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Abrir um negócio próprio vem sendo o sonho de consumo de muitos profissionais, especialmente na faixa dos 30 aos 45 anos. Porém, para isso, é preciso aprender a dinâmica do mercado e estar atento a todas as dicas de empreendedorismo vindas de especialistas e empreendedores que se lançaram e tiveram sucesso neste desafiador universo.
Um dos mercados mais fortes do setor de franquias é, sem sombra de dúvidas, o mercado de educação.
Abrir uma escola de cursos profissionais, regular ou de idiomas é uma excelente alternativa para quem busca um modelo de negócio sólido, estável e com boas projeções de rentabilidade.
Porém, antes de dar o primeiro passo, é necessário se preparar bem. No mercado de educação, principalmente, é importante que o futuro empreendedor compreenda a responsabilidade social que terá em mãos.
Além disso, ouvir dicas de empreendedorismo de profissionais e instituições competentes ajuda a se preparar para os desafios que irão surgir no caminho. Tudo com paciência, visão analítica e o mais importante: planejamento!
Mas calma! Você não precisa se matricular em um curso de administração de empresas ou de empreendedorismo para franqueados para ter o aval necessário para abrir seu negócio.
Para te ajudar a expandir sua visão sobre esse mercado de negócios e esclarecer algumas dúvidas, separamos algumas dicas de empreendedorismo fundamentais que você deverá seguir antes de abrir sua unidade. Confira!
Antes de iniciarmos nosso tour pelas dicas de empreendedorismo, é fundamental que você compreenda que o mercado como um todo é vivo. Ou seja, a cada geração, a maneira de empreender muda.
Por isso, separamos dicas de empreendedorismo práticas e objetivas, que promovam um comportamento sistêmico em você, para começar essa jornada de sucesso com tudo.
A lista abaixo é o marco zero que todos precisam ter em mente. Vamos lá?
Antes de abrir uma empresa do ramo que for, é necessário conhecer o cenário ao seu redor.
Hoje, vamos focar no exemplo do mercado de educação. Se você deseja abrir uma franquia de escola de idiomas, por exemplo, é preciso saber se a sociedade na qual você irá atuar está aberta a essa ideia.
Se sim, como atuam os concorrentes – se houver concorrentes na cidade –, quais as queixas, anseios ou expectativas da comunidade em relação a uma escola de idiomas, por exemplo? Qual o poder aquisitivo dessa comunidade, a idade média dos possíveis consumidores?
Estudar o “terreno” facilita muito na hora de escolher a melhor opção de franquia para se adequar àquele cenário. Por isso, estude bem o mercado local, compare as opções e leve ao seu público-alvo aquilo que ele precisa.
Depois de conhecer a fundo o mercado local, chegou a hora de conhecer a franquia escolhida. É preciso que haja um casamento onde a linguagem, estilo de negócio e público andem de mãos dadas.
Por isso, vá conhecer algumas unidades de franquias da marca, converse com outros franqueados, troque figurinhas sobre os prós e contras. Procure também por aqueles que, por algum motivo, desistiram do negócio. Tente compreender os motivos pelos quais o negócio não foi para frente.
Além disso, analise todo o histórico da franquia no mercado, todo o suporte que oferece aos seus franqueados, as facilidades, taxas de publicidade e como essa publicidade é feita na prática.
Procure conhecer o mundo dos negócios. Seja por meio de cursos online – ou presenciais, palestras, workshops, Encontros de Negócio, feiras de empreendedorismo, feiras de franquias, livros, buscas pela internet, etc.
Não dá para abrir um negócio às cegas. O mercado de educação exige muito empenho, dedicação e responsabilidade. Logo, conhecer como funciona na prática faz parte do pacote “pré-empreendimento”.
Busque por dicas de empreendedorismo em fontes diversas, converse com profissionais do setor com diferentes perfis e que atuam no mercado há tempos diferentes. Para investir em educação é preciso exatamente disso: estudo e dedicação!
Antes de se lançar no mundo dos negócios e fechar um contrato de franquia, é preciso colocar na ponta do lápis, ou da calculadora, todos os custos que um negócio demanda. É um dos princípios básicos da gestão de franquias e uma das principais dicas de empreendedorismo.
Para tal, procure ajuda de um contador de confiança e destrinche tudo que você vai gastar e em quanto tempo vai conseguir recuperar o valor inicial de investimento e, claro, começar a faturar.
Nesse passo é necessário pé no chão e paciência. Ninguém ganha dinheiro com franquia da noite para o dia, por mais sólido e estável que seja o ramo de educação. Em média, uma franquia de idiomas, por exemplo, leva de 18 a 24 meses para dar lucro. No entanto, é possível aprender com os exemplos e ter, em pouco tempo, uma franquia rentável e em constante crescimento!
Sonha em ser seu próprio chefe? Então, seja um chefe presente e um líder! Não largue o seu negócio nos ombros de outras pessoas, mesmo que sejam sócios. Um líder presente é o combustível que todo empreendimento precisa para alcançar o sucesso.
E quando falamos em ser presente, falamos em ser atuante, ou seja, não basta apenas marcar presença na empresa diariamente.
É necessário participar do dia a dia, estar atento as demandas e necessidades da franquia, conhecer seus colaboradores e clientes, saber como cada setor está trabalhando, quais precisam de ajustes e por quê, colocar-se à disposição e ter mente aberta para aceitar dicas, sugestões e críticas.
Você precisa conhecer seu consumidor e seu consumidor precisar conhecer você. Dar um rosto ao negócio é se aproximar de quem realmente o faz ir para frente.
Por isso, não se esconda atrás de seus colaboradores e parceiros. Mostre-se, converse, ouça seu consumidor e vá moldando sua forma de administrar e empreender de acordo com o perfil do seu consumidor.
Foi-se o tempo onde o dono do negócio era um ser intocável. Hoje, o público quer saber para as mãos de quem o seu dinheiro está indo e para quem reportar um problema quando necessário.
Você abriu uma franquia, seguiu todas as dicas de empreendedorismo a risca, o mercado de educação segue a todo vapor e é só isso? Não! Um bom empreendedor quer sempre mais! Procure se informar sobre a possibilidade de abrir novas unidades da marca ou a possibilidade de ampliar sua escola para atender um número maior de alunos.
Veja se o franqueador não tem outros produtos e serviços a oferecer, focando outros setores da educação. Pense sempre à frente e queira sempre mais.
Mas, calma, não vá dar um salto maior que a perna.
Dê o próximo passo quando o seu negócio inicial já estiver estável e gerando lucro.
Empreender e abrir um negócio é como ter um filho. Você precisa ter em mente que a sua empresa dependerá do seu empenho, dedicação e pulso firme para crescer e se tornar um exemplo de solidez e sucesso empresarial. Por isso, consumir dicas de empreendedorismo é essencial, no começo da jornada até quando você estiver calejado deste mundo.
Para quem escolhe trilhar esse caminho no mercado de educação como um franqueador, por exemplo, precisa pensar que nas suas mãos estão os anseios e projeções de toda a comunidade aonde atua: profissionais, colaboradores, clientes e seus familiares.
Por isso, uma das últimas dicas de empreendedorismo que destacamos aqui é: estude!
Procure sempre se antecipar aos desejos do seu público-alvo, preze pela qualidade do serviço que oferece, procure dar aos seus clientes um ambiente agradável, atualize-se sempre para acompanhar as novas gerações e nunca se prenda a métodos antigos de administração.
Para te ajudar um pouco mais a mergulhar nesse fascinante mundo do empreendedorismo que tal conferir nosso artigo “4 dicas de gestão para franqueados novatos”? Até a próxima!