18
FEV
Esqueça aquela história de que cozinhar é só coisa de adulto e que criança precisa ficar longe da cozinha! Deixar as crianças se arriscarem na produção de certos alimentos pode ser benéfico para o processo de aprendizado delas. Confira agora o porquê de incentivá-las a ter essa experiência na cozinha.
Quem não quer que os filhos tenham hábitos alimentares saudáveis, não é mesmo? As aulas de culinária são boas ocasiões para os pequenos conhecerem novos alimentos, entenderem os benefícios de cada um e se interessarem por experimentá-los.
De uma maneira mais divertida e leve, ao cozinharem as crianças entram em contato com conceitos aprendidos nas aulas. Ao seguir uma receita, é preciso pesar e medir ingredientes, por exemplo, e isso coloca a criança diante de questões matemáticas, como a divisão e a adição.
Além da matemática, as crianças entram em contato com noções de química, de ciências e de português em momentos dinâmicos e descontraídos, em que analisam as mudanças do estado físico das matérias, aprendem mais sobre a origem dos alimentos e precisam entender o que está escrito nas receitas para que os alimentos sejam preparados corretamente.
A culinária não ajuda apenas a mostrar, de maneira prática, as coisas aprendidas em sala de aula. Durante o tempo que estão na cozinha, as crianças aprendem também a cooperar umas com as outras e a ter paciência para esperar o alimento ficar pronto. Elas entendem a importância de não se desperdiçar comida e de fazer a coleta seletiva dos lixos produzidos, além de explorarem a coordenação motora e testarem novos movimentos.
Incentivar esse tipo de atividade logo na infância pode desencadear a descoberta de uma atividade prazerosa para a criança, sendo essa uma nova maneira de ela se entreter e de explorar diversos sentidos e habilidades.
Para finalizar este texto, é importante deixar o alerta para que os pais não deixem as crianças sozinhas na cozinha e nem que elas manuseiem instrumentos que possam colocar a segurança e a saúde em risco. Certifique-se de que tudo o que será usado para cozinhar é apropriado para a criança e fique sempre de olho.
E aí, você já se arriscou no mundo da culinária? Comente aqui embaixo! Leia outros textos que estão em nosso blog.
Como falar sobre sustentabilidade em inglês?
Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!