29
JUL
Saber como conquistar o capital inicial — ou seja, como conseguir dinheiro para abrir uma empresa — é um dos principais desafios para os novos empreendedores.
Afinal, para tirar as ideias do papel e começar um novo projeto de empresa, é necessário ter dinheiro para investir.
Neste artigo, vamos apresentar algumas maneiras de conquistar o capital inicial de uma empresa. Continue a leitura!
Existem muitas maneiras de conseguir o capital inicial de uma empresa.
É interessante conhecê-las e comparar prós e contras, para que você possa entender qual delas é a mais interessante para o seu novo negócio.
Veja, a seguir, algumas das principais opções para conquistar o capital inicial de uma empresa!
Sem dúvida, a maneira mais segura de obter o capital inicial de uma empresa é utilizando recursos próprios. Se você tem dinheiro guardado e não sabe como investir, essa pode ser uma alternativa.
No entanto, caso não tenha verba própria para investir no negócio, você terá que começar a poupar para essa finalidade.
As desvantagens é que você terá que se privar de algumas coisas e pode levar bastante tempo para levantar a quantia necessária.
Firmar sociedades é uma boa maneira de levantar o capital inicial de uma empresa. Existem modelos de negócio em que um dos sócios entra com a maior parte do dinheiro, sendo apenas um investidor, enquanto o outro trabalha, fazendo a empresa acontecer.
Nesse caso, é preciso encontrar alguém que esteja disposto a apostar na sua ideia e colocar o dinheiro necessário para que você toque o negócio. A desvantagem desse modelo é que será necessário dividir os lucros da empresa com o seu sócio.
O financiamento coletivo é um modelo em que você faz uma espécie de "vaquinha" em um portal específico para isso. Qualquer pessoa pode contribuir com um valor pré-determinado e ajudar o seu negócio a existir.
Como recompensa, quem investir na sua ideia precisa ganhar alguma vantagem quando a empresa começar a funcionar, como gratuidades ou descontos.
Os investidores-anjos são profissionais do mercado ou empresários de sucesso que investem capital próprio para ajudar novos empreendedores.
Existem portais nos quais você pode se conectar com essas pessoas. No entanto, é preciso ter bons argumentos para provar que o seu negócio realmente tem potencial, de modo a convencê-las a investir.
As incubadoras são muito comuns no mercado de startups. Tratam-se de instituições, geralmente ligadas a universidades, que apoiam os empreendedores iniciantes.
Normalmente, as incubadoras não oferecem dinheiro para o empreendedor, mas sim espaço físico para a empresa, acesso à internet, assessoria jurídica e contábil etc. Dessa forma, o capital inicial necessário diminui.
As agências de fomento são organizações que trabalham com editais e chamadas para oferecem linhas de crédito com juros mais baixos que as instituições bancárias. Algumas vezes, eles podem até ser nulos.
Portanto, é interessante pesquisar por essas agências e ficar de olho quando elas lançam novos editais, para aproveitar as oportunidades.
Também é possível fazer a contratação de linhas de crédito em instituições financeiras, como bancos e fintechs.
Se optar por essa modalidade, pesquise muito para encontrar a melhor opção. Alguns bancos cobram juros altos, que podem fazer com que a sua empresa já comece operando no vermelho, o que não é saudável.
As opções de como conseguir dinheiro para abrir uma empresa, como você pode perceber, são bem variadas. Analise com cautela cada uma delas e escolha aquela que julgar mais interessante para o seu futuro negócio.
Nas nossas redes sociais você encontra muito mais dicas sobre empreendedorismo. Nos acompanhe no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Spotify, no Twitter e no Pinterest!