OS BENEFÍCIOS DA PINTURA NA INFÂNCIA

YZG | Entretenimento
Campanha 70 anos

14

MAI

Durante o caminho da capacitação humana, adquirimos habilidades que são importantes para que tenhamos a capacidade de enfrentar os desafios pessoais e profissionais que surgem. Algumas dessas habilidades podem ser incentivadas ainda na infância, com atividades como a pintura, que ajuda no desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento. Neste texto, você conhecerá um pouco mais sobre esses benefícios. Acompanhe!

Criatividade

Um dos principais ganhos para uma criança que é incentivada a pintar é o desenvolvimento da criatividade. Por meio dela, a criança é capaz de criar e expor suas ideias e seus sentimentos de maneira artística. Para os pequenos, é importante que pais e instituições de ensino os motivem a pintar, para que, assim, eles consigam perder o medo de ser criativos. 

Coordenação motora

Além do ganho mental, o desenvolvimento motor também é alimentado, uma vez que a criança fará movimentos leves, sutis e repetitivos enquanto pinta. Isso dá à criança um conhecimento maior sobre o seu corpo e suas capacidades motoras.

Organização de ideias

As crianças geralmente são cheias de ideias, curiosidades e perguntas. Muitas vezes, todas essas inquietações podem resultar em uma agitação e em problemas de comportamento. A pintura exige que haja calma e paciência, então a criança aprende a organizar os seus pensamentos e a agir conforme um planejamento de forma tranquila.

Expressão dos sentimentos

Nossos sentimentos não precisam ser expressados apenas por palavras. Muitas vezes, um gesto ou um olhar são tão eficazes quanto algo escrito ou falado. Os desenhos e as pinturas abstratas também são uma maneira de colocar para fora os sentimentos ou o que que não faz bem e perturba a mente. Essa prática é tão importante para conhecer mais sobre o interior das crianças que muitos terapeutas fazem uso de métodos que envolvem a pintura para ajudar seus pacientes a lidar com suas emoções.

Auxílio a outras disciplinas

A pintura na infância tem ainda um papel de extrema importância no processo de aprendizado das crianças; isso porque ajuda a manter a concentração em sala de aula e a ter calma durante a realização de tarefas e avaliações, o que contribui para uma maior assimilação dos conteúdos escolares.

Algumas instituições de ensino, como o Yázigi, reconhecem que o desenvolvimento infantil vai além da sala de aula e propõem uma série de atividades socioemocionais. Assim, os alunos se tornam não apenas fluentes em um novo idioma, por exemplo, mas também seres humanos emocionalmente inteligentes e capazes de melhorar o mundo.

Gostou deste conteúdo? Confira mais textos em nosso blog. Acesse:

Teatro na infância: saiba os benefícios dessa prática

Por que colocar meu filho no ensino bilíngue?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning