COMO USAR OS ADJETIVOS POSSESSIVOS EM ESPANHOL?

YZG | Espanhol
Campanha 70 anos

12

AGO

Quando nos comunicamos em qualquer idioma, é essencial saber a construção gramatical correta para que a nossa mensagem chegue de forma clara até quem está nos ouvindo. No espanhol isso também acontece, e para te ajudar a compreender ainda mais essa língua, vamos te ensinar, neste texto, como usar os adjetivos possessivos. Fique conosco e confira!

Os possessivos em espanhol

Antes de iniciarmos as explicações sobre os adjetivos possessivos, é necessário informar que, na língua espanhola, os possessivos podem aparecer na forma de adjetivos ou de pronomes. A diferença entre eles é que o adjetivo acompanha e descreve o substantivo, enquanto o pronome substitui um substantivo na oração.

O que são os adjetivos possessivos?

Esses termos, chamados de “adjetivos posesivos” em espanhol, referem-se às palavras que denominam a relação de posse que o interlocutor tem com algo ou alguém. Na língua espanhola eles são divididos em dois grupos: os posesivos tónicos e os átonos.

Como utilizar os adjetivos possessivos?

Como toda gramática, no espanhol também existem regras para se utilizar corretamente os adjetivos possessivos. A seguir vamos te mostrar cada uma delas, seguidas de exemplos, para que você veja na prática a aplicação deles.

Posesivos tónicos/plenos

São aqueles que aparecem depois de um substantivo e que concordam com ele em número e grau. Por isso, eles podem aparecer no masculino ou no feminino, e no singular ou plural. Abaixo você confere a lista dos possessivos tónicos.

Mío

Mía

Míos

Mías

Tuyo 

Tuya 

Tuyos

Tuyas

Suyo 

Suya 

Suyos 

Suyas

Nuestro

Nuestra

Nuestros 

Nuestras

Vuestro 

Vuestra

Vuestros 

Vuestras 

Vale a pena ressaltar que os adjetivos possessivos“suyo/suya” e “suyos/suyas” são mais comuns na América Latina. Já “vuestro/vuestra” e “vuestros/vuestras” são mais utilizados na Espanha.

Exemplos

Los cuadros en la pared son míos.

¿Estos cuadernos son tuyos? 

El siguiente número a llamar es nuestro.

¡El teléfono no es vuestro, es de Carlos! 

Posesivos átonos/apocopados

Diferentes dos adjetivos possessivos tônicos, os átonos aparecem sempre antes dos substantivos. A seguir traremos a lista completa para você:

Mi 

Mis

Tu

Tus

Su

Sus

Nuestro

Nuestros

Vuestro

Vuestros

Lembrando que as formas “su/sus” são mais comuns na América Latina e “vuestro/vuestros” são mais usados na Espanha.

Exemplos

Mis amigos me han invitado para hacer una viaje con ellos.

Tu nombre es Morgana, ¿correcto? 

Sus perros son hermosos.

Nuestro hijo tiene 10 años.

¡Vuestros advertencias fueron esenciales!

Viu como os adjetivos possessivos em espanhol não são complicados de entender? A melhor maneira de se familiarizar ainda mais com o idioma é realizando muitos exercícios de gramática e consumindo conteúdos variados, como filmes e músicas em espanhol. 

Acesse o blog do Yázigi e confira outras dicas que te ajudarão durante os estudos do idioma.

Artículos: saiba como usá-los em espanhol

Entenda o verbo gustar em espanhol

Venha para o Yázigi!

Aprenda espanhol com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning