4 FILMES PARA AS CRIANÇAS SE INTERESSAREM POR ROBÓTICA

YZG | Filmes
Campanha 70 anos

09

NOV

A robótica é uma área que segue se desenvolvendo em grandes proporções e atrai a atenção de diversas pessoas, das mais variadas idades. Dois fatores que contribuem para o interesse cada vez mais precoce das crianças por esse ramo são os avanços da tecnologia e a inserção do conhecimento e da prática da robótica em algumas escolas e instituições de ensino.

Porém, sabemos que não é de hoje que produtores e diretores de cinema usam esse tema para basear suas histórias e montar grandes produções. Pensando nisso, o Yázigi resolveu criar esta lista sobre filmes que podem despertar o interesse das crianças pela robótica. Preparados? Então vamos lá!

  • 1 - WALL-E

A animação futurista produzida pela Pixar se passa no ano de 2805, quando a humanidade já não habita mais a terra, devido ao acúmulo de lixo produzido pelo homem, que acaba fazendo com que os humanos deixem o planeta. 

A missão do robô WALL-E é limpar o planeta e tentar reabilitar a superfície terrestre. Nessa aventura, ele encontra uma robô chamada Eva e logo se apaixona. O dever da robozinha é vasculhar cada canto para encontrar uma planta viva para restabelecer o ecossistema da terra.

A produção é emocionante e tem diversos pontos que nos fazem pensar sobre o futuro da raça humana, o nosso consumo e o que nos espera daqui para frente. A maneira como a robótica é tratada no filme instiga a criançada, já que os personagens possuem características muito marcantes e, em alguns pontos, muito parecidas com as das pessoas.

  • 2 - Big Hero 6

Mais uma animação que vai deixar as crianças entusiasmadas com a robótica. Em Big Hero 6, um cientista prodígio, com conhecimento acima da média, conhece um robô inflável chamado Baymaxe, a partir desse momento, uma amizade muito forte é criada.

Juntos, eles recrutam alguns outros ajudantes para combater o mal que assola a cidade fictícia de San Fransokyo (San Francisco + Tokyo). 

Nesse filme, as crianças podem ver que o personagem principal, um jovem de apenas 13 anos, é capaz de criar diversas ferramentas e robôs, mostrando que elas também podem fazer isso. Já imaginou ter um pequeno cientista em casa?

  • 3 - Robots

Qual criança nunca pensou em como seria uma cidade totalmente robotizada e habitada apenas por robôs? No filme Robots acontece exatamente isso. Rodney é um jovem robô que tem o sonho de se tornar um grande criador e tem como maior inspiração o Grande Soldador, um robozão experiente e responsável por criar as Indústrias Grande Soldador, que fabricava de tudo.

Rodney decide sair de sua cidade e se mudar para Robópolis, onde fica a sede da grande empresa, a fim de conhecer o seu grande ídolo. Lá ele descobre o plano do vilão Dom Aço para acabar com algumas espécies de robôs e substituí-las por modelos mais modernos.

O jovem aventureiro resolve tomar uma providência e, junto com seus amigos, ele promete acabar com a ideia de Dom Aço. Além de ser uma história de tirar o fôlego, é muito bacana ver cidades totalmente habitadas por robôs.

  • 4 - The Iron Giant

Este filme de 1999 é mais um daqueles que desperta a curiosidade dos pequenos sobre vida inteligente fora do planeta Terra e a relação entre homens e robôs.

O enredo gira em torno do garoto Hogarth Hughes, filho único de Annie Hughes, funcionária de uma lanchonete. Ela não tem com quem deixar o filho e, por isso, ele a acompanha todos os dias no trabalho. 

O menino, tímido e sem amigos, descobre sem querer a existência de um robô originário de outro planeta, e daí surge uma amizade um tanto quanto inesperada. Os dois, então, passam muito tempo juntos e se divertindo, até que Annie fica sabendo da existência do gigante robô e pede para as autoridades policiais investigarem o caso.

A partir desse fato, Hogarth luta para provar que seu amigo de aço é dócil, amoroso e inofensivo. Emocionante, não é mesmo? Depois de ver esse filme, será que seus filhos vão querer um amigo robô também?

Gostou das sugestões do texto de hoje? Prepare a maratona de filmes sobre robótica com seus filhos e veja se eles se interessam pelo tema. Esse é um campo que exige muito empenho e que, na infância, ajuda a estimular habilidades importantes, como o pensamento lógico, a autonomia e a concentração.

Quer ver mais conteúdos voltados para o aprendizado da criançada? Então acesse o blog do Yázigi e confira!

Como incentivar as crianças a pensar em inglês?

5 motivos para inserir a programação no desenvolvimento das crianças

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning