9 RITUAIS DE ANO NOVO INUSITADOS PELO MUNDO

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

26

DEZ

Embora grande parte do mundo celebre a virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro, nem todos têm os mesmos rituais de Ano Novo. Nos Estados Unidos, por exemplo, assistir à bola cair é uma tradição que lota a Times Square a mais de cem anos. Já quem mora em Londres, celebra o primeiro dia do ano em desfiles que lotam as ruas da cidade. 

Os irlandeses? Preferem bater nas paredes com restos de pães e bolos recém assados para espantar os maus espíritos. 

A seguir mostraremos alguns dos rituais de ano mais inusitados do mundo. Vamos lá? Acompanhe! 

9 rituais de ano novo inusitados pelo mundo 

1. Assistir à bola cair

Na noite de ano novo, milhares de americanos ligam a televisão ou se aglomeram na Times Square para assistir a bola cair à meia-noite. A peça pesa 11.875 libras (cerca de 5,4 toneladas) e é coberta de cristais Waterford. É por isso que brilha tanto.  

Mesmo com temperaturas abaixo de zero, o evento reúne turistas do mundo inteiro que dançam e cantam após a meia-noite. Criado por Adolph Ochs em 1907 para celebrar a nova sede do Times, o espetáculo se tornou um dos rituais de Ano Novo mais populares do mundo.  

Outra tradição do país? Beijar alguém especial na véspera do Ano Novo. O objetivo é afastar os maus espíritos e enganar a solidão! 

2. Participar de um desfile

Após assistir à queima dos fogos de artifício, os londrinos participam do Desfile de Ano Novo, considerado o maior do mundo. A tradição teve início em 1987 quando o prefeito inglês decidiu chamar a atenção dos moradores para conseguir dinheiro para instituições de caridade. 

Outra tradição das mulheres londrinas é vestir roupas íntimas vermelhas. Para dar sorte, as peças precisam ser novas. Os italianos levam esse conceito um passo adiante, jogando itens antigos pela janela para simbolizar a chegada de coisas novas com o Ano Novo. 

3. Pescar no gelo

Os canadenses também celebram o Ano Novo em temperaturas abaixo de zero. Para desfrutar da companhia de amigos e parentes, muitas famílias se reúnem em lagos congelados, alugam cabanas aquecidas e pescam peixes para o jantar. O banquete é servido com muito vinho quente. 

Outra tradição do país é reunir as crianças da família e fazer uma festa do pijama. A decoração remete as paisagens frias com pinheiros, ursos, lagos e muita neve. No fim do dia, os pequenos vão dormir em barracas ou em sacos de dormir expalhados nos quartos enquanto os adultos conversam, preparam drinks, petiscos e outras delícias para a ceia. 

  

Veja as tradições no Canadá.

  

4. Jogar pães nas paredes

Os irlandeses são muito superticiosos, por isso têm vários rituais de ano novo. Para afastar os maus espíritos, preparam pães e bolos temperados com ervas. Depois de comê-los, batem as sobras nas paredes, nas portas e nas janelas das casas. 

Além disso, gostam de pintar a casa para a festa de fim de ano e colocar um prato adicional na mesa de jantar para todos os entes queridos que morreram no ano anterior. 

O Ano Novo na Irlanda também marca o início da temporada de festivais. O Rhythm and Vines é o maior deles. Ficou famoso por dar voz a artistas de diferentes países e estilos e por atrair turistas do mundo inteiro. 

5. Fazer bolos gigantes

Quem mora na Noruega é fã dos rituais de Ano Novo saborosos. No último dia do ano, as famílias se reúnem para preparar o Kransekake. O bolo tem 18 camadas açucaradas unidas por uma saborosa cobertura de glacê. Deu água na boca? 

6. Quebrar pratos

A Dinamarca também tem vários rituais de Ano Novo. Um deles é quebrar pratos e utensílios de cozinha e deixá-los na soleira da porta. Quanto mais cacos o morador acumular, mais sorte atrairá para a sua família e os seus amigos queridos. 

Além disso, muitas famílias preparam um creme de avelã onde escondem algumas passas inteiras. A primeira mulher a encontrar a fruta será a próxima a se casar. Outra tradição, é pular de uma cadeira ou sofá na virada do ano. O objetivo é atrair dinheiro, amor e prosperidade. 

7. Incendiar esculturas

Para celebrar o ano novo, os indianos criam uma efígie de um velho que simboliza o ano velho. Na manhã do último dia do ano ela é queimada, simbolizando o fim de um ciclo e o começo de outro. Depois disso, pessoas de todas as idades e religiões saem às ruas cantando 'Auld Lang Syne' e tocando vários instrumentos musicais. 

Outra tradição é o Ano Novo bengali, o Holi. Conhecido como festival das cores, termina com todos os participantes pintados da cabeça aos pés. 

8. Ir a um baile de máscaras

Os australianos amam passar a noite de Ano Novo em festas black-tie. Os mais bem-vestidos são premiados e recebem um lugar de destaque na celebração. Bailes a fantasia também são muito concorridos, os temas mais comuns são "Amor no Fundo do Mar" e "Sonho de uma Noite de Verão". 

Em Sidney, é comum as famílias festejarem em barcos, onde dá para assistir à queima de fogos na praia e servir a ceia da família e dos amigos logo após a meia-noite. Já no primeiro dia do ano, muitas famílias se reúnem nos parques para um grande piquenique cheio de frutas, doces e outras gostosuras. 

  

5 benefícios para fazer intercâmbiona Austrália.

  

9. Participar do Hogmanay

O Hogmanay é uma festa escocesa de fim de ano que começa no dia 30 de dezembro e termina no dia 1 de janeiro. A celebração varia um pouco de cidade para a cidade, mas a mais comum é o "first footing”, no qual os moradores competem para ver quem será o primeiro a visitar amigos e vizinhos, levando alguns comes e bebes. 

Já em Edimburgo gaiteiros e bateristas vão de casa em casa convidando os moradores para um mergulho nas águas geladas do Estuário do Forth. 

Agora que você já conhece algumas comemorações, está pensando em conhecer melhor algum desses rituais de ano novo inusitados nos próximos anos? Descubra qual meme representa você na sua primeira viagem internacional! 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning