COMO MELHORAR A PRONÚNCIA EM ESPANHOL?

YZG | Espanhol
Campanha 70 anos

11

NOV

Você está estudando espanhol e sente que precisa de algumas dicas para melhorar a sua pronúncia? Então aqui é o lugar certo! Selecionamos algumas informações que te ajudarão nesse processo e te farão alcançar a fluência mais rápido.

Afinal, ter o conhecimento teórico e não conseguir colocá-lo em prática é frustrante, não é mesmo? Fique aqui conosco, que a seguir daremos mais um passo rumo ao conhecimento completo da língua espanhola. Acompanhe!

Não se envergonhe do sotaque

Um dos fatores que mais bloqueiam os estudantes de espanhol é o sotaque. Isso se deve ao fato do idioma ter características de pronúncia e entonação diferentes do português e, naturalmente, as pessoas acreditam que tentar falar como os nativos pode ser um motivo de vergonha.

A verdade é que esse tipo de pensamento só vai atrasar o seu processo de aprendizagem, pois, quanto mais recorrente, mais trabalho o aluno terá para abandonar essa ideia.

Portanto, para melhorar a sua pronúncia, a primeira etapa é reconhecer que você está aprendendo algo novo, então não há do que se envergonhar e, muito menos, motivo para se desmotivar por conta disso.

Estude os sons das letras

Para conseguir se comunicar verbalmente em espanhol, é fundamental que se tenha conhecimento sobre os sons das letras, pois há algumas que são diferentes do português e podem causar estranheza no início.

Um exemplo disso é a letra -v. No espanhol, o seu som é igual ao da letra -b em português. Veja o caso da palavra "vaca"; a escrita é a mesma que em português, mas a sua pronúncia é "baca".

Outro caso em que é preciso ficar ligado para não cometer erros ao falar espanhol é com o som da letra -j. Em alguns casos, como na palavra "masaje" - para nós "massagem" -, o -j possui som semelhante ao -rr

Esses são apenas dois casos de diferenças de pronúncia entre o espanhol e o português, mas para ficar craque mesmo, é preciso estudar a fundo as particularidades do idioma.

Não tenha medo de errar

Quando se está aprendendo um novo idioma, é perfeitamente normal que se cometam erros ao falar ou escrever. É através desses equívocos que é possível detectar aquilo que não foi captado por você com clareza. Portanto, os erros são importantes para guiar o aprendizado.

Desse modo, ter medo de ser impreciso em algum momento não pode ser um motivo para bloquear a sua vontade de querer aprender.

Cuidado com o “portunhol”

Durante o seu estudo em espanhol, você perceberá que a língua é parecida com o português em diversos aspectos, principalmente na grafia e no significado de várias palavras.

Embora essa semelhança seja um facilitador, em alguns momentos ela pode se tornar um problema, quando o aluno não usa, por exemplo, a pronúncia correta ou acredita que todas as palavras em português possuem o mesmo sentido que em espanhol. 

Nesse sentido, é comum as pessoas falarem que a pessoa que mistura português com espanhol está, na verdade, falando “portunhol”. Isso quer dizer que, na realidade, ela não domina o idioma, mas sim está tentando dar passos maiores que as pernas para passar a impressão de que é fluente na língua.

Na linguagem oral, o “portunhol” se faz presente, principalmente, quando não se usa a pronúncia correta dos termos e quando se conclui, de forma errônea, que o seu vocabulário em português pode ser adaptado para o espanhol de forma simples. 

Portanto, fuja do “portunhol”, conheça as palavras e crie associações com as do português, mas não se esqueça das particularidades do idioma que está estudando.

Pratique sempre

Para alcançar a fluência e melhorar a sua pronúncia, é preciso praticar sempre que possível, pois quanto menos tempo você dedicar à prática, mais lento será o seu processo de aprendizado.

Sendo assim, não deixe para treinar apenas uma vez por semana ou esporadicamente; crie uma rotina de estudos que mescle o conhecimento da teoria com o treinamento oral.

Quer ficar ainda melhor no espanhol? Então não perca tempo e acesse o blog do Yázigi para conferir os nossos materiais sobre o tema. 

Palavras com mesmo sentido, mas escritas diferentes em espanhol

Entenda o verbo "quedar" em espanhol

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning