A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

03

SET

Na hora de implementar o ensino de inglês, é comum que a gestão escolar se preocupe com o currículo do professor, a metodologia adotada e, é claro, os materiais didáticos.

Imprescindíveis para alunos de todas as faixas etárias, atualmente esses últimos estão disponíveis em diferentes formatos.

O que poucos gestores parecem entender é que tais recursos podem ajudar a atrair mais matrículas. Continue a leitura deste artigo para descobrir a importância deles!

> > Como Oferecer ensino de qualidade com um bom custo-benefício?

O que é o material didático na atualidade?

Basicamente, é todo o suporte que o professor tem para o ensino de inglês. Por muito tempo, funcionou no formato de livros. Depois, ganhou o complemento de fitas K-7 e CDs. Por fim, chegaram e-books, vídeos, podcasts e plataformas EAD.

Independentemente da forma, o livro continua a ser o mais importante dos materiais didáticos, pois segue uma linha de desenvolvimento que será trabalhada durante o semestre ou ano letivo, de acordo com o título escolhido pela instituição.

Além disso, há exercícios para reforçar o aprendizado dos alunos e sugestões de atividades para o professor conduzir suas aulas.

Nesse sentido, é fundamental que a escolha dos materiais didáticos seja bem-feita. Afinal, eles serão fundamentais para a assimilação do conteúdo dentro e fora da sala.

Escolha dos livros

Na hora de definir quais obras farão parte da disciplina de inglês, é preciso prestar atenção à editora responsável.

Ela deve ter experiência no mercado e boa reputação, principalmente entre as instituições já consagradas no ensino do idioma.

Depois de observar a editora, veja quem são os autores e como é a coleção, pois a abordagem varia de acordo com o currículo dos profissionais envolvidos e os objetivos do projeto.

Quais são as vantagens dos materiais didáticos para professores e alunos?

Essas obras têm extrema importância nos processos de ensino e aprendizagem.

Para o professor, servem como um suporte. Assim, ele pode trabalhar com um "guia" desenvolvido de acordo com as exigências do Ministério da Educação.

Para o aluno, são ferramentas que contribuem para desenvolver seu conhecimento com base em sua faixa etária e na linguagem mais adequada a ela.

Mas as vantagens de bons materiais didáticos não param por aí. Entenda melhor os benefícios que eles podem proporcionar a uma instituição de ensino.

Sequência lógica

Como mencionamos há pouco, os materiais didáticos funcionam como guias. Eles costumam apresentar os temas de maneira gradativa para garantir a aprendizagem: do fácil ao difícil.

Isso permite que o professor trabalhe em uma sequência lógica e evita lacunas no aprendizado do aluno — por exemplo, que ele passe para outros verbos quando ainda não dominou o to be ("ser" ou "estar").

Diferentes formatos

Os materiais didáticos não aparecem apenas na forma de impressos. Agora, são conteúdos online, em e-books, vídeos, podcasts, videoaulas e até games.

Essa diversidade vem para atender às diferentes maneiras que um indivíduo tem de aprender um idioma. Um aluno pode ter mais facilidade com recursos visuais ou auditivos, por exemplo.

Também ajuda a atrair, motivar e engajar estudantes jovens, uma vez que conteúdos em formatos variados fazem parte da rotina deles.

Diversidade e inclusão

Justamente por estarem em variadas formas e oferecerem novas possibilidades, os materiais didáticos conseguem auxiliar diferentes alunos. Isso faz com que todos possam ter oportunidades de aprendizagem, sem que se sintam excluídos.

Faixas etárias

Os livros didáticos são criados para auxiliar diferentes idades.

Isso significa que uma criança que começa a aprender inglês agora vai estudar com materiais pensados para ela.

Já adolescentes em nível intermediário-avançado estudarão com ferramentas para esse grau de conhecimento no idioma.

Contexto social

Materiais didáticos são desenvolvidos pensando em diferentes realidades e, principalmente, na atualidade.

Os livros para adolescentes levam em consideração a vida desse grupo, abordando hábitos, redes sociais, moda, música e muito mais.

O mesmo ocorre com as crianças. A geração Alfa, nascida a partir de 2010, já não conhece o mundo analógico. Portanto, todo o seu material didático considera esse contexto.

Autonomia do professor

Por mais completos que sejam os livros didáticos, eles não retiram a liberdade do docente.

Se ele julgar que certo capítulo não deve ser ensinado no momento, pode passar para outro, alterar a ordem ou trazer um conteúdo novo.

Isso não significa que o aluno não possa estudar por conta própria. Mas a autoridade do professor sobre a necessidade de ensinar determinado assunto precisa ser respeitada.

Metodologias

Existem diferentes métodos de ensino da língua inglesa. Da mesma forma, os livros didáticos são diversos. Isso permite que o gestor escolha qual o formato ideal para a sua instituição.

YLE: programa inovador com os materiais de inglês da Pearson

Você deseja garantir a qualidade e eficiência das aulas de inglês da sua escola?

Então, precisa conhecer o Yázigi Learning Experience (YLE), o programa que vai potencializar a aprendizagem dos seus alunos.

O YLE oferece todo o suporte do Yázigi durante a implementação. Além disso, utiliza os materiais de inglês da Pearson, a maior empresa de educação do mundo.

Em resumo, sua instituição terá qualidade educacional e inovação tecnológica ao mesmo tempo.

Atualmente, o programa trabalha em três modalidades de ensino de inglês:

  1. extracurricular, com duas aulas semanais fora da grade curricular;
  2. curricular duas aulas, com duas aulas semanais dentro da grade;
  3. curricular cinco aulas, com cinco aulas em todos os dias úteis, exclusivo para alunos de seis a oito anos.

Entendeu a importância dos materiais de inglês para o ensino? Sem dúvida, essa escolha pode ser muito fácil e eficaz com o YLE. Acesse o nosso site para saber mais sobre o programa!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning