaixo, confira algumas ideias básicas e atividades para essa faixa etária: 

Respeite o período de alfabetização 

Ler e escrever pode parecer uma parte essencial do processo de aprendizagem. Porém, é importante não atropelar etapas na educação infantil. 

Se os alunos ainda não passaram pela alfabetização, nada de apressá-los por causa das aulas de inglês. 

O inglês na educação infantil pode se basear em sonoridade. Assim como fazemos com a língua materna, é possível primeiro aprender a falar e entender e, mais tarde, escrever e ler. 

Introduza expressões cordiais aos poucos 

Na infância, ainda estamos aprendendo aquelas que serão as regras básicas de cordialidade por toda nossa vida. 

Em uma aula de inglês, aprendemos expressões como obrigado e por favor no novo idioma. Mas se ainda não sabemos utilizar essas expressões, pode ser difícil aprendê-las em inglês. 

Por isso, essas expressões devem ser introduzidas aos poucos. Assim, elas podem ser utilizadas de maneira mais natural em sala de aula. 

Invista em atividades lúdicas 

Crianças aprendem brincando. Para ensinar inglês na educação infantil, é preciso fazer da aula uma grande brincadeira. 

Muitas vezes, as crianças vão aprender poucas palavras por aula. Porém, a exposição ao idioma e a introdução às palavras básicas é o suficiente nessa idade. 

Algumas ideias de atividades são: 

  • Introduza músicasinfantis em inglês;
  • Leia fábulas e contos de fada em inglês;
  • Utilize jogos e aplicativos para aprender inglês;
  • Leve vídeos e desenhos que as crianças já conheçam, mas legendados em vez de dublados;
  • Faça brincadeiras simples e conhecidas no idioma, como o jogo da forca.

Quando se trata de inglês na educação infantil, os jogos e brincadeiras são a principal ferramenta. Tornar a aula um momento divertido, interativo e instigante é essencial para os pequenos. 

Aprender inglês ainda na infância faz a diferença. Tanto para o adulto, que será um falante fluente do idioma, quanto para a criança e adolescente que terá mais facilidade para aprender. 

Mas é importante, também, encontrar métodos interessantes para as crianças. Elas aprendem em um ritmo diferente, que deve ser compreendido e respeitado. 

O Yázigi traz diversas opções de materiais e programas voltados ao ensino de inglês na educação infantil. Acesse nosso site e conheça nossa metodologia! 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning