19
OUT
Se você deseja ter o seu próprio negócio voltado à educação, saiba que uma escola de idiomas é uma excelente opção. No entanto, para que seu empreendimento dê certo, é necessário entender de gestão da franquia de idiomas.
Porém, não se preocupe caso você seja mais da área pedagógica. Cuidar da gestão pode parecer difícil no início, mas com as nossas 10 dicas, você se sentirá mais seguro para ter o seu negócio. E então, ficou interessado e quer conferir tudo com a gente? Veja a partir de agora os tópicos que separamos especialmente para você!
No plano de ação, há estratégias que servem para corrigir ou evitar erros. Para começar, coloque no papel todas as despesas fixas e os investimentos que você terá que fazer para abrir uma franquia de idiomas.
Saiba, ainda, que um bom plano de ação deve se preocupar com a redução dos custos. Portanto, se você optar por uma franquia de idiomas, converse com a empresa franqueadora e tire todas as suas dúvidas.
2. Trace metas para cumprir
Qual é o negócio que sobrevive sem metas? Nenhum, não é mesmo? Trace metas de produção, de vendas de cursos e trabalhe para cumpri-las. No final, você verá que não é tão difícil cuidar desta parte da gestão da franquia de idiomas.
Depois de elaborar seu plano de ação para gestão da franquia de idiomas, é hora de monitorar os resultados. Não se esqueça de acompanhar todos os processos que envolvem a sua escola de idiomas.
Veja quantos alunos se matricularam para o ano e desistiram dos estudos. Tente descobrir porque não frequentam mais a escola. Estar por dentro de tudo isso é importante para estruturar processos.
4. Controle os custos
Essa é outra dica importante para quem deseja fazer uma boa gestão da franquia de idiomas. Controlar os custos significa entender de fluxo de caixa, contas a pagar e a receber.
Controlar o estoque não é apenas verificar se falta o material didático. Também é olhar se faltam itens de limpeza para manter a escola de idiomas, e de higiene, para os professores e alunos. Além de cuidar da parte pedagógica, você deve garantir o conforto de quem frequenta o espaço.
Quem deseja ser um franqueado, saiba que os primeiros passos devem ser acompanhados por quem entende do assunto. O Yázigi é o tipo de franquia que colabora com o gestor, para que tome as melhores decisões em relação ao seu próprio negócio.
A empresa ajuda a estruturar processos, como as questões relacionadas ao ponto comercial, aos planos de negócios individuais e ao treinamento de gestores e da equipe.
Além disso, por meio de um canal exclusivo, o Yázigi auxilia o franqueado a resolver todos os problemas relacionados a sua escola de idiomas. Portanto, você se sentirá ainda mais seguro sabendo que pode contar com uma equipe especializada sempre que tiver necessidade.
Os docentes são as peças-chave da sua escola. Ao pensar na gestão da franquia de idiomas, inclua os professores. Contrate professores e funcionários que garantem a qualidade do ensino e dos serviços.
Pense em professores que realmente vão agregar valor ao seu espaço pedagógico. Nós sabemos o quanto a educação é importante para você, e por isso, priorize professores qualificados. A nossa dica neste sentido é você aproveitar o trabalho do consultor pedagógico, que é disponibilizado pela franqueadora.
Este profissional poderá te ajudar a garantir uma excelente estrutura pedagógica para educadores e alunos.
Há algumas ferramentas que ajudam na gestão da franquia de idiomas, que ajudem a controlar propostas de vendas, lançar notas fiscais eletrônicas e até atualizar o giro de estoque de forma automática.
Também existem softwares ideais para pequenas empresas que têm vendedores externos. Com um smartphone, você escaneia notas fiscais, recibos e pagamentos. O programa também gera relatórios que são exportados para sistemas de gestão. Você pode baixá-lo por meio de um aplicativo para Android ou iOS.
Outra ferramenta que pode te ajudar na gestão da franquia de idiomas é um contador eletrônico. O atendimento normalmente é feito online e você contará com a assistência de especialistas em contabilidade. O sistema pode calcular impostos e pró-labore, emitir notas fiscais e permitir assinatura de documentos.
Ainda vivemos um período de pandemia onde a regra é o isolamento social. Para épocas como esta, utilize recursos que ajudam na comunicação entre alunos e colaboradores. Além dos mais simples como Whatsapp e Skype, tem o Slack, um aplicativo onde é possível integrar toda a sua equipe de trabalho.
Com o Slack, você cria salas de grupos específicos. Exemplos:
diretores da escola e equipe pedagógica;
professores;
professores e alunos;
diretores e representantes da empresa franqueadora.
O aplicativo, que também funciona em computador, dá para compartilhar arquivos e até notícias. É importante enfatizar que o Slack tem uma versão paga e outra gratuita. No entanto, se a sua equipe é pequena, você poderá usar a versão free tranquilamente.
E para finalizar a nossa lista de dicas para gestão da franquia de idiomas, conheça ferramentas que ajudam na organização do seu negócio. Uma delas é o Trello. Ela permite gerenciar tarefas e criar listas com obrigações a fazer. Você também consegue marcar tarefas que estão em andamento e que foram realizadas.
Com o Trello, você ou a sua equipe enviarão notificações sobre a mudança de horário de trabalho ou de atividades. E o melhor, a ferramenta é gratuita e pode ser usada tanto no Windows, iOS ou Android.
Viu como dá para fazer uma gestão da franquia de idiomas de maneira eficiente? Agora que você conhece esses passos, que tal aplicá-los?
Quer aprender um pouco mais sobre franquia de idiomas? Acesse o nosso próximo post e veja a importância de investir em uma franquia que transforma a educação!