QUAIS SÃO OS QUATRO PILARES DA APRENDIZAGEM CRIATIVA?

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

18

DEZ

Um conceito que está cada vez mais popular dentro das escolas de educação infantil é o da aprendizagem criativa, termo que se refere a uma nova maneira de aprender, baseada nas experiências sensoriais e práticas, e explorando a imaginação das crianças.

Você já viu, aqui no blog do Yázigi, o que é aprendizagem criativa e conheceu um pouco sobre o Yázigi Explore, projeto de aulas do Yázigi focado nesse tipo de aplicação. No texto de hoje, vamos te mostrar os quatro pilares que guiam o Yázigi Explore e que ajudam a desenvolver diferentes tipos de habilidades nos estudantes. Acompanhe!

1 - Aprendizado de inglês

O projeto Yázigi Explore é um after school em que a metodologia bilíngue é empregada. Dessa forma, os alunos continuam a ter contato com o idioma inglês enquanto aprendem outras coisas, como robótica, desenho e dança.

Essa maneira de continuar abordando a língua inglesa faz com que eles se familiarizem mais com o vocabulário e com a gramática, e tirem da mente a ideia de que o inglês será estudado e utilizado apenas em sala de aula.

Ao final do período em que o estudante trabalhará com o Yázigi Explore, ele terá tido condições de desenvolver não apenas habilidades socioemocionais, que é a proposta central do projeto, mas também o inglês, que é tão importante para o futuro.

2 - Busca pela autonomia

Hoje em dia as crianças nascem e crescem cercadas de tecnologia, e aprendem desde muito cedo a buscar informações por conta própria. Essa capacidade de conseguir respostas de forma individual é um traço de uma facilidade de trabalhar de forma autônoma.

Porém, esse conceito precisa ser bem trabalhado nas crianças, para que elas não se tornem pessoas individualistas e que só conseguem trabalhar sozinhas. Afinal, o convívio é fundamental para a vida em sociedade.

Por isso, um dos pilares da aprendizagem criativa é ensiná-las a ser autônomas, no sentido de buscar informações, se desafiar e tentar resolver enigmas de maneira individual. Junto com isso, é preciso ensiná-las que elas podem buscar ajuda quando tiverem dificuldades, e que isso não é um motivo de menos ou mais capacidade, pois cada um tem um tempo e um estilo próprio para a busca por conhecimento.

3 - Interação

Diferente do sistema tradicional utilizado pelas escolas e outras instituições de ensino, a aprendizagem criativa prega a interação entre os alunos, independentemente da idade de cada um, pois acredita que todos são capazes de aprender e ensinar uns aos outros.

Desse modo, a interação entre crianças e jovens de diferentes faixas etárias é estimulada nas atividades consideradas extracurriculares, como as aulas de teatro, fotografia e programação.

Além disso, esse momento ajuda a ensinar aquilo que foi falado no final do último tópico, sobre as crianças aprenderem a ser autônomas, mas também a buscar ajuda quando necessário. Isso contribui para que elas saibam trabalhar em grupo e valorizar o espaço que cada um tem em um projeto, trabalho ou atividade.

4 - Desenvolvimento de competências

O objetivo principal da aprendizagem criativa é desenvolver nas crianças competências e habilidades que são valorizadas pela sociedade e pelo mercado de trabalho. Quanto mais cedo se aprende a trabalhar em equipe, a ter empatia pelo próximo, a ser responsável etc., mais chances os pequenos têm de se tornarem cidadãos respeitados e conscientes.

Vale destacar que todas essas habilidades são aprimoradas através de aulas e atividades lúdicas, nas quais se valoriza a imaginação de cada um, além de serem momentos de interação social e de descoberta de novos horizontes por parte das crianças.

Você já conhecia esses aspectos da metodologia da aprendizagem criativa? Para mais informações sobre o Yázigi Explore, acesse o site do Yázigi. Confira também o nosso blog para entender um pouco mais sobre os benefícios desses tipos de atividades para a saúde das crianças.

Quais são as principais competências a serem desenvolvidas na infância?

5 dicas para estimular a criatividade do seu filho dentro de casa

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning