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Geralmente, o investidor que pesquisa por novas opções de negócios analisa os possíveis mercados para ingressar. Nos últimos anos, uma das opções de destaque é o mercado de educação. Puxado por franquias de idiomas e outros tipos de negócio, este mercado ainda se mantém promissor mesmo diante das crises.
Mas como será o futuro das franquias de idiomas e de todo o mercado de educação no Brasil? A previsão é otimista. Descubra o por quê!
De 2013 até 2017, o total de empresas no mercado de educação cresceu 37,5%. O número saltou de 1,3 milhão para quase 1,8 milhão. Em contraponto, o total de empresas ativas caiu 6,73%. Neste mesmo período, por exemplo, as empresas da área de serviços pessoais tiveram a maior queda do mercado, já que dependem de renda para o consumo.
Contudo, se pensarmos bem, empresas do segmento educacional também dependem de uma clientela com dinheiro no bolso. Então, como explicar esse crescimento divulgado pela pesquisa realizada pelo IBGE, baseada no Cadastro Central de Empresas?
Simples. O mercado de educação trabalha com negócios essenciais em qualquer cenário. Por isso, mantém sua previsão otimista mesmo em momentos de crise. E os anos de crescimento também são esperados para a próxima década. Um dos motivos é a força do franchising, como é o caso das franquias de idiomas.
O mercado de franquias teve um crescimento nominal de 5,9% no segundo trimestre de 2019. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor, desenvolvida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). E isso em meio às crises financeiras.
André Friedheim, presidente da ABF, entende que as características das franquias explicam esse crescimento. Força da marca, trabalho em rede, transferência de know-how. Tudo isso contribui para o sucesso de um negócio deste modelo.
Mas este não é o único motivo. Outra razão relevante é a busca constante dos profissionais por capacitação de qualidade. E é justamente isso que torna o mercado de educação tão essencial.
A capacitação profissional é uma das carências do mercado de trabalho. Afinal, gestores de todos os segmentos pontuam a falta de profissionais qualificados para ocuparem certas funções. Inclusive, poucas pessoas no Brasil falam inglês, um dos principais requisitos atuais para conseguir um bom emprego. A taxa não chega a 5%.
Se olharmos pela ótica contrária, 95% dos brasileiros não falam inglês. Ou seja, trata-se de uma grande oportunidade a ser explorada por muitos e muitos anos. Por isso, o investidor que pensa em uma franquia de idiomas sabe que a busca por tal capacitação não acabará tão cedo.
Pensar no mercado de educação é, necessariamente, cogitar o investimento em franquias de idiomas. Não só para aproveitar a oportunidade de mercado que acabamos de mencionar, mas para fazer parte de uma rede forte e reconhecida por todos.
E isso é especialmente interessante para o investidor que não possui experiência no segmento. Afinal, embora as inseguranças sejam normais, os desafios podem ser superados. Isso porque no modelo de franquias existe um amplo auxílio da franqueadora.
Ingressar em uma marca bem estruturada é receber suporte em qualquer situação, seja em tempos mais tranquilos ou em momentos de crises. Uma franqueadora de sucesso possui experiência no mercado para lidar com a instabilidade e com a prosperidade. Por meio da transferência de know-how, do suporte estratégico, de treinamentos, software de gestão e outras ferramentas, o franqueado consegue ter sucesso em seu negócio.
Mas é preciso destacar também a importância do futuro do mercado de educação. Ele é promissor por ser essencial, mas também por investir constantemente em tecnologia e inovação. Isto é, o setor está sempre em busca de novos modelos de negócio para atender à era digital. Em outras palavras, é um segmento que está sempre condizente com as situações atuais.
O modelo de negócios das franquias de idiomas contribuem para o crescimento do mercado de educação. E mesmo um investidor mais receoso tem, assim, uma ótima oportunidade de ter um negócio sólido se postar neste mercado.
Mas se os dados apresentados não são suficientes para você tomar uma decisão, veja 5 motivos para investir em uma franquia de idiomas!