10
AGO
O dia a dia de uma franquia de idiomas inclui uma tarefa fundamental para a qualidade do serviço: contratar bons funcionários. Em qualquer empresa, o processo de recrutamento deve ser bem feito. Mas em um negócio de educação, a escolha do colaborador certo é primordial. Afinal, é a forma de garantir a aplicação correta da metodologia proposta.
Nesse sentido, considerando a importância de contratar funcionários corretamente, demonstramos a seguir alguns dos principais processos. Confira!
Por trás da contratação de bons funcionários para uma escola de inglês, existe um processo bem definido. O recrutamento envolve etapas que confirmam a competência daquele profissional. Se você deseja ter uma franquia de idiomas de sucesso, não pode negligenciar essa tarefa.
Em primeiro lugar, o gestor deve avaliar os custos e a necessidade daquele profissional no seu quadro de colaboradores. Remuneração, tributos, jornada de trabalho, capacitação. Tudo isso deve ser considerado antes de iniciar o processo seletivo. Além disso, qual o momento correto de contratar funcionário? Como divulgar as vagas?
Desde o início do empreendimento, o gestor deve ter em mente quantos profissionais serão necessários para sua atividade. Em uma franquia de idiomas, por exemplo, existem turmas de diversos níveis. Então, quantos professores atenderão à demanda? Além disso, também existe a equipe administrativa. Será preciso analisar todos os setores e a quantidade de profissionais.
Ainda, ao longo do tempo, o negócio crescerá e pode demandar mais profissionais. Novamente, o gestor deverá realizar uma análise detalhada das necessidades da escola para traçar o perfil dos candidatos.
Uma boa maneira de analisar isso é pensando nas demandas da franquia de idiomas. Quais lacunas precisam ser preenchidas pelos contratados? Quais os pontos fracos que precisam de melhoria? É melhor buscar profissionais especialistas em uma única tarefa ou multidisciplinares? A avaliação cabe unicamente ao gestor.
Mas existe uma premissa que deve ser levada em consideração: os escolhidos devem ter valores compatíveis com os ideais da escola de inglês.
Para contratar funcionários corretamente, o passo seguinte é pesquisá-los. O gestor já tem ciência sobre quantos colaboradores serão necessários e quais atividades exercerão. Agora, é preciso se atentar à qualidade e às características desses profissionais. Uma sugestão importante neste ponto é contratar funcionários que complementem as características dos outros profissionais. Além disso, há aspectos essenciais na hora de escolher os funcionários da sua equipe. São eles:
Mas onde realizar a pesquisa de funcionários?
O gestor da franquia de idiomas já traçou a quantidade e a qualidade dos profissionais necessários. Agora, é preciso buscá-los. A divulgação de vagas em portais apropriados é uma boa forma de receber currículos para avaliação. Isto é, em sites de classificados de empregos. Procurar profissionais ativamente em redes, como o LinkedIn, pode ser mais trabalhoso, mas igualmente eficiente.
Após receber os currículos, o gestor pode aplicar testes com conhecimentos técnicos. Em seguida, deve realizar a entrevista com os melhores. E a entrevista é um processo fundamental para conhecer o candidato.
É por meio dela que o gestor percebe, de fato, se o profissional possui as características ideais para sua franquia de idiomas. Aqui, uma questão importante a ser avaliada é o engajamento em empregos anteriores.
Nesse sentido, para montar e executar o processo seletivo, o gestor deve considerar e seguir as seguintes etapas:
É importante lembrar que o gestor que acredita não ter “tato” para o processo de recrutamento pode terceirizar esse serviço. Existem empresas específicas para os recursos humanos. No entanto, é preciso acompanhar tudo de perto, para contratar os funcionários mais adequados.
Além disso, lembre-se que no caso de uma franquia de idiomas, a franqueadora presta auxílio ao franqueado.
O processo de contratação de funcionários para sua franquia pode ser facilitado pela franqueadora. Por já ter definido a cultura organizacional da rede, ela sabe exatamente as necessidades do gestor. Para quem está começando as operações, isso é ainda mais importante. Ter os profissionais mais adequados no início do empreendimento leva a escola a se destacar no mercado.
O Yázigi, por exemplo, disponibiliza o apoio de um consultor pedagógico, que auxilia no processo de escolha do melhor e mais capacitado time para a escola do franqueado. Assim, o início do empreendimento se dará de forma sólida e qualificada.
Contratar funcionários para sua franquia de idiomas não precisa ser um processo difícil. Com o auxílio da franqueadora, você saberá exatamente o que precisa. Afinal, a rede já possui experiência no mercado para encontrar as melhores soluções.
Ainda tem dúvidas sobre ter ou não uma franquia de idiomas? Veja porque o modelo de franquias é o melhor!