O QUE É APRENDIZAGEM CRIATIVA?

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

21

SET

No século 21, os estudantes e profissionais de diversas áreas precisam desenvolver novas competências para encarar os novos conhecimentos e aprendizados ao longo da vida. Algumas delas são criatividade, autonomia, pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação e rápida resolução de problemas. 

Isso causa um impacto nas escolas, que devem adaptar o seu ensino e auxiliar na prática dessas competências desde cedo. Por isso, o Yázigi criou o Yázigi Explore,focando na aprendizagem criativa. Quer entender melhor sobre o que é essa filosofia? Acompanhe o texto!

O que é aprendizagem criativa?

É uma filosofia de educação que incentiva o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos para que pensem e tenham ações de forma criativa, colaborativa e sistemática. A aprendizagem criativa foca em construir ambientes de aprendizagem baseados em quatro pilares, os 4Ps: projetos (projects), paixão (passion), pares (peers) e pensar brincando (play). 

A aprendizagem criativa pode ser aplicada por meio de atividades que envolvem arte, corpo e tecnologia, para desenvolver as competências socioemocionais. Essa metodologia começou por causa do trabalho do educador e matemático Seymour Papert, mas foi aprimorada pela equipe do MIT Media Lab e do projeto Lifelong Kindergarten. 

O estudo e a adaptação geraram um direcionamento para os educadores entenderem como ensinar uma pessoa a ser criativa. Para isso, é fundamental que a educação seja divertida, colaborativa e criativa, tornando o aprendizado interessante e participativo. O aluno ficará mais engajado para adquirir conhecimento e encontrar um tema que seja significativo para ele, que será o princípio do aprendizado criativo.

Os estudantes podem entender o que quiserem mexendo em materiais artesanais, tecnológicos e trabalhando com pintura, fotos, dança, robótica… A partir disso, muitas respostas surgirão conforme eles vão experimentando e observando o que eles mesmos fazem. Muitos desses conhecimentos são adquiridos durante o jardim de infância, por isso o nome do grupo criado por Mitchel Resnik, do MIT, que se dedica à aprendizagem criativa, é Lifelong Kindergarten (jardim de infância para a vida toda).

A aprendizagem criativa é um método que se conecta à era digital em que vivemos. Ela não se prende apenas ao conteúdo, mas incentiva os alunos a colocar em prática as formas que imaginam para solucionar os problemas. O conhecimento é desenvolvido conforme o andar das atividades é absorvido no chamado “processo em espiral”.

O que é a espiral da aprendizagem criativa?

A espiral é o que dá vida ao pensamento criativo. Dia após dia, os estudantes passam por etapas e aprimoram as suas habilidades conforme desenvolvem e testam ideais, experimentam novos caminhos e escutam opiniões diferentes. As crianças se envolvem com essas etapas ao brincar, contar e construir. Ela funciona da seguinte forma: 

… IMAGINE > CRIE > BRINQUE > COMPARTILHE > REFLITA > IMAGINE...

O primeiro passo da espiral é imaginar um conceito, seguido pelo desejo de criar e de colocar em prática a sua ideia. Com os materiais disponíveis, as crianças concretizam a imaginação, podendo ser uma história ou um software, por exemplo. Após a criação, elas brincam e interagem com o que criaram, abrindo espaço para a construção de novas percepções. 

É importante que esse processo e a brincadeira sejam compartilhados com outros colegas, pois dessa forma novas ideias e visões podem ser acrescentadas à criação. Por último, os educadores devem incentivar um momento de reflexão, de pensar no que aconteceu, e se é possível melhorar ou fazer diferente, por exemplo. Assim, pode-se voltar a imaginar e reiniciar a espiral com novas possibilidades. 

Nesse processo da espiral, incentive as crianças e jovens a serem os protagonistas da ação e a buscarem as respostas, desenvolvendo uma das competências do século: a autonomia. 

O que são os 4PS?

Os quatro princípios (4Ps) que orientam os jovens para serem pensadores criativos são: projetos, parcerias, paixão e pensar brincando. Entenda cada um deles abaixo:

PROJETOS: quando há mais dedicação em trabalhos ativos e que incentivam a criatividade, a aprendizagem terá mais sucesso. Usando a imaginação, os alunos poderão desenvolver as habilidades que abrem caminhos para a criação de novos projetos, além de colocarem a mão na massa!

PARCERIAS: a parceria com os amigos e colegas é muito importante na aprendizagem criativa! Isso porque as interações permitem o compartilhamento de ideias e opiniões, o que desenvolve a colaboração através das competências socioemocionais, como a empatia, quando alguém oferece ou recebe ajuda. 

PAIXÃO: trabalhar os assuntos em que os alunos têm interesse torna o engajamento no aprendizado maior e, com isso, há mais interação. O projeto fica mais atrativo e longe de ser uma obrigação. A mente vai trabalhar a imaginação e fazer novas descobertas. O resultado de tudo isso? Mais conhecimento adquirido. 

PENSAR BRINCANDO: o aprendizado pode acontecer em uma brincadeira. As experiências mais divertidas para os alunos são mais seguras, assim eles testarão limites e não terão medo de errar o quanto for preciso para chegar ao resultado que desejam. A construção, a exploração e a manipulação são etapas prazerosas enquanto as crianças aprendem. 

Ter contato com a aprendizagem criativa e suas ferramentas logo cedo, durante a infância, conecta os jovens estudantes ao mundo. Eles começam a ter a capacidade de dominar e acompanhar os avanços tecnológicos que estarão em suas vidas.

Além disso, a aprendizagem criativa desenvolve as competências do século 21, para que as crianças estejam preparadas para viver em sociedade de forma emocional e social. Esse aprendizado se dará de maneira simples, com métodos criativos e eficazes para os jovens aprenderem cada vez mais.

Conheça Yázigi Explore em nosso site e acompanhe o blog para ler mais conteúdos como este.

5 dicas para estimular a criatividade do seu filho dentro de casa

Quais são as principais competências a serem desenvolvidas na infância?

Venha para o Yázigi!

Procurando uma escola de idiomas que ajude seu filho a desenvolver competências socioemocionais? Então venha para o Yázigi! Acesse nosso site e conheça mais sobre esse projeto. 

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning