07
NOV
Quando a gente se envolve com uma atividade fica muito mais fácil se dedicar a ela, concorda? A disposição e dedicação são ingredientes importantes para ter sucesso em todas as áreas da vida, inclusive nos estudos. Por isso, manter os alunos engajados é um dos maiores desafios para quem dá aulas.
A falta de motivação e empenho pode influenciar os resultados de qualquer pessoa, por isso uma ótima estratégia é trabalhar o encantamento com o aprendizado do idioma. Já sabe como fazer isso? A seguir, listamos dicas essenciais para ajudar nessa missão. Confira!
Apesar de existir uma necessidade ou objetivo em comum — como é o caso de aprender a língua inglesa — nenhuma turma é formada por pessoas iguais. Aliás, isso na verdade não existe. Logo, conhecer os diversos interesses dos alunos é um recurso-chave para aumentar o engajamento no aprendizado.
E como colocar em prática? É preciso pesquisar quais são os assuntos que mais agradam para começar a vincular o ensino com temas que gerem mais curiosidade. Procure saber sobre os passatempos preferidos de cada um no tempo livre, por exemplo, para identificar como fazer essa conexão entre os conteúdos.
Uma possibilidade é, no início do ano letivo ou semestre, distribuir um questionário para os alunos com perguntas sobre seus hobbies, interesses e atividades favoritas. A partir da definição de alguns perfis de interesse, será mais fácil deixar as aulas interessantes e aumentar a participação dos estudantes.
Outra boa dica é adotar uma política de feedback, perguntando a opinião deles para saber como melhorar cada vez mais e fazendo pequenos ajustes.
A dinâmica da metodologia utilizada em sala de aula é outro diferencial que ajuda a manter os alunos engajados. Assim como acontece ao aprender outros assuntos, o ensino do inglês pode ser explorado de diferentes formas.
Quando isso acontece com uma abordagem mais criativa, a tendência é conseguir captar a atenção dos estudantes e deixá-los mais animados com o processo. Afinal de contas, a rotina pode acabar se tornando um pouco entediante e cansativa de vez em quando, sendo necessário ter algumas ferramentas para retomar e estimular o engajamento.
O lúdico nada mais é do que criar uma experiência prazerosa. Ou seja, que a aprendizagem não precisa ser chata e metódica, embora muitas vezes represente uma obrigação para o jovem ou adulto. Explorar recursos como jogos, filmes e músicas é um exemplo de como direcionar o ensino nesse sentido.
Entendemos que nem sempre a criatividade está em alta, e é normal que os professores às vezes se sintam sobrecarregados e sem ideias para atividades lúdicas. Felizmente, existem muitos recursos prontos que podem servir de inspiração e ajudar a tornar as aulas mais interessantes e envolventes.
Além de uma metodologia atrativa, ter como base materiais de qualidade com certeza faz toda a diferença. Como essas são as referências de estudo usadas pelos professores e alunos, é fundamental que o conteúdo seja de alto nível.
Nesse caso, o ideal é contar com uma base reconhecida e um sistema que seja comprovadamente eficaz. Não por acaso, ao longo dos seus mais de 70 anos de história no mercado da educação, o Yázigi desenvolveu seus próprios materiais e metodologia — que são atualizados constantemente.
Quando a qualidade é um dos pilares, há menor evasão de alunos, e os resultados são significativamente melhores.
Quer mais uma dica para despertar a curiosidade e o engajamento dos alunos? Usar no plano de ensino vários temas atuais, que sejam parte da rotina deles. Isso vai depender de analisar fatores como a faixa etária da turma, mas é um pouco diferente da dica de pesquisar sobre os interesses pessoais.
Dá para focar em atualidades gerais, como arte, meio ambiente, acontecimentos recentes etc. Além disso, vale a pena considerar referências da cultura pop para chamar atenção. Isso significa explorar o mundo contemporâneo e o que está em alta no momento para tentar criar uma conexão mais próxima, fugindo das metodologias de ensino tradicionais.
Uma das grandes vantagens do ensino de idiomas é a facilidade de criar diversas conexões. Dá para ensinar e aprender abordando tantas coisas, não é mesmo?
Outra prioridade no Yázigi é promover o desenvolvimento integral dos alunos, explorando questões sociais e a formação da cidadania. Mais do que dominar uma língua, trata-se de ser parte da construção de um mundo melhor — até porque a diversidade cultural é uma característica que não podemos esquecer!
O processo de aprendizado pode até ser individual, mas aproveitar os momentos de convivência é excelente para deixar essa experiência mais rica, divertida e inspiradora. Sem falar que interagir com os outros também ajuda no desenvolvimento de habilidades como comunicação, autonomia e negociação.
Por exemplo, essa é uma ótima estratégia para melhorar o speaking (a fala). Então, aproveite para programar atividades em dupla ou grupo, como:
Por meio dessas atividades, um motiva o outro e o interesse na aula deve crescer à medida que se forma um grupo unido! Lembre-se de que o objetivo é criar um ambiente de aprendizado que seja divertido, interessante e significativo para cada aluno.
Os professores são os maiores motivadores da evolução dos seus alunos. E uma das maneiras de fazer isso é conduzindo o aprendizado de forma sempre positiva, o que não quer dizer que os erros não serão corrigidos e que não haverá cobranças.
Um dos segredos é reconhecer os pequenos avanços e vitórias, dando força e suporte para seguir com os próximos passos. Quando uma pessoa é incentivada, naturalmente sua motivação será uma grande aliada. Veja algumas sugestões de como fazer isso:
Nossa última dica é usar as metodologias ativas de aprendizagem para incentivar o desenvolvimento do protagonismo de cada aluno, colocando-os no centro do processo. O interesse em aprender o idioma vai crescer à medida que ele se sente responsável por isso e, claro, capaz de construir sua própria jornada.
O engajamento é também um resultado desse modelo, já que os alunos passam a se reconhecer como os principais atores do processo de construir o conhecimento e não somente como receptores ou expectadores das aulas. Dê a oportunidade de eles se empoderarem!
Enfim, agora você já tem algumas ideias de como manter os alunos engajados e gerar mais interesse no processo de aprendizagem da língua inglesa. Aqui no Yázigi o nosso objetivo é alcançar os melhores resultados possíveis.
Gostou das nossas sugestões? Aproveite então para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e dividir as dicas com seus amigos que também atuam na educação!