11
MAI
Novos investidores encontram no modelo de negócios proposto pela mercado de franquias uma opção consideravelmente simples de gerir e comandar um empreendimento já com uma marca, produto ou serviço consolidada no mercado.
Porém, mesmo sendo uma boa opção de investimento, é preciso ter cautela e conhecer bem todos os prós e contras de ter uma franquia em mãos. Isso ajuda você a melhorar sua performance como administrador e, claro, a evitar pequenos erros muitas vezes cometidos por novatos do setor.
Para você entender melhor como funciona o mercado de franquias, separamos 5 segredos que só alguém experiente no ramo poderia te contar!
Vamos a eles!
Um erro comum entre franqueados novatos é achar que conseguem abraçar o mundo, ou seja, fazer tudo sozinhos e não delegar tarefas essenciais para o bom funcionamento do negócio.
Independente do porte da franquia escolhida ou, tampouco, se você é formado em administração ou possui um background do mundo dos negócios, delegar é necessário!
Entrar para o mercado de franquias de idiomas, por exemplo, exige muito mais do que conhecimento técnico de administração de empresas. É preciso tomar conta e acompanhar todos os setores, avaliando o desempenho com uma visão sistêmica, quantitativa e qualitativa.
Logo, montar uma boa equipe administrativa para dar suporte às demandas do dia a dia é o primeiro passo a ser tomado.
Saiba contar com seus colaborares e prestadores de serviços, entenda que um bom líder é aquele entende a importância de abrir espaço para que outras pessoas da sua equipe possam ajudar, orientar e até sugerir caminhos para o bom funcionamento do negócio.
Você comprou o direito de uso de imagem de uma marca, agora será dono do próprio negócio, comandando sua empresa do jeito que for mais cômodo, certo? Nem tanto...
Quando investimos em uma franquia precisamos seguir um padrão preestabelecido e muito bem definido pelo franqueador. Isso vai desde o número de colaboradores, uso de imagem, tipo de propaganda a ser feita, normativas administrativas, prestação de contas e uma série de outros itens.
Você vai sim ser um empreendedor e ter o seu negócio, com liberdade para agir em seu mercado e explorar as oportunidades. No entanto, deverá seguir algumas diretrizes.
Isso porque o franqueador precisa garantir que todas as unidades da sua marca caminhem no mesmo ritmo, obedecendo a um mesmo padrão de qualidade de atendimento e prestação de serviço. Todos precisam falar a mesma língua e vestir o mesmo uniforme.
Pense neste detalhe como um corrimão acompanhando-o durante essa jornada no mundo dos negócios. Além de guiar seus passos, são diretrizes que preservam o seu negócio, dando mais estabilidade às suas ações como empreendedor.
Se você sonha em entrar para o mercado de franquias no ramo de educação e escola de idiomas, já deve ter pesquisado sobre as opções disponíveis. E, obviamente, percebeu um catálogo cheio de opções!
São escolas de idiomas de todos os portes, voltados para os mais variados perfis de consumidores, usando as mais diferentes metodologias de ensino.
Por isso, nossa dica é sempre pesquisar muito bem antes de escolher as duas ou três opções que mais atendem as suas expectativas.
Olhe bem o perfil de cada marca e compare com o mercado local onde você pretender abrir seu negócio, pesquise sobre a idoneidade da marca no mercado, converse com outros franqueados e tire dúvidas.
O Yázigi, por exemplo, disponibiliza aos seus futuros franqueados todas as informações e caminhos para que o investidor se sinta seguro e amparado na hora de fechar um negócio. Tudo de forma transparente e objetiva.
Saiba que o sucesso de marcas que atuam há décadas no mercado de franquias está intimamente ligado ao seu poder de se adaptar e transformar ao longo dos anos.
Não dá para continuar trabalhando e oferecendo um produto ou serviço da mesma forma como era feito nos anos 90 ou 80.
É preciso acompanhar as mudanças comportamentais, culturais e socioeconômicas da sociedade. A maneira como nos comportamos, falamos e lidamos com os dilemas que surgem mudam a cada nova geração.
E para seguir firme no mercado diante da concorrência é preciso ter jogo de cintura e caminhar conforme os anseios do seu público-consumidor.
Nem muito ao céu e nem muito ao mar! Já ouviu esse ditado? Bom, ele traduz bem nosso quinto e último item, isso porque quando falamos em equilíbrio no mercado de franquias, estamos falando em segurar as rédeas do negócio até começar a dar lucro e caminhar com as próprias pernas até mesmo pensar em ampliar os negócios.
Não comece um empreendimento já querendo dar um salto maior que as pernas. Espere, analise o mercado, entenda como funciona a gestão em seu dia a dia, conheça seus clientes. Em média uma franquia no setor de educação, como o Yázigi, leva entre 18 e 24 meses para dar o retorno financeiro do que foi investido.
Depois que você recuperar o que você investiu e a unidade começar a dar lucro de fato, respire um pouco, curta esse momento e, então, comece a pensar em adquirir uma nova unidade ou em ampliar a que já possui. Com paciência, equilíbrio e uma visão sistêmica de mercado.
Gostou de conhecer alguns segredinhos do mercado de franquias e ver por outro ângulo como e qual deve ser a sua postura ao ingressar nesse universo? Que tal agora conferir outras dicas e informações sobre o tema, pensadas para você que deseja investir em franquias de idiomas? Uma dica é nosso artigo “Como escolher a franquia de idiomas certa para investir?”, confira!