CORPO DOCENTE: COMO MANTER A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM MEIO A TROCAS?

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

24

NOV

Você que é coordenador pedagógico sabe muito bem como a troca do corpo docente pode prejudicar o ambiente escolar, não é mesmo? O rodízio de professores afeta a gestão escolar e principalmente os alunos.

Segundo estudos, a alta rotatividade do corpo docente afeta exponencialmente a aprendizagem dos estudantes. No entanto, como manter a qualidade da educação em meio à troca do corpo docente? Leia o artigo e entenda tudo sobre o assunto!

Como recepcionar os novos professores?

Em primeiro lugar, o corpo docente deve acolher os nossos professores. Em seguida, a coordenação pedagógica pode:

Apresentar a escola aos novos professores

Em primeiro lugar, é importante que os novos professores conheçam a escola e o corpo docente. Por isso, apresente a direção, os colegas da coordenação, os funcionários e todos os demais professores. Também é importante falar se a escola tem normas pedagógicas.

Discutir o PPP

Você deve marcar uma reunião individual com o novo professor para discutir o Projeto Político Pedagógico (PPP). Mostre os planos para o mês e o semestre, bem como para falar da instituição e suas metas de trabalho. Esse é o momento de traçar o perfil dos alunos e da classe que ele assumirá.

Conhecer os novos profissionais

Chegou a hora de conhecer os novos profissionais. Ouça as experiências da escola de onde eles vieram. Veja o trabalho que desempenharam. Essa será a forma de conhecer o perfil de quem irá fazer parte do corpo docente.

Designar alguém para ajudar no dia a dia

Sabe o professor experiente e receptivo? Coloque-o para ajudar e esclarecer as dúvidas futuras do novo professor. Ele poderá auxiliar o colega em várias tarefas.

Como reter talentos no corpo docente?

Um dos maiores desafios de qualquer instituição escolar é reter talentos no corpo docente. Segundo uma reportagem da Revista Abril, vários são os motivos que fazem um professor desistir da sala de aula.

Entre eles, podemos citar o salário, a localização, os recursos disponíveis e o perfil da instituição. Mas como reter talentos? Veja o que fazer:

Mantenha o diálogo aberto com o corpo docente

Durante as reuniões com o corpo docente, sempre dê a oportunidade dos professores se expressarem. Mesmo que os novatos se sintam “envergonhados”, diga que o espaço estará aberto para opiniões e críticas.

Afinal de contas, é mais fácil uma pessoa recém-chegada ver os problemas da instituição do que um professor que tem anos de casa.

Dê condições necessárias para um bom trabalho

Para qualquer corpo docente funcionar bem, a escola deve oferecer recursos pedagógicos. Mas quais são esses recursos? Material didático, jogos, livros, tecnologia, tudo que ajuda o professor a desenvolver uma boa didática com seus alunos.

Desta forma, o professor se sentirá mais atraído pela escola, pois será capacitado para oferecer um ensino de qualidade. Além disso, hoje em dia, os recursos tecnológicos são uma realidade nas instituições de ensino.

Portanto, o corpo docente deve contar com tablets, datashow, sites educativos, redes sociais e qualquer outro tipo de recurso que possa ajudar no trabalho do professor.

Invista em capacitação para o corpo docente

As capacitações como a formação continuada também aumentam a motivação do corpo docente. Quando a instituição se preocupa com o professor, ela mostra seriedade com a educação. Além disso, é tratada com respeito e com carinho por todos.

Além disso, um profissional que faz capacitações se sente mais preparado para a sala de aula, pois estará sempre em contato com outros professores e instituições.

Dar o devido reconhecimento

Reconheça o seu corpo docente. Você pode fazer mudanças na educação com a participação dos professores. Assim, os professores se sentirão como parte integrante da instituição e poderão dar importantes contribuições que sua formação lhes permite.

No entanto, tenha em mente que valorizar o educador vai além da prática escolar. Você também deve investir em formação e oferecer cursos de aperfeiçoamento. Também pode gratificá-lo com incentivos pelo seu desempenho e remunerá-lo de maneira digna.

Promova um bom ensino a distância

Se na sua escola você valoriza outros idiomas, promova um bom ensino à distância. Conte com uma plataforma que oferece soluções como Yázigi Learning Experience (YLE), um programa exclusivo para instituições de ensino privadas ou cursos de formação continuada.

Como você viu neste post, há várias maneiras de manter a qualidade do ensino com a troca do corpo docente. Além disso, com a ajuda tecnológica como a oferecida pelo Yázigi, a sua escola vai oferecer um ambiente agradável para o professor poder executar todas as suas tarefas.

Gostou do conteúdo? Acesse o conteúdo do nosso blog e confira outros artigos como esse!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning