QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA INFÂNCIA?

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

21

AGO

A infância é uma época em que as crianças estão em constante desenvolvimento e aprendizado nos âmbitos cognitivo, emocional e intelectual. Algumas habilidades são tratadas com maior relevância nas escolas e instituições de ensino, pois ajudam a moldar comportamentos necessários na vida adulta e no mercado de trabalho. Você conhecerá neste texto algumas delas. Acompanhe!

  1. Pensamento crítico

O desenvolvimento desse tipo de pensamento condiciona o jovem a compreender que existem diferentes pontos de vista sobre um único assunto e que cada pessoa pode ter a sua opinião. Além disso, os incentiva criar argumentos baseados em dados e informações reais para debater ideias e questionar fatos.

Para as crianças ampliarem a capacidade de pensar de forma mais crítica, algumas atividades são fundamentais e podem ser realizadas tanto nas escolas quanto em casa, como: ler livros, fazer questionamentos, debater sobre diversos temas, conhecer e praticar artes (pinturas, desenhos etc.).

  1. Criatividade

Outra competência importante e que pode ser desenvolvida ainda na infância é a criatividade. Muitas vezes, as crianças falam, desenham e expressam ideias e desejos para os pais de forma curiosa. Isso acontece porque elas consomem diversos tipos de conteúdos e, como estão em processo de formação, podem acabar misturando informações e criando cenários bastante criativos em suas cabeças.

No século 21, a criatividade é uma característica apontada como essencial para o profissional do futuro, pois as empresas estão procurando cada vez mais colaboradores que ajudem a pensar em saídas e em novas estratégias de mercado, e que não fiquem somente esperando um comando para executar as ações.

Sendo assim, essa habilidade pode ganhar mais espaço na vida das crianças quando elas estão estudando idiomas, cantando, dançando ou fotografando, por exemplo, e dessa forma, expressando suas opiniões, vontades e sentimentos de diversas maneiras.

  1. Empatia

Para o convívio harmônico em sociedade, a empatia se faz necessária, principalmente em situações extremas. A capacidade de compreender a dor do outro, se importar e tentar ajudar é uma habilidade que está sendo cada vez mais requisitada. As crianças têm maior facilidade em praticar a empatia durante a infância, mas é natural que a maioria das pessoas perca parte desse sentimento conforme vão crescendo e se tornando adultas.

Para não perderem esse sentimento, podem ser feitas atividades que incentivem uma convivência mais próxima, como aulas de teatro e de dança, para que compreendam de forma natural as virtudes e limitações que as pessoas podem ter, bem como para desenvolverem maneiras de ajudá-las.

  1. Autonomia

Ao mesmo tempo em que é importante saber interagir com as pessoas que as cercam, ter autonomia também é interessante para as crianças. Colocá-las em situações em que elas precisem tomar decisões e ser responsáveis por trabalhos e projetos ajuda a capacitá-las, tanto intelectualmente quanto emocionalmente, para situações em que precisarão agir sozinhas no futuro.

Nas instituições de ensino, algumas práticas, como a robótica, têm sido uma saída muito utilizada para colocar as crianças em contato com essa realidade de elaborar estratégias e de desenvolver projetos variados. 

Outra prática que contribui para esse desenvolvimento são as atividades ligadas à Cultura Maker, ou do-it-yourself, em que o conceito de "faça você mesmo" é amplamente ligado às situações de autonomia das crianças. 

Quer saber mais sobre atividades extracurriculares que ajudam na evolução e no aprendizado de seu filho? Então acesse o blog do Yázigi e confira todas as novidades! 

5 dicas para estimular a criatividade do seu filho dentro de casa

5 técnicas de pintura para as crianças

Venha para o Yázigi!

Procurando uma escola de idiomas que ajude seu filho a desenvolver competências socioemocionais? Então venha para o Yázigi! Acesse nosso site e conheça mais sobre esse projeto. 

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning