08
JUN
Os avanços tecnológicos permitem que as pessoas tenham cada vez mais informações sobre o universo da robótica e contato com os robôs. Muitos deles são desenvolvidos para o uso dentro de casa e para auxiliar os humanos na realização de tarefas, levando mais conforto para as suas vidas. Neste texto vamos te mostrar como a robótica está presente no cotidiano doméstico das pessoas. Acompanhe!
Ficar manuseando um aspirador de pó já não é uma realidade para muitas pessoas quando vão limpar a casa. Existem no mercado, modelos de aparelhos que funcionam sozinhos; basta programar o tempo que ele ficará ligado e sincronizar o caminho que ele precisará fazer durante a limpeza. Feito isso, é só colocar para iniciar e o robô andará pela casa limpando o chão.
Seguindo a mesma ideia do exemplo anterior, existem robôs que cortam a grama de maneira autônoma. A inteligência artificial deles é capaz de detectar e desviar de obstáculos, além de funcionarem com baterias recarregáveis. Eles são ótimos para o uso em grandes áreas.
Na linha dos robôs domésticos que ajudam na execução das tarefas de casa, existem ainda os que são equipados com uma espécie de pano e que limpam as superfícies que estão sujas. Alguns deles são capazes de limpar áreas que estejam molhadas também, e outros podem ser colocados em paredes e em espelhos para fazer a limpeza.
Também existem equipamentos robóticos que permitem a integração de funções básicas de uma casa, como acender e apagar as luzes, acionar o sistema de segurança, trancar portas e janelas, dar receitas culinárias, lembrar das atividades, informar o horário etc. Além disso, o proprietário pode comandar tudo através do celular ou de comandos de voz.
Em alguns países asiáticos, já existem modelos em circulação de robôs que têm a função de ser um assistente doméstico. Eles limpam a casa, arrumam os ambientes e auxiliam o dono na hora de cozinhar. Esses robôs ainda não existem por aqui, mas já dá para saber que é possível interagir dessa maneira com as máquinas.
Os avanços na área da robótica podem ser associados à qualidade dos profissionais envolvidos nos estudos e nas criações de novos robôs. Isso porque quando a criança desperta, ainda na infância, seu interesse pela área e é incentivada a pensar em melhorias para o futuro, ela se capacita ao longo dos anos escolares e, quando chega ao mercado de trabalho, se mostra capaz de inovar.
No Brasil, a tendência é de que cada vez mais pessoas tenham acesso a esses tipos de equipamentos, principalmente aos que ajudam nas tarefas domésticas, gerando, assim, mais tempo para descansar e realizar outras tarefas.
Não vá embora do blog do Yázigi sem antes conferir nossos outros textos.
Como a dança ajuda no desenvolvimento infantil?
Hábitos de higiene para ter dentro de casa
Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!