QUAL A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER AUTONOMIA NA INFÂNCIA?

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

30

OUT

A autonomia é uma das competências do século 21 mais importantes de serem desenvolvidas durante a infância. Isso é essencial para que as crianças se tornem mais seguras e independentes desde cedo, colocando em prática a habilidade de fazer as coisas sozinhas. Isso sempre respeitando a faixa etária dos pequenos, claro!

Mesmo os bebês podem ter autonomia em determinados momentos, como na organização após uma brincadeira ou levarem sozinhos a colher até a boca durante uma refeição. São as coisas mais simples do dia a dia que fazem grande diferença no desenvolvimento da autonomia das crianças, dando pequenos passos ao passar do tempo que vão gerar um ótimo resultado. 

Acompanhe o texto a seguir e entenda mais sobre a importância de desenvolver a autonomia na infância!

Qual a importância da autonomia na infância?

Estimular a autonomia das crianças desde a primeira infância, ou seja, até os seis anos, vai proporcionar a elas desafios cotidianos. Dessa forma, o seu raciocínio será colocado em prática e as crianças terão que tomar decisões de forma assertiva e utilizando o pensamento crítico, que também é uma das competências do século 21 e que constrói um olhar para a sociedade como um todo. 

Isso é benéfico para o desenvolvimento cognitivo, motor e físico, além de auxiliar na construção da personalidade da criança.

Por exemplo, se um bebê que segue tentando encaixar sozinho um bloco em um brinquedo de montar até conseguir, estará treinando a sua habilidade e a coordenação com as mãos. Se uma criança já com 3 ou 4 anos tem a prática de se vestir sozinha todos os dias, ela aprenderá a equilibrar seu corpo enquanto troca a roupa. 

É importante o estímulo partir dos pais dentro de casa, além de darem suporte e incentivarem a criança a tentar sempre mais de uma vez. Afinal, mesmo que ela não tenha êxito na tarefa logo na primeira vez, com o erro ela estará praticando as suas habilidades aos poucos, até alcançar o resultado esperado. 

Como estimular a autonomia na infância?

Tendo em mente a importância de desenvolver a autonomia na infância, que estimula outras habilidades fundamentais para o crescimento dos pequenos, pode surgir a dúvida: como estimular a autonomia das crianças? 

Para te ajudar, reunimos algumas dicas de atividades diárias simples, mas importantes para essa competência ser desenvolvida. Confira:

  • Em casa, um dos primeiros passos é envolver seu filho ou sua filha em decisões da família, apresentando duas ou três opções que podem ser escolhidas. Pergunte o que ela prefere comer no almoço, o livro que quer ler antes de dormir ou a camiseta que quer vestir, por exemplo. 
  • Passe algumas responsabilidades mais simples da casa para as crianças, como guardar os proprios brinquedos, arrumar a cama, vestir a roupa e os sapatos, pentear e escovar os dentes, arrumar a mesa para o almoço ou jantar, comer sozinha, entre outras tarefas diárias. Assim elas se envolvem na rotina. 
  • Também é importante os pais incentivarem os filhos a expor suas próprias opiniões. Pode ser em momentos de leitura de um livro, perguntando o que a criança acha da atitude que o personagem teve, o que ele acha da história etc. 

Isso pode acontecer em momentos do dia a dia da casa, em conversas sobre como foi o dia do seu filho, o que aprendeu, do que gostou ou não, ou o que ele acha de uma mudança que vai acontecer na casa. Criar um diálogo, mostrar interesse na vida da criança e deixá-la participar do que acontece na família é a melhor maneira dos pais estimularem a autonomia. 

Para os pais, essa nem sempre é uma tarefa fácil, por causa da rotina corrida e cheia de responsabilidades. É preciso ter dedicação e paciência, pois muitas vezes os filhos podem não acertar a tarefa de primeira. Por isso, os pais podem querer resolver para a criança, mas devem se lembrar do processo de desenvolvimento de autonomia pelo qual estão passando, que é importante para toda família. 

Também é importante tomar cuidado com o excesso de proteção e ajuda ao ver o filho errar e se frustrar! Isso deve ser resolvido com diálogo, explicando que errar faz parte da vida de todos e incentivando uma nova tentativa, pois ele conseguirá chegar aonde quer se persistir. 

Esses são os principais motivos que mostram a importância de desenvolver a autonomia na infância. Curtiu este texto? Acompanhe o blog do Yázigi e veja outros conteúdos sobre crianças.

Como a cultura influencia no desenvolvimento das crianças?

Quais são as principais competências a serem desenvolvidas na infância?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning