O QUE É PENSAMENTO CRÍTICO E COMO DESENVOLVÊ-LO NA INFÂNCIA?

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

30

NOV

Em um mundo cada vez mais conectado e com informações mais acessíveis e rápidas de serem encontradas, a habilidade de ter uma visão crítica sobre os diversos assuntos que cercam os indivíduos se faz necessária.

Essa maneira de encarar a vida e as relações humanas, no entanto, não é desenvolvida da noite para o dia. Portanto, é preciso buscar práticas e exercícios que alimentem essa característica. 

A infância é um período em que as crianças estão, a todo momento, descobrindo coisas e criando hábitos que serão levados para a vida adulta, e é nessa época que os pais e a escola podem introduzir a cultura do pensamento crítico aos pequenos, para que o desenvolvam de forma natural.

Pensando nisso, no texto de hoje vamos te mostrar o que é e como desenvolver esse tipo de mentalidade nas crianças. Acompanhe!

Afinal, o que é pensamento crítico?

Para saber como aplicar esse conhecimento ao cotidiano das crianças, antes é preciso entender o que é pensamento crítico e se afastar da ideia de que esse termo é o mesmo que criticar qualquer coisa e sem nenhuma base.

Essa expressão está ligada a uma consciência das próprias ações e à capacidade de compreender as situações que acontecem à nossa volta de modo mais racional. Isso quer dizer que a pessoa desenvolve o hábito de ter uma opinião sobre os fatos. Portanto, consegue se posicionar de forma mais clara.

A capacidade de fazer uma crítica (que não precisa ser negativa) sobre os mais variados assuntos é benéfica para o indivíduo, não apenas no âmbito pessoal, como também no coletivo. 

Na sociedade em que vivemos, onde, a cada dia, mais informações chegam ao nosso conhecimento e temas diversos são abordados a toda hora, é importante saber transformar em palavras todos aqueles pensamentos que se formam internamente, para que as outras pessoas possam compreender o seu ponto de vista.

E como desenvolvê-lo na infância?

É claro que na infância não esperamos que as crianças se posicionem de forma incisiva sobre assuntos relacionados à sociedade ou que discutam melhorias para a vida em comunidade. Mas isso não significa que não podemos tentar extrair delas pensamentos sobre o que elas veem no dia a dia.

Dessa forma, é preciso investir em atividades lúdicas e que permitam que elas se expressem sem o peso dos julgamentos, para que se sintam confortáveis em colocar suas opiniões.

Incentive a leitura

A leitura é a grande fonte de ensinamentos para as pessoas, independentemente da idade. Mas é durante a infância que as crianças estão se formando, e desenvolver o intelecto contribui para que elas consigam ter o pensamento crítico apurado.

Essa prática, além de ajudá-las a pensar de forma mais ampla e agregadora, contribui para o enriquecimento do vocabulário e para o conhecimento da gramática. Isso se reflete no momento em que é necessário expor as ideias e, portanto, a mensagem precisa ser transmitida de modo claro e objetivo.

Deixe que façam perguntas

Muitas crianças possuem o hábito de sair perguntando sobre tudo aos adultos. Essa é uma forma de descobrirem o mundo e de se interessarem por diferentes assuntos; portanto, fazem parte do desenvolvimento de cada um. 

Por isso, os responsáveis e os professores não devem limitar essa busca por conhecimento. Não trate as perguntas como coisas sem importância, pois isso pode gerar um sentimento negativo nas crianças, e elas podem associar do ato de fazer questionamentos à repressão, fazendo com que percam a vontade de se posicionar e de descobrir novas coisas.

Incentive a expressão de ideias

Atividades que incentivam as crianças a se exporem na frente dos outros também são maneiras de elas perderem, logo cedo, a inibição e a vergonha, características que podem causar a falta de interesse por temas sobre os quais é preciso se posicionar ou fazer perguntas.

Aulas de teatro, trabalhos em grupo e apresentações artísticas são alguns exemplos de dinâmicas que contribuem para esse progresso na capacidade de pensar de forma mais crítica. 

Esse tipo de habilidade contribui para um crescimento enquanto cidadão e, por isso, é importante que se desenvolva durante a infância, para que as crianças cresçam com essa base importante em suas vidas. 

Quer ler mais conteúdos sobre a educação infantil? Então acesse o blog do Yázigi e confira os nossos materiais.

Dicas de atividades em inglês para crianças

Yoga para crianças: quais os benefícios?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning