CAPTAÇÃO DE ALUNOS: 8 DICAS PARA A SUA ESCOLA DE IDIOMAS

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

11

JAN

Quando falamos de captação de alunos, muitos gestores de escolas de idiomas só conseguem pensar na época de matrículas.

Mas captar estudantes é um esforço que pode ser feito durante todo o ano. Na verdade, ele é mais efetivo e traz melhores resultados quando o empreendedor pensa dessa forma.

Por isso, reunimos algumas dicas que vão fazer a diferença na captação de alunos da sua escola de idiomas. Confira a seguir!

1. Invista no setor de vendas

A equipe de vendas é a maior representante da escola de idiomas. Afinal, os seus membros não tentam vender apenas matrículas, mas a instituição como um todo.

Passar informações, tirar dúvidas e resolver problemas são algumas das tarefas principais desse setor. A venda em si é uma consequência do bom trabalho geral do time.

Por isso, investir no setor de vendas é uma grande estratégia de captação de alunos. Comece pelo recrutamento, buscando profissionais que sejam qualificados e estejam em sintonia com a empresa.

Depois, invista em treinamentos, capacitações e métodos para manter a equipe motivada. Esse esforço vai se refletir nos resultados.

2. Otimize o atendimento

A equipe de vendas não é a única que faz a diferença na captação de alunos. Quando um possível estudante entra em contato com a sua escola, seja on ou offline, ele precisa ser bem atendido.

Esse fator pode estender o contato ou, caso não seja levado em consideração, acabar com as possibilidades de matrícula em geral.

Por isso, a equipe de atendimento também deve ser contratada com cuidado. Ofereça cursos e treinamentos, mas tenha protocolos claros para que todos saibam como agir em cada ocasião.

Basicamente, procure cobrir todo tipo de situação e mantenha a equipe preparada para ajudar o setor de vendas.

3. Valorize os professores

Bons professores podem ser o cartão de visitas de uma escola de idiomas.

Ex-alunos lembram de professores competentes e indicam a escola por causa deles. Isso mostra como é importante valorizar esses profissionais de verdade.

O que isso significa? Em primeiro lugar, oferecer salários e benefícios compatíveis com a profissão. Depois, pensar em planos para mantê-los motivados.

Cursos de capacitação e programas de incentivo são muito apreciados. Além disso, ouça o que os professores têm a dizer: eles trazem ideias valiosas para a escola!

4. Participe de eventos da área

Procure por feiras, congressos e outros eventos nos quais seja possível fazer a divulgação da sua escola. Neles, você pode montar um estande para receber possíveis alunos e interessados.

Em um contato mais próximo, cara a cara, você pode mostrar tudo o que a escola oferece. Isso aumenta as chances de captação de alunos.

Normalmente, a equipe de vendas faz parte desses eventos, assim como a de atendimento. A presença de alunos e professores também faz diferença.

Certifique-se de que todos entendam o material da escola e saibam como apresentá-lo.

5. Faça promoções para a captação de alunos

Organizar o setor financeiro da escola para fazer promoções periódicas é um ótimo investimento na captação de alunos.

Essas promoções devem ser oferecidas em inícios de semestres ou datas comemorativas. Também podem variar de acordo com o curso que o aluno pretende fazer.

Outra ideia interessante é oferecer bolsas de estudos. Isso pode acontecer por meio de sorteios ou parcerias com outras instituições.

De qualquer modo, é uma boa maneira de atrair novos alunos e mostrar que a sua escola de idiomas quer oferecer mais oportunidades!

6. Trabalhe o marketing digital

A internet é uma grande aliada na captação de alunos. Mas ela não deve ser utilizada só para manter um site que nunca muda ou divulgar links para ele. Atualmente, é preciso investir para valer no marketing digital.

O que isso significa? Produzir conteúdos que sejam interessantes para os seus futuros alunos. Para fazer isso, comece entendendo a sua escola e a mensagem que ela quer passar.

Você quer captar mais estudantes adolescentes? Adultos, que estão na faculdade? Profissionais que precisam reforçar o aprendizado de inglês para o mercado de trabalho? A partir disso, crie conteúdos voltados para essas pessoas.

Para adolescentes, por exemplo, é possível criar posts no Instagram mostrando as traduções de músicas atuais. Para profissionais, publicar infográficos no Facebook com os termos mais utilizados no mercado de trabalho. Procure pensar onde o seu público está e o que ele busca na internet.

E não se esqueça do que falamos sobre o atendimento. É preciso orientar a sua equipe para conversar com possíveis clientes nos canais digitais da escola de idiomas. Essa interação é muito importante e impacta diretamente na captação de alunos.

7. Aposte na tecnologia

A tecnologia faz, de fato, muita diferença. Aqui, não queremos dizer que você deve apenas usar slides ou passar músicas em todas as aulas. Essas são possibilidades interessantes, mas não são as únicas.

Busque novos meios de utilizar a tecnologia na sua escola de idiomas e chame a atenção de novos alunos com eles.

Por exemplo, uma plataforma digital para assistir aulas, tirar dúvidas e fazer exercícios interativos pode ser bem interessante.

8. Inove o seu método

Escolas que estão paradas no tempo, usando apenas livros e quadros, dificilmente conseguem captar muitos alunos. Hoje, estudantes de todas as idades estão interessados em métodos inovadores, mais criativos e menos restritivos.

Portanto, se a sua escola ainda se limita aos velhos métodos, procure se atualizar. Pesquise sobre metodologias ativas, invista na capacitação dos professores e descubra o que o novo mundo da educação tem para ensinar.

Isso significa utilizar a tecnologia, mas não só isso. Enxergar o ensino de idiomas como algo amplo e complexo, que envolve questões culturais e geracionais, é essencial. Focar na aprendizagem criativa e oferecer oportunidades de intercâmbio, por exemplo, são maneiras de se atualizar.

A captação de alunos não pode contar apenas com campanhas anuais. Ela deve ser feita todos os dias. Basta saber no que investir em sua escola de idiomas, entendendo o que os estudantes buscam.

Além de captar alunos e aumentar os seus lucros, você vai melhorar o ensino em sua instituição. Assim, todos saem ganhando.

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