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Saber sobre gestão financeira de franquias é essencial tanto para quem já tem uma quanto para quem ainda vai começar. Afinal, realizar uma boa administração de recursos é um dos fatores determinantes para que o negócio tenha sucesso ou fracasse.
Neste post, entenda melhor a importância da gestão de franquias. Além disso, saiba os 9 segredos para realizar a sua e fazer seu negócio crescer. Boa leitura!
Gestão financeira de franquias: por que ela é tão importante?
Na hora de ter uma franquia, você procura por opções rentáveis, certo? Porém, por mais que a franqueadora dê todo o seu apoio, é preciso fazer uma boa gestão de franquias.
Isso porque ela é capaz de determinar os rumos da sua empresa e o seu sucesso. Afinal, detalhes financeiros bem administrados fazem com que você comece bem, tenha equilíbrio ao longo do tempo, recupere seu investimento e, claro, consiga expandir sua franquia. De repente, até para outra unidade.
Por outro lado, quando você não dá atenção à boa administração financeira, o que pode acontecer é a perda de controle, e consequentemente, o aumento de dívidas, a falta de pagamentos e até a falência.
Sendo assim, vale a pena conhecer sobre gestão de franquias e os aspectos mais importantes que a determinam, para você começar a sua ou administrá-la melhor.
O que fazer para realizar uma boa gestão de franquias?
Muitos fatores podem interferir na gestão de uma franquia. A seguir, separamos os principais para você ver como podem ser bem administrados. Confira!
1. Planejamento Financeiro Inicial
Na hora de escolher a sua franquia para investir, além de conhecer o mercado, é preciso fazer o planejamento financeiro inicial. Pode parecer óbvio, mas nem sempre ele é bem-feito, o que acaba por influenciar no crescimento da empresa.
Afinal, mesmo com a franqueadora passando os manuais para a montagem da sua unidade, ainda assim, é preciso pensar nas partes que cabe a você.
Por exemplo, o investimento em estrutura, a contratação de funcionários, e tantos outros detalhes que precisam ser descritos e contabilizados. Só assim vai ter ideia do gasto real do investimento na franquia.
2. Controle de Custos
É necessário ter um controle de custos bem planejado para a gestão financeira de franquias dar certo. Nele, é preciso definir os gastos iniciais, tanto os exigidos pela franqueadora quanto os outros, como energia, internet etc.
Já para quem montou sua franquia, ele passa a incluir os custos operacionais do dia a dia, as despesas extras, como a reforma de uma sala de aula, entre outros aspectos.
Com isso, você consegue se planejar a curto e longo prazo, sem arrumar dívidas, mas sim fazendo investimentos com os recursos disponíveis.
3. Negociação com Fornecedores
No seu planejamento inicial, você vai listar todos os fornecedores que oferecem o melhor custo-benefício para adquirir o que é necessário para a franquia.
Depois, ao longo do tempo, é essencial fazer revisões e novos cálculos, a fim de trabalhar com as melhores opções.
Por exemplo, se você tem uma escola de idiomas, e os preços para a segurança do local subiram em uma empresa, é preciso reformular como pagá-la ou fazer um novo acordo. Pode até ser preciso procurar um novo fornecedor, que ofereça um melhor preço, sem que se perca a qualidade do serviço prestado.
4. Monitoramento de Indicadores Financeiros
Outro aspecto importante para uma boa gestão de franquias é monitorar constantemente os indicadores financeiros. Nesse caso, alguns deles são:
faturamento;
lucratividade;
margem de contribuição;
ticket médio;
capital de giro;
fluxo de caixa.
A partir deles, é possível definir se a empresa está crescendo saudável ou se ela está com problemas financeiros. Além disso, quando os indicadores mostram equilíbrio entre entradas e saídas, é possível traçar estratégias e planejar investimentos, até realizando financiamentos, por exemplo.
5. Reserva Financeira
Gastar todo o lucro de uma empresa é perigoso. Por isso, fazer uma reserva é uma boa estratégia para manter a gestão financeira de franquias funcionando. Nesse caso, ela deve ser mantida e ser usada apenas em caso de emergência ou investimento específico.
6. Estratégias de Precificação
A franquia atua em um mercado regional específico. Portanto, os produtos e serviços devem ser adaptados à realidade daquela área, sem deixar de seguir os padrões da franqueadora.
Sendo assim, realizar boas estratégias de precificação é essencial para uma boa gestão. Afinal, a partir delas, é possível garantir a entrada dos recursos necessários, inclusive para o repasse da taxa de franquia, bem como determinar uma boa lucratividade para a empresa.
7. Investimento em Marketing e Publicidade
Embora seja algo à parte, o marketing e a publicidade têm a ver com a gestão financeira de franquias. Isso porque, embora você possa usar tráfego orgânico, especialmente no começo, é necessário investir recursos nele, para deixar que as pessoas saibam que você existe.
Seja com campanhas na internet e na TV, outdoors, criação de eventos de inauguração, entre outros, é preciso sempre ter uma verba disponível para isso.
8. Capacitação
Muitos empresários donos de franquias se envolvem com a parte operacional. Porém, essa decisão pode afastá-los da parte administrativa, o que não é uma vantagem a longo prazo.
Afinal, para que o negócio comece a crescer, é preciso investir tempo e recursos em planejamento, delegando atividades operacionais a outras pessoas. Nesse processo, investir em capacitação também é vai influenciar em uma boa gestão de franquias.
Pense: sem entender um pouco sobre conceitos financeiros, estratégias, processos administrativos e gestão de pessoas, como é possível cuidar bem de um negócio?
Sendo assim, um dos melhores segredos é buscar especialização e se preparar para levar a sua franquia sempre adiante, com o desenvolvimento de uma visão empresarial, para que possa enxergar e aproveitar as boas oportunidades.
9. Separação de Gastos
Outro segredo que muitas vezes os empresários não sabem, ainda mais quem está abrindo uma franquia, é que seu faturamento não é seu.
Ou seja: sim, as entradas vêm do seu trabalho duro. Mas, depois de pagar as contas e os funcionários, tirar a reserva financeira, não está nada bem sair gastando tudo o que sobrou. E por quê?
Porque esse dinheiro é da empresa e, por mais que você tenha a sua franquia e queira recuperar o capital investido rápido, não é saudável financeiramente pegar o saldo e não considerar certos aspectos. Por isso, o caminho mais sábio é separar os ganhos da empresa de seus ganhos pessoais.
Para você, cabe o pró-labore, que é uma despesa financeira da empresa e pode ser calculado com o mesmo valor da função em um cargo CLT, mais cerca de 20% a 30%, pela ausência dos benefícios trabalhistas.
Além disso, antes de tudo, vale a pena investir realmente no que pode trazer benefícios reais para você. Por isso, você pode contar com o Yázigi, a franquia da maior empresa de educação do mundo.
Embora a franqueadora ofereça suporte, a gestão financeira de franquias vai além e exige se preparar bem para exercê-la. Para isso, você pode seguir os segredos que compartilhamos e que fazem a diferença entre uma franquia com saúde financeira boa ou ruim.
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