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Em um cenário econômico tão volátil, iniciar um negócio próprio parece um desafio grande demais e cheios de armadilhas. Porém, aqueles que definem que o melhor caminho é apostar no mercado de educação, à frente de uma franquia de idiomas, podem ter em mãos a chave para um futuro de grande sucesso.
As franquias de idiomas estão aí para provar que investir em educação é uma ótima oportunidade de ser dono de um negócio rentável e de contribuir para o melhor desenvolvimento da sociedade.
Isso tudo é possível pois o setor vem colecionando anos de crescimento, com faturamento de R$ 12,2 bilhões em 2019, um crescimento de 7,4% para 2018, segundo a ABF.
Porém, há um número considerável de empresas franqueadoras no segmento de franquia de idiomas. E isso acaba colocando a pulga atrás da orelha daqueles que estão começando a pesquisar sobre como abrir uma escola de idiomas.
Por isso, antes de tomar uma decisão definitiva é preciso conhecer bem a empresa escolhida e analisar todos os pontos fortes e fracos do negócio.
Vamos descobrir juntos como escolher a franquia de idiomas certa para você investir e ter sucesso como empreendedor? Confira!
Quando colocamos no papel a ideia de investir em uma franquia de idiomas, é necessário analisar o cenário como um todo.
É preciso comparar propostas, checar informações, olhar o mercado consumidor, a concorrência e entender se a marca proporciona tudo que você busca. Para isso, considere fatores como:
É essencial iniciar a busca por uma franquia analisando o mercado de educação da sua região.
Quando falamos em pesquisa de mercado isso significa buscar por meio de análises quantitativas e qualitativas. No mercado de educação, é essencial entender se o público da região é compatível com o público da sua opção de franquia.
As oportunidades estão concentradas mais no público jovem, cujos pais querem que aprendam o inglês logo cedo? Ou ao contrário, a maior oportunidade está em adultos profissionais que buscam qualificar o currículo?
Quando falamos em nível de demanda estamos falando no estudo que indica se aquela região tem consumidores dispostos a se matricularem na sua escola de idiomas. Algumas franquias, como o Yázigi, disponibilizam dados sociodemográficos que ajudam a basear a sua decisão.
Um extra interessante aqui que pode complementar sua pequisa: busque saber o que falta na concorrência. Ou seja, o que o consumidor deseja como diferencial no serviço. Apesar de ser baseado em um modelo de negócio predefinido, há ações de gestão que você pode tomar com toda liberdade, para engajar e atrair ainda mais consumidores.
Quando você entra em contato com uma, duas ou três empresas que atuam no mercado de franquias de escolas de idiomas, cada uma vai apresentar um valor que engloba o investimento inicial. Fora este valor, é fundamental que você como investidor tenha em mente outros gastos, como:
Logo, é importante colocar algumas coisas na balança: quanto você está disposto a investir, quanto terá de caixa para as despesas dos primeiros meses até que a situação se estabilize e o valor de investimento seja recuperado. E aí temos mais dois pontos que precisam ter destaque:
Isso porque, às vezes, uma marca que tem um valor inicial muito baixo pode demorar a apresentar um retorno satisfatório do investimento ou, ainda, não tem um rendimento mensal tão significativo.
Em boa parte do mundo dos negócios, se tornar um gestor significa que você conhece o dia a dia daquele nicho em específico. Que você domina aquele universo corporativo.
No caso de uma franquia de idiomas, é um pouco diferente. Claro, é necessário entender como funciona a rotina de uma escola de idiomas. Para isso, é indicado ir atrás de outros franqueados, bater um papo, conversar sobre todos os pontos positivos e negativos, quais suportes a franqueadora oferece e tudo mais.
No entanto, não se trata de uma necessidade de imersão.
O empreendedor novato pode investir no mercado de educação sem medo mesmo com a falta de experiência. Algumas marcas, como o Yázigi, oferecem todo o suporte para sua gestão, assim como treinamentos destinados ao investidor e também colaboradores. Dessa forma, o franqueado pode iniciar seu negócio com mais segurança e clareza.
É necessário avaliar o conjunto da obra, todos os diferenciais da franquia que você está considerando.
De maneira "externa", pesquise e analise a trajetória da empresa e a forma que conduz seu marketing. Responda a perguntas realmente relevantes, como:
Já de maneira "interna", analisando documentos como a COF, e discutindo com os representantes, procure entender o potencial de crescimento da empresa.
Vamos de exemplo prático? O Yázigi atua no mercado de educação há 70 anos com mais de 268 unidades espalhadas em todo Brasil. Aos franqueados, oferece suporte (com um sistema de gestão da unidade) e treinamentos atualizados. Por isso, tem condições de proporcionar todo respaldo às mais diversas questões do dia a dia administrativo, pois possui a estrutura e a experiência de campo no universo da educação.
Se podemos tirar uma lição deste conteúdo, é que abrir uma franquia de idiomas é um investimento seguro e pode sim trazer um ótimo retorno financeiro, com alto potencial de lucratividade.
Escolher a opção mais adequada e que garanta tais resultados positivos é uma questão de observar os detalhes de cada marca.
A dica é: invista em uma marca consolidada no mercado, que apresente referências, dados, números e projeções sobre o futuro. Converse com outros franqueados, esteja próximo ao seu público consumidor e se cerque de todas as informações fundamentais para que não se arrependa no final.
Assim, você entrará no mundo das franquias de idioma com o apoio de uma franqueadora pronta para direcioná-lo ao sucesso!
E, então, agora que você sabe como identificar por A + B como escolher a melhor franquia de idiomas, te convidamos a conhecer todos os benefícios e as vantagens de ser um franqueado Yázigi. Venha fazer parte da família de franqueados Yázigi!