9 DIFERENCIAIS DE UMA ESCOLA DE SUCESSO

YZG | Franquias
Campanha 70 anos

13

JAN

É importante contar com alguns diferenciais para ter uma escola de sucesso. Afinal, para se destacar no mercado de educação, é essencial oferecer mais do que um ensino de qualidade.

No entanto, o que é necessário para garantir uma escola de sucesso? Neste artigo, elaboramos uma lista com dicas que ajudarão você a transformar a sua instituição.

Quer conferir? Então, continue a leitura!

O que faz uma escola de sucesso?

Em primeiro lugar, é preciso pensar em uma gestão eficiente. No mercado atual, você não pode focar apenas na contratação de profissionais e na compra de material didático.

Também é importante ficar atento às necessidades dos alunos. Em 2020, vimos que muitas escolas tiveram que se readaptar com o ensino a distância, e essa é uma das coisas sobre as quais você deve refletir.

Ainda é essencial planejar com os professores algumas estratégias pedagógicas que eles possam aplicar tanto em sala de aula quanto a distância. Dessa maneira, você cria um diferencial em relação à concorrência.

Quais são os diferenciais de uma escola de sucesso?

Agora, veja a nossa lista com os principais diferenciais de uma escola de sucesso.

1. Ter um bom projeto pedagógico

Um bom projeto pedagógico reflete a filosofia da instituição e tem cuidado com o currículo escolar, os materiais e as avaliações. Também deve ter objetivos e metas bem definidos para transformar a sua escola.

2. Investir nos professores

Outra dica é investir na capacitação dos professores. Os profissionais que atuam na escola devem passar por vários treinamentos de maneira periódica.

Além disso, precisam receber salários e benefícios compatíveis com as suas atribuições. Docentes satisfeitos contribuem para que o seu empreendimento se transforme em uma escola de sucesso.

3. Comunicar-se bem

Mantenha um bom diálogo com a equipe pedagógica, os alunos e os pais. Veja o que cada grupo tem a dizer sobre a instituição.

Aceite eventuais críticas construtivas de forma madura e tente melhorar o que não agrada. Pensar no coletivo é a melhor maneira de transformar o seu negócio.

4. Envolver a família

É importante envolver a família dos estudantes na rotina da escola. Por isso, incentive a participação deles em atividades diversas e explique como isso será positivo para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes que frequentam a instituição.

Atividades em casa — como lições sobre um tema importante que utilizam trabalho manual — podem ser feitas pelos alunos com a ajuda dos pais. Outra boa ideia é contar com um aplicativo para que a família se mantenha atualizada sobre os acontecimentos na escola.

5. Trabalhar as competências socioemocionais

Outro diferencial de uma escola de sucesso é propor atividades que estimulem o desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos, como empatia, confiança, perseverança e responsabilidade.

Trabalhar essas competências ajuda os alunos a se conhecerem. Com isso, eles lidam melhor com as suas emoções e os desafios da vida em comunidade.

Fale a respeito da diversidade, do amor ao próximo e da união dos estudantes dentro e fora de sala de aula. Resumidamente, promova uma escola acolhedora.

6. Oferecer atividades extracurriculares

Que tal a sua escola implementar um programa de atividades extracurriculares? Ofereça alternativas ligadas a corpo, artes e tecnologia. 

Essa é uma excelente maneira de ensinar coisas importantes que não são contempladas pelo currículo tradicional e preparar os alunos para as suas vidas e carreiras futuras.

7. Apostar no ensino de várias línguas

O mundo é globalizado. Portanto, para que os alunos que frequentam a sua escola tenham excelentes oportunidades de vida e carreira, é preciso ensinar idiomas estrangeiros a eles.

Considere oferecer aulas de inglês, espanhol e outras línguas, de preferência indo além do mínimo exigido em termos curriculares. 

Atualmente, existem programas bilíngues que podem integrar ou complementar a grade curricular. A ideia é que os alunos alcancem a fluência em idiomas estrangeiros por meio da exposição constante.

8. Usar a tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada para você fazer uma gestão eficiente e, consequentemente, ter uma escola de sucesso.

Por isso, conte com um software de gestão que integre os processos e facilite a rotina dos profissionais da sua escola. Ele ajuda com informações centralizadas, organizadas e rápidas. 

9. Empregar metodologias inovadoras

Você também pode utilizar a tecnologia em sala de aula. Um exemplo que já citamos é a possibilidade de oferecer aulas presenciais e online, tornando o ensino híbrido, que é uma grande tendência.

Outra dica é usar materiais como vídeos, aplicativos e jogos, pois eles incentivam a participação dos alunos nas atividades propostas.

Mais uma ideia interessante é incentivar os estudantes a fazerem pesquisas sobre temas diversos. Na internet, há muita informação de qualidade. Você pode aproveitar para ensiná-los como identificar boas fontes, pois essa é uma habilidade importante atualmente.

Por fim, sugira aos alunos que criem materiais audiovisuais de maneira colaborativa, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. 

Agora que você viu os diferenciais de uma escola de sucesso, poderá analisar com calma e escolher o que implementar na sua.

Que tal ler mais conteúdos como este? Acesse o próximo artigo e conheça o nosso programa de carga horária estendida para a escola regular!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning