28
MAI
As atividades extracurriculares são importantes no processo de desenvolvimento infantil. Algumas delas, como a dança, o teatro e a pintura, estão associadas ao crescimento psicológico, mental e motor. Neste texto, vamos falar sobre como a dança ajuda no desenvolvimento infantil. Acompanhe!
Qualquer tipo de dança fará a criança explorar o seu próprio corpo, sentir os movimentos, testar as suas capacidades e melhorar o seu equilíbrio. Nessa fase de descobrimento, a dança não precisa ser sinônimo de perfeição ou de sincronia de passos ousados. É importante que eles usem a dança para se descobrirem e movimentarem o corpo.
A dança é também uma maneira de exercitar o corpo e, como toda atividade física, ela mexe com o sistema cardíaco. Para a criança, é interessante para melhoria de seu preparo físico, além do desenvolvimento de sua capacidade respiratória, ritmo e frequência cardíaca. Além disso, é uma maneira de se manterem ativas e evitarem o sedentarismo.
Quem nunca teve vontade de fazer uma dança maluca quando ouviu a sua música favorita? Para que as crianças aprendam a se expressarem e se sintam livres para criar seus próprios passos, a dança é uma prática válida. Não cobre do seu filho ou aluno que ele seja um dançarino perfeito, pois isso pode afastá-lo da atividade e até criar um bloqueio psicológico. A dança, nesses casos, diz muito sobre como estão os sentimentos das crianças, pois também se trata uma maneira de extravasar o que estão sentindo.
Ao estimular que as crianças dancem e se expressem, surgirão aqueles que têm mais habilidades de controle corporal, que passam a usar a dança como um hobbie e que dedicam mais tempo para ensaiar e desenvolver ainda mais suas capacidades como dançarinos. Aos pais, é importante que deixem a criança escolher e definir o grau de interesse e contato que terão com a dança.
Quando são estimuladas a dançar e a expressar os seus sentimentos, as crianças desenvolvem, também, a autoconfiança e a coragem, pois não é fácil se expor e ficar em uma posição de destaque. Ao entenderem que não há problema algum em dançar e que se trata de algo normal, as crianças aprendem a confiar em si mesmas. Esse sentimento, se cultivado, será de grande importância em muitos aspectos, pois no futuro as transformará em pessoas mais seguras e capazes de fazer as coisas.
A dança traz muitos benefícios para o desenvolvimento infantil, por isso estimular que ela seja praticada é muito importante. Faça dessa prática um momento especial para as crianças. Agora conte, aqui embaixo, se quando criança você também gostava de dançar!
Não perca as novidades do blog do Yázigi e confira outros textos.
Os benefícios da pintura na infância
Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!