APRENDER INGLÊS COM MINECRAFT É POSSÍVEL?

YZG | Entretenimento
Campanha 70 anos

04

ABR

Minecraft é uma sensação no mundo inteiro. Crianças, adolescentes e mesmo adultos se encantam com o mundo pixelado do jogo. 

Funcionando como um “lego digital”, ele permite que os jogadores construam todo tipo de coisa. Suas diversas funções fazem com que ele seja utilizado em sala de aula por diferentes motivos. 

Mas você sabia que é possível aprender inglês jogando Minecraft em casa? Saiba mais abaixo! 

Por que aprender inglês com jogos? 

O aprendizado com jogos não é uma exclusividade do inglês, e vem acontecendo desde antes da era digital. As crianças, por exemplo, sempre aprenderam por meio de jogos e brincadeiras. 

Isso acontece porque jogos e brincadeiras têm características que estimulam a repetição e a frequência. Por isso, quando começam a brincar ou jogar, é difícil parar. 

Essa tendência se dá, principalmente, porque os jogos trazem recompensas constantes. Passar para a próxima fase, ganhar prêmios e brindes para, no final, virar o vencedor. 

A sensação de recompensa é um forte estímulo para continuar jogando. E quando você estuda por meio de um jogo, continua aprendendo sem mesmo perceber que está fazendo isso. 

Outra característica importante dos jogos para o aprendizado é a repetição. Muitas vezes, um mesmo jogo repete frases, palavras e contextos diversas vezes. 

Para o aprendizado, essa repetição é fundamental. Ver a mesma palavra sendo usada em diferentes situações nos ajuda a memorizá-la e a entendê-la em contexto. 

Por fim, o principal motivo para usar jogos para aprender inglês é a diversão. A diversão e o entretenimento são ferramentas poderosas no aprendizado. 

Quando estamos nos divertindo, nosso cérebro relaciona o momento vivido com boas lembranças. 

Isso ajuda na memorização, na concentração e no armazenamento de informações por mais tempo. 

  

Baixe nosso e-book Guia da gramática básica de inglês

 

Dá para aprender inglês usando Minecraft? 

Minecraft é um jogo tão popular nos dias de hoje que dispensa apresentações. Ele está no mercado desde 2009, quando ainda estava em desenvolvimento. 

Em 2014, o jogo foi comprado pela Microsoft, que percebeu o sucesso que ele alcançava entre crianças e adolescentes. 

Atualmente, o jogo já é uma febre e sua influência vai além do mundo dos videogames. Vemos referências a ele em roupas, brinquedos, livros e muito mais. 

Minecraft é um jogo de mundo aberto. Ou seja, ele não tem um objetivo único que todos os jogadores devem buscar. 

Os jogadores devem explorar esse mundo para descobrir matérias-primas e ferramentas com as quais podem construir todo tipo de coisa. 

Explorando formatos, materiais, texturas e cores, os jogadores criam um mundo praticamente do zero. É um jogo que estimula a criatividade, a pesquisa e a inovação. 

Alguns aspectos do mundo de Minecraft são ideais para quem quer aprender inglês. Por exemplo, todos os materiais e matérias-primas encontrados têm nomes e descrições. 

Ou seja, são muitos vocabulários e estruturas frasais novas a cada descoberta. Com o tempo, você vai adquirir esse vocabulário e ficar melhor no idioma, sem mesmo perceber. 

6 dicas para aprender inglês com Minecraft 

Ainda que seja possível aprender inglês jogando Minecraft de maneira descompromissada, o aprendizado é lento. 

É possível que, depois de meses jogando, você aprenda algumas palavras. Por isso, nem sempre esse é o método mais satisfatório. 

Porém, existem algumas formas de otimizar esse aprendizado. Desse modo, você aprende de forma mais rápida e eficiente. 

  

Descubra 6 jogos em inglês para crianças

  

Confira, a seguir, algumas dicas para fazer isso: 

1. Jogue em inglês

A primeira dica é óbvia, mas não é instintiva para todos os jogadores. Afinal, o jogo já foi traduzido para o português, e é fácil escolher seu idioma nativo logo de início. 

Para estudar inglês com o jogo, no entanto, é preciso mudar o idioma para inglês. Isso pode ser feito de forma simples, nas configurações do jogo. 

No começo, pode ser frustrante não entender tudo o que está escrito ou o que é dito. Porém, essa frustração faz parte do aprendizado. 

2. Conheça o lore

Lore é como chamamos a história de um jogo. Ou seja, o que está por trás das missões e tarefas que você precisa executar. 

Mesmo os jogos mais simples têm uma história. Se a história não é contada dentro do jogo, ela normalmente está na sinopse ou no site oficial do jogo. 

A partir dessa história, você pode conhecer palavras e frases que são recorrentes. Assim, consegue entender o básico para aproveitá-lo melhor. 

3. Seja mais observador

Você sabia que professores do mundo inteiro usam Minecraft para ensinar diferentes matérias? Com as tarefas do jogo, é possível aprender sobre diferentes assuntos. 

Alguns exemplos são matemática (geometria e perímetros) e biologia (biodiversidade e mudanças climáticas. 

Por isso, o jogo tem muitos vocabulários e expressões variadas. Vale a pena observar todos para descobrir quais seriam mais importantes para você. 

4. Busque o Adventures in English

Adventures in English é um mapa de Minecraft criado pela Universidade de Cambridge. O objetivo do mapa é ajudar estudantes de inglês do mundo todo. 

Com desafios divertidos, os jogadores desenvolvem suas competências em inglês de maneira imersiva. Desse modo, aprendem novas palavras e resolvem problemas com muita criatividade. 

Como foi desenvolvido para estudantes de inglês, o mapa pode ser usado em qualquer fase do aprendizado. 

5. Estude o vocabulário

Estudar o vocabulário é uma dificuldade comum para muitos estudantes de inglês. Isso porque a ideia geral é que estudar vocabulário é apenas anotar e repetir. 

Porém, isso não funciona a longo prazo. Essa técnica estimula apenas a memorização temporária, e a maioria das pessoas esquece o que aprendeu em algumas semanas. 

A melhor maneira de evitar isso é estudando o vocabulário com contexto. Não anote apenas palavras, mas os contextos em que elas aparecem. 

E, quando voltar a ver a mesma palavra, anote o novo contexto também. Assim, você vai aprender a utilizá-la além de uma única frase. 

6. Seja persistente

Por fim, é importante lembrar que aprender inglês é um processo de várias etapas e que leva um tempo. 

No entanto, estudando regularmente, você vai sentir uma diferença. E todo o processo vai ser melhor porque você está se divertindo enquanto aprende. 

Quer mais dicas para estudar enquanto se diverte? Acesse o nosso blog! 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning