20
OUT
Não é porque um modelo de negócio já deu certo que isso quer dizer que não existem riscos. Na verdade, pode até indicar que as chances são grandes, mas ter uma franquia de sucesso requer dedicação e uma série de cuidados.
Afinal, alguns erros podem levar ao caminho contrário. Como não é esse o objetivo de nenhum empreendedor, listamos aqui dicas que podem ajudar a conquistar os melhores resultados no seu negócio considerando os erros mais comuns ao investir em uma franquia. Confira!
Antes de mais nada, sua escolha por uma determinada franquia deve partir de uma boa pesquisa de mercado. É claro que um dos primeiros interesses de qualquer investidor é saber se o negócio é rentável, mas não espere que as coisas aconteçam sozinhas.
Optar por uma rede reconhecida e bem-sucedida faz a diferença, embora não seja uma garantia de que vai dar certo. As empresas franqueadores apresentam uma perspectiva geral para facilitar o caminho. Mesmo assim, não ignore a importância de ter um planejamento próprio condizente com a realidade particular de cada negócio.
Por exemplo, ter uma franquia em São Paulo que é a maior cidade do país ou em um pequeno município do interior pode ser bem diferente. E isso não tem a ver com a probabilidade de sucesso ou lucro, mas com todos os fatores que a gestão de uma franquia envolve. Fique atento para não errar por falta de estruturação!
O padrão estabelecido pela franqueadora tem uma razão para existir. O modelo é criado, estudado e validado. Logo, seguir as diretrizes predefinidas faz parte do processo, além de normalmente ser uma condição para conseguir ter o sucesso esperado com o seu negócio.
Concordando ou não com alguns detalhes, é fundamental seguir todas as regras e saber exatamente até onde vai a sua autonomia para tomar decisões. Faça somente o que for permitido para não criar problemas que possam configurar ruptura de contrato. Aliás, essa é uma dica essencial: esteja ciente sobre todas as cláusulas do contrato para evitar dores de cabeça e questões judiciais.
Sim, números e mais números! O financeiro é um ponto-chave para o sucesso de qualquer negócio, e vai exigir atenção constante. Se você pensa em abrir uma empresa e não tem noção de finanças, saiba que vai precisar aprender um pouco sobre o assunto ou procurar alguém para ajudar com isso.
O modelo de franquias costuma ser vantajoso e lucrativo, mas isso depende de cuidar da estabilidade financeira — e é justamente nisso que muitos gestores erram.
Não foque somente no capital inicial do investimento e também não se iluda com a garantia de retorno. A tarefa é acompanhar o fluxo de caixa de perto, conferindo receitas, despesas, métricas e necessidades de investimento.
Lembra do planejamento? Tenha uma previsão para curto, médio e longo prazo, incluindo a existência de uma reserva financeira para eventuais imprevistos.
O espaço físico do negócio é mais um ponto de atenção, e uma escolha errada é capaz de impactar diretamente os seus resultados. Por isso, pesquise diferentes opções e analise com calma cada uma delas.
A facilidade de acesso é um dos grandes benefícios de uma boa localidade. Existem ainda outros critérios como circulação de pessoas na região, tamanho do espaço, infraestrutura necessária para as operações etc. Algumas franqueadoras têm diretrizes sobre a localização do negócio, mas isso nem sempre vai acontecer.
O ideal é avaliar o público para saber como atendê-lo da melhor forma na escolha do lugar, até porque é bem diferente abrir uma franquia de alimentação, de moda, de saúde ou de educação, por exemplo.
Essa é uma etapa superimportante para ter uma franquia de sucesso, mas, infelizmente, costuma ser uma falha bastante comum entre franqueados.
A capacitação da equipe no momento inicial do negócio é somente o ponto de partida. As atualizações recorrentes é o que vai ajudar a garantir que a qualidade se mantenha ao longo do tempo, sobretudo se há troca de colaboradores, ou se a qualificação do time acaba sendo um diferencial para o seu nicho de mercado. É o caso de escolas, consultorias, entre outros.
Muitas vezes, a própria franqueadora oferece treinamentos periódicos e todo suporte necessário para lidar os desafios da rotina. Aproveitar essa expertise e absorver todo conhecimento possível é uma das vantagens de escolher uma boa franquia para investir! Porém, todo gestor deve criar o hábito de capacitar e engajar seu time independentemente de apoio externo.
Para completar a nossa lista, não deixe que a acomodação seja um obstáculo para o sucesso do seu negócio. É preciso estar atento ao mercado o tempo todo, reconhecendo mudanças e tendências que podem influenciar nas suas atividades.
Tanto a empresa franqueadora quanto a própria rede de franqueados são referências para ficar de olho, pegando dicas do que fazer para atrair e reter clientes. Se você está em um ramo com o qual já tem certa experiência e proximidade, esse trabalho provavelmente fará parte da sua rotina. É o que acontece quando professores decidem abrir uma escola de idiomas ou chefes de cozinha abrem um restaurante.
Por outro lado, considere que a administração de um negócio envolve decisões variadas. Sempre que não sentir segurança para dar um passo, busque ajuda para reduzir os riscos.
Agora que você já conhece alguns dos principais erros a serem evitados para ter uma franquia de sucesso, comece a traçar seu plano para lidar com cada um deles. A verdade é que não existe mágica, e todo negócio precisa de uma boa gestão! Vale lembrar que, quando você pode contar com uma verdadeira parceria nessa jornada, tudo fica mais fácil. É isso que o Yázigi proporciona para os seus parceiros.
Quer fazer a melhor escolha de franquia? Seja um franqueado do Yázigi e tenha sucesso com a sua escola de idiomas. Entre em contato com a gente e conheça todos os diferenciais!