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O setor de franquia de idiomas vem se destacando no setor e não é à toa. Mesmo em meio a crises, o franchising brasileiro registra índices de crescimento há 20 anos. Em 2019, o número de empresas que mais cresceu no Brasil está na área de educação.
Para quem está pensando em investir em escola de inglês, mais motivos para sorrir. Enquanto 95% da população brasileira não sabe se comunicar em inglês, o mercado exige, cada vez mais, o segundo idioma para o ingresso ou permanência no mercado de trabalho.
Porém, mesmo com o cenário favorável para investir na área de educação, muitos empreendedores ficam em dúvida se esse é um bom negócio. Mas não pelo quesito rentabilidade, e sim pela falta de experiência no setor.
Por isso, neste post, explicaremos por que é possível empreender no ramo de franquia de idioma mesmo sem prática na área. Acompanhe!
Contar com o apoio da franqueadora é uma das vantagens de investir em um franquia. Isso porque ao fechar um contrato de franchising, o novo franqueado não tem acesso somente à marca, mas também a todo o know-how do negócio.
Na prática, isso pode incluir ferramentas eficientes para facilitar a gestão do negócio, consultoria na fase de implantação da nova unidade, apoio para ações de marketing local, além da expertise para lidar com as demandas próprias de uma franquia de idiomas.
Ainda está em dúvida se o suporte da franqueadora é suficiente para neutralizar a falta de experiência na área? Veja só outros aspectos práticos que facilitam a gestão de uma escola no modelo de franquias:
Outro motivo que torna possível abrir uma franquia de idiomas sem experiência na área é contar com um modelo de negócio pronto.
Veja por quê: o serviço que você vai oferecer para seu cliente já estará formatado, testado e alinhado. Desde a metodologia de ensino até o mapeamento da estrutura física necessária para abrigar corretamente os educandos.
Além disso, os novos franqueados chegam no mercado com uma grande vantagem competitiva: a marca já conhece as dores e as necessidades dos seus clientes. E, em alguns casos, as pessoas também já conhecem e validam a marca — importante aspecto quando se trata da área de educação.
Franquias de idioma estão vivendo um momento extremamente favorável para os negócios. De um lado, a busca do brasileiro pela qualificação profissional por meio do segundo idioma. Do outro, o número de pessoas que não sabe falar inglês e empresas buscando colaboradores fluentes na língua.
No meio, está a solução: escola de inglês. Como citado no início do post, 95% dos brasileiros não sabem se comunicar no idioma. Dos 5% que possuem algum conhecimento em inglês, apenas 1% é fluente. Então, há um robusto gap de mercado para ser explorado. E, sem dúvidas, você pode começar a fazer isso.
Investir em uma franquia de idiomas é apostar em um negócio seguro. O amplo suporte da franqueadora, os bons índices de rentabilidade registrados no mercado e a proposta de valor compartilhado, que é educar pessoas, são características que tornam o investimento de baixo risco.
Geralmente, o tempo de retorno do retorno do aporte financeiro na área gira em torno de 18 a 24 meses. Ele também se torna mais seguro pela flexibilidade no modelo de negócios: há opções de investimentos mais baixos e há diferentes tipos de escola — desde aquelas que oferecem educação a distância até projetos bilíngues para a formação de cidadãos do mundo.
Entenda: 2 das 10 maiores franquias no Brasil são da área de educação e o cenário brasileiro segue favorável para quem deseja investir em uma franquia de idiomas.
Mas, sem dúvidas, não são os números que trazem segurança para o empreendedor sem experiência na área. É o suporte para a condução segura do negócio oferecido pela franqueadora que vai ser determinante para o sucesso profissional.
Se você se interessou pelo tema e deseja conhecer mais motivos para abrir uma franquia de idiomas, leia agora este post "Por que abrir uma escola de inglês na sua cidade?".