4 DISCURSOS INSPIRADORES PARA ENSINAR INGLÊS

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NOV

Ao longo da nossa História, muitas pessoas foram importantes por desempenhar seu papel cidadão nos países em que viviam. Aliás, muitas delas são lembradas por seus discursos, que foram capazes de inspirar gerações. Por isso, eles são uma boa fonte de referência para aprender inglês, já que ajudam na questão do texto, mas também conseguem envolver os alunos de uma forma emocional. 

Dessa forma, esses discursos conseguem fazer os estudantes refletirem sobre temas da sociedade globalizada, formando opiniões e exercendo seu papel na sociedade local e como cidadãos do mundo. 

Neste post, conheça 4 discursos inspiradores que vale a pena usar para ensinar inglês. Saiba também algumas dicas para trabalhar com eles. Boa leitura! 

Quais os principais discursos para aprender inglês? 

Os discursos históricos são uma boa maneira de refletir sobre a sociedade do passado e a atual, além de inspirar a empatia e a reflexão sobre certos temas. A seguir, confira 4 dos mais conhecidos! 

1. Martin Luther King – I have a dream  

No contexto de segregação racial que vigorava nos Estados Unidos, Martin Luther King foi um dos líderes mais conhecidos nos movimentos pela igualdade entre brancos e negros. 

No dia 28 de agosto de 1963, em Washington D.C., mais de 200 mil pessoas se reuniram em marcha e ouviram o seu discurso mais famoso: I have a dream ("Eu tenho um sonho"). 

I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: 'We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal.'

I have a dream that one day on the red hills of Georgia, the sons of former slaves and the sons of former slave owners will be able to sit down together at the table of brotherhood. 

Em tradução livre, o trecho significa: 

"Eu tenho um sonho de que um dia esta nação irá se levantar e viver o verdadeiro significado da sua crença: 'Consideramos estas verdades evidentes, que todos os homens são criados iguais.'

Eu tenho um sonho de que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos ex-escravos e os filhos dos ex-donos de escravos serão capazes de se sentar juntos à mesa da irmandade. "

2. Abraham Lincoln – The Gettysburg Address

Durante a Guerra Civil Americana, o presidente Abraham Lincoln proferiu o The Gettysburg Address ("Discurso de Gettysburg"), em 19 de novembro de 1863. Na inauguração do Cemitério Nacional de Soldados, naquela cidade da Pensilvânia, ele disse: 

(...) that we here highly resolve that these dead shall not have died in vain – that this nation, under God, shall have a new birth of freedom – and that government of the people, by the people, for the people, shall not perish from the earth. 

Na tradução livre, significa: 

"(...) que aqui nós fortemente decidimos que estes mortos não morreram em vão – que esta Nação, abaixo de Deus, deve ter um novo nascimento de liberdade – e que o governo do povo, pelo povo, para o povo, não deve perecer na Terra."

3. Mahatma Gandhi – Do or Die  

Mahatma Gandhi foi um líder político e espiritual indiano, que defendeu a independência da Índia do domínio Britânico. 

Conhecido por sua postura de não violência, em 8 de agosto de 1942, ele proferiu um discurso no Congresso, Do or Die ("Faça ou Morra"), que pedia o início do movimento Quit India, iniciado no dia seguinte: 

The mantra is : 'Do or Die'. We shall either free India or die in the attempt; we shall not live to see the perpetuation of our slavery.

Every true Congressman or woman will join the struggle with an inflexible determination not to remain alive to see the country in bondage and slavery. Let that be your pledge.  

Em tradução literal, seu significado é: 

"O mantra é: ‘Faça ou Morra’. Nós devemos libertar a Índia ou morrer na tentativa; não devemos viver para ver a perpetuação da nossa escravidão.

Todo verdadeiro congressista ou mulher se juntará à luta com uma determinação inflexível de não continuar vivo para ver o país em servidão e escravidão. Deixe que esse seja o seu compromisso."

4. Nelson Mandela – I am prepared to die 

O Apartheid foi um sistema de segregação racial imposto na África do Sul, de 1948 a 1994. Na década de 1960, um dos principais líderes políticos de luta contra ele era Nelson Mandela. 

Na abertura do julgamento de Rivonia, em 20 de abril de 1964, ele proferiu o seguinte discurso: 

During my lifetime I have dedicated myself to this struggle of the African people. I have fought against white domination, and I have fought against black domination.

I have cherished the ideal of a democratic and free society in which all persons live together in harmony and with equal opportunities.

It is an ideal which I hope to live for and to achieve. But if needs be, it is an ideal for which I am prepared to die.

Na tradução, seu significado é: 

"Durante a minha vida, eu me dediquei a esta luta do povo africano. Eu lutei contra a dominação branca, e lutei contra a dominação negra.

Eu estimo o ideal de uma sociedade livre e democrática, na qual todas as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais.

É um ideal que eu espero viver e alcançar. Mas se for preciso, é um ideal pelo qual eu estou preparado para morrer."

Como usar os discursos inspiradores em sala de aula? 

Todos esses discursos inspiradores valem a pena ser lidos na íntegra, inclusive para se ter uma ideia melhor do contexto e pensamentos desses líderes políticos. 

Em sala de aula, mesmo que não seja possível trabalhar o texto todo, existem várias maneiras de aproveitá-los para aprender inglês. A seguir, confira algumas delas! 

Atividade de Warm-Up: Peça aos alunos para anotarem palavras ou expressões que associam a cada orador, antes de apresentar os discursos. Por exemplo, com Martin Luther King, eles poderiam anotar "freedom" (liberdade), "dream" (sonho) e "equality" (igualdade).
Desenvolvimento de Vocabulário: A partir de trechos selecionados dos discursos, os alunos podem identificar palavras desconhecidas e usar o contexto para inferir seus significados. Posteriormente, eles podem criar sentenças originais com essas novas palavras.
Atividades de Escuta e Leitura: Uma boa forma de treinar o listening e compreender os diferentes sotaques em inglês. 
Recriação de Contexto: Os alunos podem trabalhar em grupos para pesquisar o contexto histórico de cada discurso e apresentá-lo à turma. Eles podem usar imagens, vídeos e outros recursos para ilustrar os eventos que levaram à entrega de cada discurso.
Discussão Guiada: Após a leitura e análise de um discurso, proponha perguntas que instiguem os alunos a relacionar os temas abordados com a atualidade. Por exemplo, "Como as palavras de Martin Luther King se relacionam com os movimentos de igualdade atuais?", para explorar os conceitos dos discursos e debater questões importantes para a sociedade. 
Produção de discurso: Isso pode ser feito por meio de escrita criativa: peça aos alunos para imaginarem um contexto atual que necessite de um discurso inspirador. Eles devem escrever e apresentar seus próprios discursos em inglês, usando os discursos estudados como referência.
Desenvolvimento de habilidades de pronúncia: Proferir os discursos em voz alta é uma forma de treinar a pronúncia em inglês. 

Os 4 discursos inspiradores que trouxemos no post são uma ótima forma de aprender inglês. Além do material em si, eles também ajudam os alunos a inspirarem empatia por causas sociais e compreendê-las melhor, tanto no contexto histórico quanto se trazidas para a atualidade. Aliás, isso é essencial quando pensamos em como cada um é um cidadão do mundo e pode se relacionar com pessoas de outros países e culturas, num contexto globalizado. 

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