EDUCAÇÃO BILÍNGUE: COMO IMPLEMENTAR NA SUA ESCOLA?

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

01

MAI

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, de modo que o domínio da língua inglesa virou pré-requisito para vagas de emprego e outras oportunidades profissionais e pessoais. É por isso que a educação bilíngue é tão procurada.

Percebendo essa necessidade, pais de crianças e adolescentes buscam matricular os seus filhos em instituições de ensino que ofereçam a educação em dois idiomas. Nesse sentido, perguntamos: a sua escola já está preparada para essa demanda?

Dicas para implementar a educação bilíngue na sua escola

Reunimos algumas dicas para que você possa implementar a educação bilíngue na sua escola com sucesso. Confira a seguir!

Siga a legislação vigente

De acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), uma escola de educação bilíngue precisa promover um currículo único, integrado e ministrado em duas línguas de instrução, em todas as séries.

Ou seja, não basta contar com um professor que fale o inglês fluentemente, por exemplo. É necessário oferecer atividades em dois idiomas em todas as disciplinas escolares.

A escola também precisa contratar para as disciplinas ministradas na segunda língua apenas professores graduados nas áreas afins, com pós-graduação em Educação Bilíngue e certificação de proficiência em inglês nível B2.

Prepare-se financeiramente

Para oferecer uma educação bilíngue, é preciso realizar investimentos na escola. Por isso, antes de mais nada, a instituição deve se planejar financeiramente.

Portanto, conte com um planejamento estratégico financeiro bem organizado para conquistar mais resultados positivos com essa iniciativa.

Conte com a ajuda de especialistas no assunto

A escola deve contar com a ajuda de especialistas no assunto e, dessa forma, suprir todas as necessidades para garantir a educação bilíngue. O Yázigi, por exemplo, oferece para as escolas um programa chamado Learning Experience (YLE).

No YLE, toda a experiência e os resultados das metodologias Yázigi são adaptados para um programa de carga horária estendida de inglês ou incremento à grade curricular, desenvolvido exclusivamente para que os seus alunos alcancem a fluência na língua inglesa.

As atividades do YLE podem ser aplicadas em iniciativas curriculares e extracurriculares na instituição de ensino parceira.

Adeque a sua grade curricular

Como você já deve ter percebido, a grade curricular também precisa ser adequada para que os alunos tenham uma educação bilíngue.

Dessa forma, como prevê o programa YLE, além de oferecer aulas de inglês no contraturno, o próprio currículo básico da instituição deve ser modificado.

Prepare a sua equipe

A equipe da escola precisa ser preparada para que a instituição seja realmente reconhecida como bilíngue. Uma boa prática é priorizar a contratação de professores e funcionários que sejam fluentes em inglês.

De tal maneira, até mesmo colaboradores como uma secretária ou um bibliotecário podem falar no idioma estrangeiro com os alunos, eventualmente.

Crie um ambiente bilíngue

O ambiente da escola precisa ser bilíngue, para que os alunos tenham cada vez mais contato com o idioma estrangeiro, e não apenas durante as aulas de inglês.

As placas de sinalização e os avisos nos quadros da escola, por exemplo, podem ser escritos nos dois idiomas, para que os alunos consigam assimilar a língua inglesa no seu dia a dia.

Acompanhe o processo

O funcionamento de uma escola bilíngue precisa ser acompanhado de perto por professores, coordenadores e diretores, de preferência com a ajuda de indicadores de desempenho.

É importante que a equipe administrativa e o corpo docente estejam sempre atentos para que as atividades sejam realizadas de maneira coerente e garantam um bom aprendizado.

Divulgue a novidade

Uma vez que o programa bilíngue esteja devidamente implementado na sua escola, a novidade precisa ser divulgada para atrair mais pais e alunos.

Para isso, as redes sociais e o site da instituição são excelentes aliados. Além disso, você pode contratar um serviço de assessoria de imprensa para emplacar matérias e releases na mídia, como em portais de notícias, jornais e emissoras de rádio e TV locais.

As escolas do futuro têm educação bilíngue. Por isso, convém que você comece a adaptar a sua instituição o quanto antes. O Yázigi pode ajudar nisso.

Para saber mais, acesse o nosso site e conheça o programa YLE. Ele é ideal para que você possa oferecer uma educação bilíngue eficiente na sua escola!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning