COMO FAZER AS CRIANÇAS TEREM INTERESSE POR FOTOGRAFIA?

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

22

JUN

Durante o crescimento de uma criança, diversos interesses e habilidades podem se manifestar com as atividades do cotidiano. O ato de fotografar pode ser explorado de maneira muito criativa pelos pequenos que acabam revelando, através da prática, o olhar de mundo que eles têm. Para descobrir esse lado mais observador, a criança precisa ser estimulada e, neste texto, você irá descobrir como pode incentivar seu filho a ter interesse por fotografia. Confira!

1 - Explique o que é a fotografia

Nem todo mundo tem uma relação de proximidade com a fotografia. Porém, é raro encontrar alguém que nunca tirou uma, não é verdade? As crianças podem ser ensinadas a respeito do que é uma fotografia e da sua importância para a história de uma pessoa ou, até mesmo, da humanidade. 

Vale destacar que não há necessidade de se ter câmeras profissionais para obter fotos de qualidade. Hoje em dia, muitos celulares cumprem essa função muito bem e tornam a prática mais acessível.

2 - Desperte a curiosidade

Boas fotos saem de uma visão única de quem está apertando o botão, por isso é preciso treinar para ter um outro olhar sobre as coisas. Essa capacidade, porém, não é desenvolvida do dia para a noite, portanto é preciso explicar que a prática de tirar fotos, analisar os cenários e perceber as situações deve ser exercitada diariamente.

3 - Não há certo e errado

Explique para a criança que, apesar de existirem técnicas e conceitos na fotografia, não existe uma foto errada ou uma foto certa. Tudo depende do contexto, das intenções e do olhar de quem a tirou. Essa ideia faz com que as crianças se sintam menos acanhadas em começar a praticar e, consequentemente, consigam fotos de melhor qualidade. 

Conforme a idade delas, apresente alguns conceitos básicos para que se sintam motivadas não apenas a buscar um olhar diferenciado em uma imagem, mas também a utilizar técnicas desse universo.

4 - Comece com coisas simples

Peça para que as crianças registrem, por exemplo, um momento alegre do dia delas, ou diga para treinarem tirando fotos dos animais de estimação, das flores e das paisagens. Dessa forma, elas conseguirão despertar a ideia de que tudo o que está ao redor delas pode ser fotografado. 

5 - Mostre uma câmera

Como já foi citado anteriormente, não é necessário ter câmeras profissionais para incentivar as crianças a desenvolver o gosto pela fotografia. Porém, caso você tenha condições de ao menos mostrar pra elas como funciona uma máquina fotográfica, é interessante fazê-lo para despertar ainda mais a curiosidade dos pequenos. 

Caso a única saída sejam as câmeras dos celulares, não há problemas. Você também pode mostrar algumas funções para deixar as fotos com diferentes aspectos que podem ser usadas no momento do registro.

6 - Expressão dos sentimentos

Muitas vezes, a fotografia pode ser uma maneira de expressar o que as pessoas estão sentindo, suas dúvidas, reflexões, incômodos, alegrias, realizações etc. Quando a criança entende que por meio das fotos é capaz de colocar alguns destes sentimentos para fora, ela pode passar a enxergar essa prática como algo relaxante e que dá voz ao que ela tem a dizer.

Como vimos, a fotografia é muito mais do que o registro de um instante. Ela pode significar muito para aqueles que desejam se expressar ou mostrar sua visão de mundo para os outros. 

Gostou deste conteúdo? Que tal conferir outros textos do blog do Yázigi? Acesse:

Yoga para crianças: quais os benefícios?

Teatro na infância: saiba os benefícios dessa prática

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning