GESTÃO DE FRANQUIAS: COMO ADMINISTRAR UMA ESCOLA DE IDIOMAS?

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

17

FEV

Gerir uma franquia, assim como cuidar de qualquer negócio, requer tempo, comprometimento e dedicação. No entanto, por se tratar da área da Educação, o dia a dia do gestor de uma franquia de idiomas também apresenta outra particularidade: o negócio só é bem-sucedido se, antes de tudo, conseguir impactar a vida das pessoas.

E o diferencial em adquirir uma franquia de idiomas é poder contar com o apoio da franqueadora não só pelo peso da marca, mas também contar com toda a expertise da empresa no mercado: soluções, ferramentas, consultoria e etc. 

E ao gestor cabe a responsabilidade de cuidar para que esse organismo, que é uma escola de idiomas, cumpra sua missão.

No entanto, essa missão exige comprometimento.

É preciso gerenciar os professores, estabelecer metas, acompanhar resultados e garantir a estrutura pedagógica de ensino na unidade franqueada. Mas não para por aí! Neste post, explicaremos como funciona o dia a dia de um gestor de uma franquia de idiomas na prática. Veja só:

Gestão da unidade da franquia

Tarefas como plano de ação, definição de metas, monitoramento e acompanhamento de resultados também fazem parte do cotidiano do gestor de franquia de escola de idiomas.

Um dos itens mais importantes para uma gestão eficiente é ter o controle dos custos da franquia. Os números servem como parâmetros para direcionar as possíveis melhorias e sanar eventuais riscos, evitando surpresas desagradáveis. 

Isso inclui os cuidados administrativos-financeiros, como:

  • Fluxo de caixa;
  • Controle de estoque;
  • Taxas de inadimplência;
  • Contas a pagar e receber;
  • Manutenção do patrimônio escolar, garantindo a estrutura adequada do ambiente de aprendizagem — cadeiras, mesas, quadros, paredes.

Por isso, é necessário ficar atento aos custos de salários, manutenções, materiais e despesas emergenciais a curto e longo prazo.

A notícia boa é que, ao comprar uma franquia, você conta com todo apoio de um sistema homologado e eficiente que automatiza boa parte dessas atividades, auxiliando sua gestão de ponta a ponta.

Gestão pedagógica

Os docentes são as peças-chave para a garantia de ensino de qualidade na escola de idioma. Afinal, são eles quem vão executar a atividade-fim da empresa: compartilhar o conhecimento sobre a segunda língua.

Para a gestão, geralmente, um consultor pedagógico capacitado é disponibilizado pela franqueadora para auxiliar o gestor dentro da escola de idiomas, a fim de garantir a estrutura pedagógica da franquia na unidade.

Por isso, é importante saber lidar com os diferentes tipos de personalidade, criar estratégias de motivação, bem como incentivar o constante treinamento da equipe de acordo com a proposta da escola de idiomas franqueadora.

A metologia utilizada pela escola de idiomas é outro ponto que merece destaque na gestão de franquias, pois deve ser divulgada com transparência. Afinal, pais e estudantes têm o direito de conhecer a fundo quais serão os materiais utilizados, o método de aula e a equipe de profissionais envolvidos para o ensino.

E essa é outra das principais responsabilidades do gestor de uma franquia de idiomas: assegurar que os materiais informativos dispõem de todas as informações sobre sua metologia de ensino.

Dessa maneira, as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem ficam mais seguras. Assim, a escola reconhece o que vende e o que pode entregar ao estudante, da mesma forma, os pais e alunos que sabem o que vão aprender ao se matricular.

Gestão comercial

Investir em educação é investir no futuro! E a gestão comercial de uma franquia de idiomas deve estar orientada não só para a venda de cursos, mas sim pela missão da empresa como um todo. Um time de vendas em sintonia com o propósito da franqueadora é o propulsor perfeito para que a unidade alcance o sucesso.

Então, a gestão comercial tem a ver com a habilidade de comunicação com o público e com o poder de persuasão, o que impacta em suas vendas. 

Com o apoio da franqueadora, o gestor acompanha e executa as estratégias de expansão da marca, atraindo muito mais clientes para o negócio.

Gerir uma franquia de idiomas requer uma mescla de habilidade em lidar com pessoas e números, bem como paixão em transformar vidas.

E, com certeza, esse trabalho fica ainda mais fácil quando se conta com uma empresa franqueadora engajada em apoiar sua rede de franqueados. São ferramentas, expertise, consultoria e todo apoio para que o projeto prospere.

Acredita que investir em educação é investir no futuro e gostaria de contar com o apoio de uma das maiores franquias da área no Brasil?

Conheça mais sobre a proposta do Yázigi e comece, agora mesmo, a transformar a Educação em sua cidade com uma escola de idiomas de sucesso!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning