O QUE AS CRIANÇAS PODEM APRENDER FAZENDO ESCULTURAS?

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

19

OUT

Você já leu aqui no blog do Yázigi sobre os benefícios da pintura na infância e descobriu como as artes são importantes para ajudar as crianças a desenvolver habilidades e novas capacidades.

A prática de fazer esculturas pode ser um diferencial para as crianças que desejam dar asas à criatividade e aumentar ainda mais as suas competências. Pensando nisso, vamos te mostrar o que elas podem desenvolver fazendo esculturas. Acompanhe!

  1. Criatividade

A criatividade é uma habilidade que podemos associar facilmente à ideia de artes, nas quais as esculturas estão inseridas. Para se criar uma obra, é preciso pensar sobre ela, visualizá-la e colocar as técnicas em prática até ficar da maneira como se deseja.

Para as crianças, esse desenvolvimento é muito importante, pois abre a mentalidade delas para que experimentem o novo e influencia a capacidade de pensar de maneiras diferentes das habituais.

Não podemos deixar de dizer que a criatividade é uma das capacidades mais procuradas no mercado de trabalho atualmente, e que a tendência é que continue assim no futuro. Portanto, o incentivo ao desenvolvimento dessa habilidade durante a infância também é importante para a caminhada profissional de cada um.

  1. Senso estético

A prática de fazer uma escultura ajuda também na formação do senso estético na criança, que se torna capaz de compreender padrões, de definir uma ideia e de utilizar técnicas que podem aprender nas aulas de artes ou até mesmo sozinhas.

Além disso, talvez o mais importante nesse caso seja a compreensão da ideia de beleza e, principalmente, que ela é relativa. A criança aprende aqui que aquilo que é belo para ela pode não ser para o colega, e isso é fundamental para formar cidadãos que respeitam as opiniões contrárias e que sabem lidar com as diferenças.

  1. Coordenação motora

A infância é o momento de maior desenvolvimento do ser humano, principalmente nas questões relacionadas à coordenação motora e à noção de espaço. 

O ato de esculpir alguma coisa, seja ela grande ou pequena, exige certa habilidade com as mãos. Com essa atividade, os pequenos conseguem ter noções de força, de direção, de espaço e de tamanho. Esses aprendizados passam, então, a ser aplicados em diversas esferas da vida enquanto crianças e, no futuro, quando forem adultos.

  1. Concentração

Todo processo de criação, por mais simples que seja, exige uma concentração redobrada para que tudo seja executado da maneira como foi planejado. É por isso que os artistas precisam de um local que os traga tranquilidade para fazer suas obras.

Essa habilidade de conseguir se concentrar em um trabalho pode ser lapidada nas crianças que estão em contato com a produção de uma escultura. Para isso, é preciso orientá-las a ter paciência e a saber controlar a ansiedade, capacidades que serão muito úteis no cotidiano.

  1. Aprendizado de coisas novas

Quando a criança está com a mente treinada para receber novas informações, fica mais fácil ensinar coisas novas a ela, como é o caso dos idiomas. Incentive-a a começar a estudar inglês, por exemplo, e a praticar ao mesmo tempo em produz esculturas.

O aprendizado do novo idioma se torna mais simples quando a criança está treinada para ter uma visão mais criativa e receptiva daquilo que é desconhecido por ela. Portanto, unir atividades artísticas com o estudo de línguas é muito benéfico para os pequenos.

A produção de uma escultura pode ser feita com diferentes materiais e ter diferentes formas, mas durante a infância, o que realmente deve ser valorizado são as habilidades que podem ser desenvolvidas antes, durante e depois de se produzir alguma peça.

Gostou deste conteúdo? No blog do Yázigi tem muito mais. Acesse e confira!

Dicas de atividades em inglês para crianças

Como a culinária ajuda no aprendizado das crianças?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning