24
JUL
O mercado de educação vem crescendo nos últimos anos. Por isso, investidores colocam as franquias de idiomas como uma das opções seguras do segmento. Esse é um bom indício de que esse tipo de negócio consegue atrair de fato seu público-alvo. Em outras palavras, sua escola de inglês terá alunos a todo o momento.
Mas um mercado favorável não é o único fator que influencia na clientela. Os gestores de franquias de idiomas sabem disso. A seguir, apontamos três questões para prestar atenção e manter sua escola de inglês sempre repleta de alunos. Confira!
Se todas as escolas de inglês trouxessem rentabilidade satisfatória, seria fácil. O investidor fecharia os olhos e pronto. Qualquer uma serviria. Mas a realidade é bem diferente. É preciso escolher a franquia certa!
Cuidado e critério na hora de analisar as opções é fundamental. Afinal, a força da rede é determinante para ter alunos em sua escola de inglês.
Para começar, o interessado precisa pesquisar sobre a presença da marca no mercado, seu nível de reconhecimento. Por exemplo, embora uma franquia pequena possa ter um investimento inicial menor, a escolha por uma rede consolidada e reconhecida traz retorno certo. Com uma boa gestão de negócio, as chances de sucesso são ainda maiores.
Além disso, uma franquia experiente é essencial para que sua escola de inglês se mantenha de pé nos momentos de crise. Além de ter a expertise em cenários desfavoráveis, o investidor recebe um suporte qualificado a todo momento. E isso é mais um ponto positivo na hora de manter seus clientes.
Fazer parte de uma rede de franquias de idiomas é muito vantajoso. O modelo de negócios testado e aprovado possibilita você começar a escola de inglês já conhecendo seu público-alvo. No entanto, é claro, o trabalho de relacionamento depende de cada unidade.
Como sua escola de inglês se comporta em relação aos clientes é responsabilidade exclusiva do gestor. Cada local possui particularidades. Estude bastante seu mercado para se adaptar às necessidades daquele público.
Por isso, para sempre ter alunos em sua escola de inglês, você precisa manter o foco do negócio neles. Acolhimento, equipe preparada, qualidade de ensino, metodologia diferenciadas e propostas inovadoras. Tudo isso deve fazer parte do seu dia a dia. Manter um relacionamento próximo também é necessário. E isso envolve colher feedbacks constantes, para adotar melhorias contínuas.
Um negócio focado no cliente consegue expandir o alcance de suas atividades. Afinal, é mais fácil um aluno satisfeito indicar sua escola para um amigo, certo?
Para sempre ter alunos em sua escola de inglês, seu marketing deve ser muito bem feito. Inicialmente, é necessário fazer um estudo do mercado e analisar a concorrência.
Se seu negócio é o único a oferecer um curso inovador, vale a pena criar uma campanha voltada só para ele, certo? Por esse motivo, fazer um bom curso de tráfego pago pode ser interessante para você aprender a captar mais clientes para sua franquia, seja via facebook, google ou qualquer outra plataforma de anúncio.
Agora, se a oferta é semelhante à concorrência, foque nos diferenciais. A partir dessa análise, o seu objetivo é traçado.
Após estudar os concorrentes, suas ações devem percorrer todo o funil de vendas. De forma simples, esse funil é todo o caminho que um potencial cliente percorre até se tornar cliente. Ou seja, realizar uma conversão. E existe um planejamento correto para conduzi-lo para a etapa seguinte até que ele se torne um aluno.
Além disso, algo fundamental no marketing é a presença online. Blogs, sites e mídias sociais podem ser meios responsáveis pela conversão. Mantê-los sempre atualizados, com conteúdos relevantes, é uma prática eficiente. Interagir com o público-alvo também é investir no relacionamento com o cliente. Não deixe essas atividades de lado.
Por fim, vale destacar a forma de publicidade no franchising. Afinal, quando se fala em franquias de idiomas, as ações de marketing são apoiadas pela franqueadora. Por isso, pode existir uma campanha nacional a ser aproveitada. Mas nada impede de, dentro dos preceitos da rede, realizar suas próprias campanhas. Afinal, como pontuamos, há particularidades locais que devem ser exploradas.
Para sempre ter alunos em sua escola de inglês, é preciso saber aproveitar o crescimento do mercado. Nem todas as franquias de idiomas trazem bons resultados, mas é possível encontrar verdadeiras minas de ouro por aí. Escolher uma opção segura é fundamental. Além disso, o marketing e todas as ações de gestão devem focar no público-alvo. Afinal, a máxima “o cliente tem sempre razão” não existe por acaso.