COMO A CULINÁRIA AJUDA NO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS?

YZG | Entretenimento

18

FEV

Esqueça aquela história de que cozinhar é só coisa de adulto e que criança precisa ficar longe da cozinha! Deixar as crianças se arriscarem na produção de certos alimentos pode ser benéfico para o processo de aprendizado delas. Confira agora o porquê de incentivá-las a ter essa experiência na cozinha. 

Descoberta de novos alimentos

Quem não quer que os filhos tenham hábitos alimentares saudáveis, não é mesmo? As aulas de culinária são boas ocasiões para os pequenos conhecerem novos alimentos, entenderem os benefícios de cada um e se interessarem por experimentá-los. 

Disciplinas escolares estão presentes

De uma maneira mais divertida e leve, ao cozinharem as crianças entram em contato com conceitos aprendidos nas aulas. Ao seguir uma receita, é preciso pesar e medir ingredientes, por exemplo, e isso coloca a criança diante de questões matemáticas, como a divisão e a adição. 

Além da matemática, as crianças entram em contato com noções de química, de ciências e de português em momentos dinâmicos e descontraídos, em que analisam as mudanças do estado físico das matérias, aprendem mais sobre a origem dos alimentos e precisam entender o que está escrito nas receitas para que os alimentos sejam preparados corretamente.

Muito além da sala de aula

A culinária não ajuda apenas a mostrar, de maneira prática, as coisas aprendidas em sala de aula. Durante o tempo que estão na cozinha, as crianças aprendem também a cooperar umas com as outras e a ter paciência para esperar o alimento ficar pronto. Elas entendem a importância de não se desperdiçar comida e de fazer a coleta seletiva dos lixos produzidos, além de explorarem a coordenação motora e testarem novos movimentos.

Descoberta de um hobbie

Incentivar esse tipo de atividade logo na infância pode desencadear a descoberta de uma atividade prazerosa para a criança, sendo essa uma nova maneira de ela se entreter e de explorar diversos sentidos e habilidades.

Segurança em primeiro lugar 

Para finalizar este texto, é importante deixar o alerta para que os pais não deixem as crianças sozinhas na cozinha e nem que elas manuseiem instrumentos que possam colocar a segurança e a saúde em risco. Certifique-se de que tudo o que será usado para cozinhar é apropriado para a criança e fique sempre de olho. 

E aí, você já se arriscou no mundo da culinária? Comente aqui embaixo! Leia outros textos que estão em nosso blog.

Como falar sobre sustentabilidade em inglês?

5 games para aprender inglês

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning