COMO REDUZIR A TAXA DE EVASÃO EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS?

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

21

SET

Existem alguns motivos que costumam estar por trás da taxa de evasão escolar. Em uma escola de idiomas, vale a pena ter atenção a questões específicas.

É o caso do aluno que entende o ensino de inglês apenas como um complemento à sua formação, não como algo essencial.

Em situações assim, diante de problemas como crises financeiras e aumento de desemprego, a tendência é que a evasão escolar aumente.

Então, o que pode ser feito? É preciso pensar em meios para evitar prejuízos e aumentar a demanda da escola de idiomas. Isso dará estabilidade ao negócio.

>> Leia também: Gestão escolar - 8 dicas para manter a eficiência da instituição

Se esse assunto interessa a você, confira algumas dicas neste artigo e comece a fazer a diferença!

Tenha uma boa infraestrutura

Mesmo diante da necessidade de cortar gastos, um consumidor sempre avalia a relação custo-benefício daquilo que compra.

No caso de uma escola de idiomas, o mais importante é que ela seja um investimento com potencial real de retorno para ele ou seus filhos.

Se conseguir passar essa imagem, a instituição de ensino jamais será vista como algo supérfluo, o que é fundamental para reter clientes em momentos difíceis.

Por isso, aposte em infraestrutura: espaço físico, materiais didáticos e inovações tecnológicas, entre outros. Esses são elementos que podem ajudar você a controlar a taxa de evasão escolar.

Invista em tecnologia de ponta

Não é por acaso que recursos tecnológicos atraem e retém clientes. Com eles, é possível conectar o aluno com o mundo todo.

É por isso que, em uma escola de inglês, podem ajudar a diminuir a taxa de evasão.

Ferramentas avançadas permitem que os alunos desenvolvam as quatro habilidades essenciais para a fluência: leitura, escrita, compreensão e fala.

Sabendo que os filhos têm acesso ao que há de melhor em ensino e aprendizagem, os pais sentem uma tranquilidade que pode favorecer a instituição.

Adote metodologias inovadoras

A inovação precisa ter espaço na sua escola de idiomas. Até porque instituições concorrentes podem apostar nisso para conquistar protagonismo no mercado.

Vale lembrar também que, em serviços educacionais particulares, a didática é avaliada pelos alunos e por seus pais.

Em casos em que o método de ensino não agrada, o mais normal é que eles cancelem a matrícula na primeira oportunidade. Pior ainda se a consequência disso é o crescimento da concorrência.

Quer diminuir a taxa de evasão? Então, procure reavaliar sua metodologia constantemente e investir em soluções atrativas.

Aposte nos professores

Os profissionais que constroem a imagem da sua instituição de ensino no dia a dia precisam ser os melhores possíveis. Por isso, contrate especialistas e trabalhe para a evolução deles.

Com boas condições de trabalho — ou seja, treinamentos, capacitações, salários e benefícios adequados —, a tendência é que eles se tornem o maior ativo da sua escola de idiomas.

Crie boas relações com alunos e pais

Bons relacionamentos fazem os estudantes se sentirem bem-vindos. E, se estiverem alinhados com serviços de qualidade, possivelmente você terá melhores resultados.

Da mesma forma, treine toda a equipe da sua instituição de ensino para construir uma relação harmoniosa com os pais dos alunos.

Comunicação, benefícios e promoções são boas pedidas, já que ajudam a firmar laços duradouros, que transformam os clientes em verdadeiros parceiros do seu negócio.

Faça pesquisas

Como saber se a sua atuação agrada? Avalie a satisfação de pais e alunos. Levantamentos internos servem justamente para isso.

Elas oferecem dados com os quais você pode trabalhar, tanto na qualificação dos professores quanto nas estratégias educacionais.

Sabendo exatamente qual é o perfil de seus clientes e o que eles desejam, fica mais fácil construir uma estrutura propícia para os interesses deles. Isso ajuda muito a reduzir a taxa de evasão escolar.

Vale destacar também a importância das pesquisas em relação às oportunidades que o mercado oferece.

Análises mais profundas permitem a você entender o que as pessoas procuram e, em função disso, fazer ajustes para aumentar sua carteira de clientes.

Conte com uma franqueadora para diminuir a taxa de evasão

Construir toda essa estrutura pode não ser tão fácil.

Entretanto, existe uma forma de transformar a sua escola de idiomas no ambiente ideal para evitar a evasão: trabalhar como franquia.

Nesse caso, você e sua equipe recebem todo o treinamento necessário para se colocarem do jeito certo no mercado, fazendo aquilo que já funciona.

Afinal, boas franqueadoras contam com métodos testados e aprovados, o que permite que o franqueado apenas

Quer uma dica? Conheça as franquias Yázigi. Entenda o que elas oferecem e como podem fazer da sua instituição de ensino uma protagonista de mercado!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning