QUAIS OS BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS PARA AS CRIANÇAS?

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

31

AGO

Um termo que está cada vez mais em alta nas discussões sobre educação e capacitação é o “mindfulness”. Já é certo que as técnicas e conceitos que envolvem essa prática fazem tão bem às crianças quanto aos adultos, e quanto mais cedo elas aprendem, melhor será o rendimento delas em vários aspectos de suas vidas. No texto a seguir vamos te mostrar alguns desses benefícios. Acompanhe!

O que é mindfulness?

Essa palavra está ligada ao conceito de atenção plena, ou de consciência daquilo que fazemos, que sentimos física e emocionalmente, que pensamos e que falamos. Esse entendimento sobre si é alcançado por meio de técnicas de meditação e de compreensão do corpo e da mente. 

A prática das técnicas de mindfulness contribuem para a melhora no desempenho profissional, educacional, emocional e nas relações com as outras pessoas.

  1. Mais concentração e rendimento nas atividades

Não é raro encontrar crianças distraídas enquanto estão fazendo alguma atividade, principalmente quando são relacionadas à escola. Isso pode acontecer devido à falta de interesse ou à dificuldade de se manterem concentradas em um exercício por muito tempo.

Dessa forma, as práticas do mindfulness contribuem para que elas aprendam a reconhecer quando estão dispersas em suas atividades e para que sejam capazes de focar a atenção até as ações que sejam concluídas.

Um dos benefícios mais significativos das técnicas do mindfulness para as crianças é a melhora no desempenho escolar. Isso acontece porque elas se concentram mais durante a execução das lições, dos trabalhos e das avaliações.

  1. Desperta a criatividade

A partir da compreensão das capacidades intelectuais que são capazes de desenvolver, as crianças criam um maior senso de criatividade, dando asas à imaginação e colocando em prática as ideias que têm em mente.

A criatividade tem uma importância considerável durante os estudos, pois ajuda a criança a ir além dos conceitos racionais. Por meio de experiências lúdicas, elas compreendem as disciplinas e aprendem novos idiomas, como o inglês.

  1. Melhora as relações sociais

As relações sociais são baseadas em uma série de comportamentos e sentimentos. Há dias em que não estamos bem e que estamos mais propensos a brigas e discussões. Em outros, nossas emoções estão mais controladas e demonstramos mais paciência. Essas variações são comuns no ser humano, mas podemos encontrar um equilíbrio para as nossas reações.

O mindfulness auxilia os pequenos a compreender melhor seus sentimentos e suas reações, evitando que conflitos sejam criados devido a comportamentos destemperados. 

  1. Desenvolve a empatia

A empatia é a capacidade de reconhecer o sentimento do outro como se fosse seu e de se solidarizar com a pessoa que o detém. Quando a criança melhora as suas relações sociais, aprende a nomear suas emoções e deixa de julgar os outros. Com isso, a empatia passa a ser mais frequente no convívio dela com outras pessoas.

Essa habilidade, inclusive, é uma das mais comentadas no século 21, uma vez que as pessoas parecem ter perdido a capacidade de se colocar no lugar do outro. Por isso, quando as crianças a desenvolvem ainda no período da infância e da adolescência, a chance de se tornarem adultos mais empáticos é maior.

  1. Controla o estresse e a ansiedade

Como vimos anteriormente, o mindfulness é desenvolvido através de meditações e de técnicas de relaxamento, e essas práticas contribuem para um maior controle interior. Para as crianças, que frequentemente passam por situações estressantes (como época de provas e atividades avaliativas), o conhecimento de maneiras de acalmar o corpo e a mente são muito bem-vindos.

A partir do momento que os pequenos se tornam menos ansiosos e estressados, eles têm um ganho enorme para a saúde mental e física. Eles passam a se alimentar melhor, a dormir com mais tranquilidade, a conseguir aproveitar melhor os momentos de lazer e a focar nos estudos com mais facilidade.

O mindfulness tem ganhos enormes para a vida das crianças, que aprendem a desenvolver, também, habilidades emocionais muito importantes nas relações cotidianas. Quer saber mais sobre atividades importantes para o desenvolvimento intelectual das crianças? Então acesse o blog do Yázigi e confira!

Quais são as principais competências a serem desenvolvidas na infância?

5 dicas para estimular a criatividade do seu filho dentro de casa

Venha para o Yázigi!

Procurando uma escola de idiomas que ajude seu filho a desenvolver competências socioemocionais? Então venha para o Yázigi! Acesse nosso site e conheça mais sobre esse projeto. 

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning