FORMAÇÃO CONTINUADA: INVISTA NO CORPO DOCENTE DA ESCOLA

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

11

JUN

A formação continuada pode ser definida como um esforço contínuo de profissionalização. Essa iniciativa é muito valorizada hoje, tendo em vista a agilidade com que a sociedade e o mercado se desenvolvem.

O conceito se aplica a todos os segmentos, mas em especial à área acadêmica. Isso porque os professores precisam ser preparados para trabalhar as técnicas mais recentes e, assim, garantir uma boa formação aos seus alunos.

O que é a formação continuada?

Como adiantamos, a formação continuada é algo que deve ocorrer de forma contínua entre os profissionais de educação.

Basicamente, esse conceito começou a ser aplicado no Brasil em 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que o tornou um direito de professores de todos os níveis.

Portanto, o processo deve ser encarado como algo permanente, com iniciativas que acompanhem o desenvolvimento do professor no decorrer de toda a sua carreira.

Quais são as principais vantagens da formação continuada?

Investir em formação continuada traz muitas vantagens para as instituições de ensino. Veja, a seguir, quais são as principais delas.

Desenvolvimento de novas habilidades

A formação continuada pode servir para que os professores desenvolvam novas habilidades essenciais para a rotina de trabalho.

Para que uma escola seja considerada bilíngue, o recomendável é que todos os educadores saibam se comunicar em inglês, não apenas os que ministram a disciplina de Língua Inglesa.

O aprendizado da língua estrangeira é um exemplo, portanto, de uma nova habilidade que o corpo docente pode desenvolver.

Motivação do corpo docente

Quando se investe em formação continuada, os professores se sentem mais motivados. Afinal, eles percebem que a escola se preocupa que eles se desenvolvam como profissionais.

Os programas de formação continuada também podem ser aliados a políticas de cargos e salários.

Ou seja, o professor que se qualificar poderá trilhar um plano de carreira bem definido, para ganhar mais ou até mesmo assumir cargos de coordenadoria pedagógica.

Garantia de uma educação de qualidade

Com o investimento em formação continuada, a escola poderá contar com os melhores professores em seu corpo docente e, consequentemente, garantir uma boa formação dos estudantes.

Inclusive, esse é um excelente argumento para atrair alunos, tendo em vista que os pais sempre desejam que os seus filhos sejam educados pelos melhores profissionais.

Melhorias para a escola

A formação continuada também possibilita que o professor traga ideias diferentes e novos projetos para a instituição de ensino, como metodologias, eventos etc.

De tal maneira, podemos dizer que esse processo contribui para que o profissional de educação promova melhorias na escola em que trabalha.

Atendimento às demandas da sociedade

Investir em formação continuada também pode servir para atender melhor às demandas da comunidade na qual a escola está inserida.

Exemplo disso pode ser visto atualmente, com a pandemia da Covid-19. As escolas tiveram que se reinventar e migrar para aulas híbridas ou online.

Nesse sentido, os professores tiveram que se preparar para lidar com novas ferramentas, que vão muito além das já tradicionais no âmbito educacional.

As escolas que investiram em formação continuada, proporcionando treinamentos para que os professores ministrassem aulas online, por exemplo, saíram na frente.

Elas conseguiram se adaptar melhor à crise sanitária e atender a essa demanda da sociedade.

Como promover a formação continuada na escola?

Existem diversas formas de promover a formação continuada entre o seu corpo docente. Uma das mais comuns é a pós-graduação.

Nesse caso, a escola pode fazer parcerias com IES e conseguir bolsas totais ou parciais para cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Também é possível realizar treinamentos e workshops para o desenvolvimento de habilidades específicas, como o uso de novas tecnologias e metodologias de ensino. Esses eventos podem ser realizados periodicamente na escola, como uma vez a cada trimestre.

A escola ainda pode oferecer cursos importantes para os educadores, como os de idiomas. Defina um dia específico da semana para a realização dessa atividade.

Não há dúvida de que investir em formação continuada é uma necessidade para as escolas. Essa é uma prática em que todos os envolvidos saem ganhando: os professores, os alunos e a própria instituição.

Se este conteúdo foi útil para você, acompanhe as nossas redes sociais para sempre ter acesso às nossas publicações! Temos perfis no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Spotify, no Twitter e no Pinterest. Não deixe de nos seguir em todos esses canais.

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning