13
OUT
Provavelmente, você checa o Instagram várias vezes por dia, certo? Ou talvez prefira as comunidades do Facebook para conversar sobre seus assuntos favoritos. Não importa qual delas você use, sabia que é possível aprender inglês nas redes sociais? Aliás, elas são uma ótima forma de estudar, enquanto você se diverte ou posta os seus conteúdos!
Neste post, veja por que vale a pena usar as suas redes sociais pra aprender inglês. Depois, confira 5 dicas que separamos para estudar com elas. Boa leitura!
Para você ter uma ideia, o Brasil é o país que mais consome redes sociais na América Latina e o terceiro no mundo, segundo pesquisa da Comscore. Com cerca de 131,5 milhões de usuários, as redes mais usadas são YouTube, Facebook e Instagram.
Só por esse cenário, já deu pra perceber como elas fazem parte do nosso cotidiano. Mas, além de fazer negócios, comprar produtos ou só passar o tempo nelas, a gente pode usar esses canais para aprender inglês.
Afinal, pela grande oferta de perfis e conteúdos, você consegue acessar muitos tipos de materiais, inclusive do exterior. Com isso, aprender fica mais divertido e eficiente, já que o estudo acontece com coisas do dia a dia, por exemplo, os memes mais populares ou as cenas daquele seu filme favorito.
Assim, aprender inglês nas redes sociais é uma forma mais leve de estudar, já que, muitas vezes, você pode nem perceber que está praticando! Legal, né?
O melhor é que você pode colocar o estudo em prática, encontrando pessoas com quem conversar, explorando hashtags em inglês e entendendo a gramática de um jeito mais real.
Agora que você já sabe as vantagens de aprender inglês nas redes sociais, confira 5 dicas práticas para aproveitar ao máximo essas ferramentas!
Dominar a gramática básica do inglês é um dos aspectos mais importantes. Porém, ela pode ser um pouco difícil para algumas pessoas, devido à quantidade de regras.
É aí que você pode contar com sua escola de idiomas, que frequentemente apresenta em seu perfil posts educativos preparados pelos professores focados em grupos de vocabulário, revisões detalhadas de tópicos gramaticais e dicas de pronúncia.
Além disso, siga perfis em inglês que falem de temas do seu interesse, como gastronomia, jogos e esportes. Procure por hashtags para fazer novas descobertas. Afinal, muitos desses perfis utilizam stories para criar enquetes interativas, compartilhar o dia a dia em inglês, relatar experiências e muito mais.
Isso não apenas torna o aprendizado mais dinâmico, mas também oferece uma visão real de como o inglês é usado cotidianamente, incluindo gírias e expressões populares. Você aprender e nem percebe que está estudando.
Portanto, vale a pena dedicar um tempo para explorar e seguir esses perfis para enriquecer sua jornada.
Provavelmente, você tem mais de um perfil nas redes sociais, certo? Nesse caso, vale a pena tentar aprender inglês em todos eles, para você receber diferentes tipos de conteúdos.
Além disso, cada rede oferece um tipo de formato pra você interagir e isso aumenta as comunidades e grupos em que você pode entrar.
Por exemplo, em comunidades de e-sports, você aprende jogando e interagindo até com pessoas do outro lado do mundo. Já no Facebook, dá pra criar uma comunidade particular e aprender inglês com seus colegas de sala ou fãs de algo de que você gosta.
Mas, se ela for aberta, só tenha cuidado pra fazer uma boa administração do grupo e não expor dados pessoais de ninguém, beleza?
A gente aprende inglês com música, com filmes e séries, com videogame... Enfim, as possibilidades de usar entretenimento para estudar são praticamente infinitas. Afinal, todo dia tem alguém novo de algum lugar do mundo criando conteúdo.
Por isso, outra dica legal pra você aprender inglês nas redes sociais é seguir perfis de entretenimento. Nesse caso, vale seguir desde o perfil do Oscar até revistas como People. Olha só uns perfis que você pode seguir desde já:
Ah! e claro, seguir seus cantores e atores internacionais favoritos também ajuda, já que eles postam em inglês. Assim, você treina o idioma ao mesmo tempo em que pode se conectar com seus artistas favoritos.
Inclusive, que tal responder cada post com uma mensagem, mandando um “oi” direto do Brasil? Já deixamos aqui uma lista bacana para você:
As redes sociais foram criadas para que as pessoas criem comunidades e se comuniquem. Num contexto global, estar nelas é como ser um cidadão do mundo.
Mas, para aproveitar o máximo de potencial dessa troca cultural, é importante entender inglês. Afinal, ele é a língua mais falada do planeta, segundo dados da Enciclopédia Britannica, que considerou tanto falantes nativos e quanto quem tem a língua como segundo idioma. Isso significa 1 bilhão e 270 milhões de pessoas.
Com tanta gente que sabe inglês, você pode se comunicar com várias pessoas e aprender até ouvindo diferentes sotaques. Nesse caso, aqui vai mais algumas dicas para fazer isso da melhor forma:
Para aprender inglês nas redes sociais de forma natural, quanto mais você consumir o idioma, melhor. Por isso, uma ação simples, mas eficiente, é mudar o idioma dos seus perfis.
Além disso, uma boa forma de reafirmar o que você aprendeu e aumentar o vocabulário é criando os seus próprios conteúdos em inglês.
Por exemplo, no Instagram, que tal fazer uma bio em inglês e postar alguns stories com o idioma, de vez em quando? Assim, você pode conhecer expressões novas e usar o inglês em vários contextos. Aliás, se você não se sentir à vontade, nem precisa ser um vídeo ou áudio.
Já para quem não tem vergonha, gravar os próprios vídeos em inglês pode ser uma forma de entender como é o seu speaking. Nesse caso, cheque o conteúdo antes de postar e procure falar de um tema que você goste.
O inglês é o idioma mais falado do mundo, já que é uma língua global e muito escolhido para a comunicação como um segundo idioma. Assim, aprendê-lo é importante para a vida pessoal e profissional, especialmente pra quem quer se tornar um cidadão do mundo. Por essa razão, aprender inglês nas redes sociais é um caminho, já que você pode estudar conteúdos de um jeito mais leve e divertido, com pessoas e temas que fazem parte do seu cotidiano!
Gostou do post? Siga a gente no Facebook, Instagram, YouTube e Spotify para acompanhar mais conteúdos!