COMO A ROBÓTICA ESTÁ PRESENTE DENTRO DE CASA

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

08

JUN

Os avanços tecnológicos permitem que as pessoas tenham cada vez mais informações sobre o universo da robótica e contato com os robôs. Muitos deles são desenvolvidos para o uso dentro de casa e para auxiliar os humanos na realização de tarefas, levando mais conforto para as suas vidas. Neste texto vamos te mostrar como a robótica está presente no cotidiano doméstico das pessoas. Acompanhe!

Aspiradores de pó

Ficar manuseando um aspirador de pó já não é uma realidade para muitas pessoas quando vão limpar a casa. Existem no mercado, modelos de aparelhos que funcionam sozinhos; basta programar o tempo que ele ficará ligado e sincronizar o caminho que ele precisará fazer durante a limpeza. Feito isso, é só colocar para iniciar e o robô andará pela casa limpando o chão.

Cortadores de grama

Seguindo a mesma ideia do exemplo anterior, existem robôs que cortam a grama de maneira autônoma. A inteligência artificial deles é capaz de detectar e desviar de obstáculos, além de funcionarem com baterias recarregáveis. Eles são ótimos para o uso em grandes áreas.

Limpeza de superfícies

Na linha dos robôs domésticos que ajudam na execução das tarefas de casa, existem ainda os que são equipados com uma espécie de pano e que limpam as superfícies que estão sujas. Alguns deles são capazes de limpar áreas que estejam molhadas também, e outros podem ser colocados em paredes e em espelhos para fazer a limpeza.

Integração de funções

Também existem equipamentos robóticos que permitem a integração de funções básicas de uma casa, como acender e apagar as luzes, acionar o sistema de segurança, trancar portas e janelas, dar receitas culinárias, lembrar das atividades, informar o horário etc. Além disso, o proprietário pode comandar tudo através do celular ou de comandos de voz. 

Assistentes domésticos

Em alguns países asiáticos, já existem modelos em circulação de robôs que têm a função de ser um assistente doméstico. Eles limpam a casa, arrumam os ambientes e auxiliam o dono na hora de cozinhar. Esses robôs ainda não existem por aqui, mas já dá para saber que é possível interagir dessa maneira com as máquinas.

Desenvolvimento desde a infância

Os avanços na área da robótica podem ser associados à qualidade dos profissionais envolvidos nos estudos e nas criações de novos robôs. Isso porque quando a criança desperta, ainda na infância, seu interesse pela área e é incentivada a pensar em melhorias para o futuro, ela se capacita ao longo dos anos escolares e, quando chega ao mercado de trabalho, se mostra capaz de inovar.

No Brasil, a tendência é de que cada vez mais pessoas tenham acesso a esses tipos de equipamentos, principalmente aos que ajudam nas tarefas domésticas, gerando, assim, mais tempo para descansar e realizar outras tarefas. 

Não vá embora do blog do Yázigi sem antes conferir nossos outros textos. 

Como a dança ajuda no desenvolvimento infantil?

Hábitos de higiene para ter dentro de casa

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning