22
JUN
Atuar no segmento de educação é uma experiência única para o empreendedor. Afinal, neste negócio, ele lida diariamente com sonhos, contribui para a formação acadêmica e também profissional de incontáveis pessoas. Porém, a rotina de uma escola pode ser bem agitada! Em uma franquia de idiomas, por exemplo, você deve realizar a gestão administrativa, financeira e de pessoal, ter contato com a franqueadora, definir estratégias de marketing e ainda ter todo o cuidado com os alunos.
Então, se você está pensando em ter a sua própria franquia de inglês ou deseja aprimorar a gestão da sua escola, confira nosso post!
Uma boa gestão financeira é fundamental para o sucesso do negócio. E em uma franquia de idiomas, diversos aspectos devem ser considerados.
O primeiro deles é a gestão de custos. Você deve saber o quanto gasta com a comercialização dos serviços prestados. Por estar vinculada a uma rede, a franquia de inglês já possui um levantamento de custos aproximado. Além disso, já existe um sistema homologado que automatiza essa atividade. O gestor deverá apenas adequar os dados à sua realidade local.
Outro ponto que merece a atenção do empreendedor é o fluxo de caixa. Aqui, todas as movimentações financeiras (contas a pagar e a receber) de determinado período de tempo são consideradas. Esse fluxo, inclusive, auxilia o investir a perceber as taxas de inadimplência do seu negócio.
Por fim, uma gestão financeira eficiente presume um bom controle de estoque. Isso significa ter insumos na medida correta para manter as atividades a todo vapor.
A gestão administrativa de uma franquia de idiomas começa ainda com o plano de negócios. Esse manual de desenvolvimento da empresa define seus objetivos, a oferta de produtos ou serviços, e o público-alvo. Com ele pronto, o empreendedor deve traçar as ações necessárias para cumprir as metas estabelecidas.
Um passo importante nessa etapa é organizar os processos internos. Afinal, essa é a melhor maneira de definir tarefas para sua equipe. Assim, isso também se conecta diretamente a gestão de pessoal e pedagógica.
Lembre-se que você até pode ser o dono da escola de inglês, mas provavelmente precisa de orientações de um(a) consultor(a) pedagógico(a), que deverá cuidar da excelência de ensino. A partir disso, você saberá quais talentos deve contratar para o sucesso do seu negócio.
Seus colaboradores são diretamente responsáveis pelo sucesso da sua escola de idiomas. São eles que aplicam a metodologia e estão em contato diário com os alunos. Por isso, o gestor também deverá motivá-los e incentivar sua constante qualificação.
Qualquer negócio rentável e próspero é focado no público-alvo. Em uma franquia de idiomas, não seria diferente. O gestor deve focar na fidelização do aluno e na captação de novos estudantes. E o marketing é o grande aliado para este fim.
A publicidade integra uma parte importante da gestão comercial. Ela transmite o propósito e a missão da empresa para o público. E quando se tem uma escola de inglês que faz parte de uma rede conhecida, a tarefa é bem mais fácil.
A franqueadora, além de reputação de marca, possui estratégias eficientes de comunicação com seu público. O gestor da franquia de idiomas pode contar com este apoio para alcançar ainda mais clientes para seu negócio. Porém, deve ter em mente que a captação é só uma etapa.
O atendimento ao aluno é a continuação do marketing, pois é responsável pela fidelização. Por isso, esteja sempre de ouvidos abertos para receber o feedback sobre sua escola de inglês. Aprimore seu atendimento e garanta bons resultados para seu empreendimento!
Em uma franquia de idiomas, o empreendedor conta com o auxílio da franqueadora desde a implementação da unidade até o atendimento ao aluno.
Precisa de soluções para desempenhar suas atividades da melhor forma possível? A franqueadora estará pronta para ajudá-lo com suporte técnico e pedagógico!
No dia a dia, o suporte da franqueadora se dá de várias formas. Veja:
Nas franquias de idiomas, o empreendedor recebe o suporte da franqueadora sempre que precisar. Com boa gestão administrativa, plano financeiro adequado e marketing eficiente, o sucesso é apenas questão de tempo!
Já está preparado para ter seu próprio negócio? Veja os principais motivos para abrir uma escola de inglês na sua cidade!