INFOGRÁFICO - GUIA DE INVESTIMENTO: 6 PERGUNTAS PARA FAZER ANTES DE ABRIR UMA FRANQUIA DE IDIOMAS

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

28

OUT

Antes de investir em uma franquia de idiomas, o interessado deve pesquisar bastante. Mercado, reconhecimento da marca, suporte do franqueado, royalties, custos e rentabilidade são alguns pontos de atenção. 

Por isso, veja a seguir algumas das principais questões que você deve fazer à franqueadora antes de realizar essa escolha! 

A franquia de idiomas têm experiência no mercado?

Uma franquia de idiomas segura deve ter experiência no mercado. E isso pode ser medido por alguns indicadores, como:

  • Área de atuação (municipal, regional ou nacional);
  • Tempo de atuação no país;
  • Número de unidades.

Essas métricas indicam se a franqueadora possui uma marca sólida e é referência. Afinal, existem franquias com anos de estrada e outras com pouco tempo no mercado. E os anos de experiência são fundamentais para que o franqueado também tenha boas chances de sucesso. Além disso, se a sua atuação é ampla, é sinal de que ela consegue se manter em atividade em diversos contextos.

É uma franquia reconhecida?

Avalie como a franquia é vista no mercado de educação no Brasil. A Associação Brasileira de Franchising (ABF), por exemplo, possui uma lista de franquias com Selo de Excelência. Elas são avaliadas de forma global, considerando finanças, operações, sustentabilidade e outros aspectos. 

Quem recebe esse selo de excelência, sem dúvidas, é reconhecida no mercado. É o caso do Yázigi, que tem 29 selos da ABF. 

Existe um suporte completo ao franqueado?

Essa é uma pergunta muito importante. Principalmente para empreendedores novatos no ramo de franquias. O suporte completo por parte da franqueadora é essencial para o sucesso. Além do modelo de negócios testado e validado, a franqueadora deve oferecer:

  • Suporte estratégico (análise do mercado local, plano de negócios);
  • Treinamentos de capacitação e transferência de know-how;
  • Central de atendimento ao franqueado;
  • Ferramentas de gestão;
  • Consultoria pedagógica.

Qual o custo total inicial para investir na franquia de idiomas?

Para saber o custo total inicial de cada investimento, é preciso consultar a Circular de Oferta de Franquias (COF). Esse documento considera infraestrutura física, mão de obra, Marketing, treinamento de equipe, insumos, peso da marca e outros fatores.

É possível encontrar franquias com diversos serviços ofertados e preços variados. Por isso, a decisão é unicamente do investidor, que deve pesquisar uma marca confiável.

Preciso pagar royalties?

Boa parte das franqueadoras cobram royalties, ou seja, taxas relacionadas ao uso da marca, serviços e suporte. O pagamento pode ocorrer mensal, semestral ou anualmente. E o valor varia conforme o contrato. 

No entanto, existem redes que não cobram taxa de seus franqueados, somente em programas específicos. Então, pesquise bem antes de decidir.

Qual a expectativa de rentabilidade?

A rentabilidade de uma franquia depende de muitos fatores. O envolvimento do gestor com a administração do negócio é um deles. A escolha por uma franquia sólida é outro. E há também o suporte estratégico da marca. 

Investidores que optam por franquias reconhecidas e com marca forte podem ter mais de 20% de lucratividade com o negócio. Em geral, o retorno sobre o investimento aparece entre 18 e 24 meses.


Após conhecer bem todos esses pontos sobre a franquia de idiomas, o investidor estará pronto para tomar uma decisão. E você, está interessado em uma rede sólida e reconhecida? Inscreva-se para se tornar um franqueado Yázigi!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning